SUMÁRIO
Introdução
Paulo Roberto Viola, advogado, jornalista, pesquisador e escritor, filho do lambariense Paulo Grandinetti Viola, é o autor do livro Lambari, como eu gosto de você!, diversas vezes mencionado aqui no site GUIMAGUINHAS (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui).
Paulo Roberto faleceu no dia dia 29 de abril de 2011, e hoje lhe prestamos essa singela homenagem, recordando sua obra literária e mediúnica de inspiração.
Voltar
Série de livros de inspiração espírita-cristã sobre o Segundo Reinado
Sob a inspiração espírita-cristã, Paulo Roberto, grande admirador de Dom Pedro II e da Princesa Isabel, escreveu uma série de livros sobre o período do Segundo Reinado.
Os livros dessa série são estes:
- Dom Pedro II e a Princesa Isabel
- No Tempo do Império - Bons tempos aqueles
- Princesa Isabel - Uma Viagem no Tempo
- Barão de Santo Ângelo - O Espírita da Corte
Além desses, escreveu também dois outros livros de fundo espírita:
- Bezerra de Menezes - O Abolicionistda do Império
- Francisco de Paula - O Eremita da Caridade
Voltar
Voltar
Sinopse dos livros
Fonte: oconsolador.com.br
- Bezerra de Menezes - O Abolicionista do Império - Aqui o autor resgata e comenta uma obra histórica de Bezerra de Menezes, que dormia esquecida nos arquivos da Fundação Biblioteca Nacional: A Escravidão no Brasil e as Medidas que Convém Tomar para Extingui-la sem Dano para a Nação, um opúsculo do grande médico, escritor e político brasileiro, e expressão grandiosa do Espiritismo em nosso País.
- Princesa Isabel - Uma viagem no tempo - Você sabia que a princesa Isabel, primeira governante de nossa História, como princesa regente, tinha uma musa espiritual na qual se inspirava para governar? Uma rainha da Turíngea que viveu ao tempo de Francisco de Assis, no século 13. Linda jovem que entrou para a História com a frase: "Como posso eu usar uma coroa preciosa, se meu Rei usava uma coroa de espinhos". Isabel da Hungria, que desencarnou com apenas 24 anos de idade, outra coisa não fez durante sua curta existência no planeta senão dedicar-se aos excluídos, aos enfermos e aos esquecidos da providência dos homens. Foi canonizada pela igreja católica por suas virtudes elevadas. Ela era portadora de mediunidade prodigiosa, própria daqueles que sustentam alto padrão vibratório.
Muita gente pergunta qual a ligação de Dom Pedro II e da princesa Isabel com o espiritismo. A ligação deles é a mesma de Teresa de Calcutá, de Francisco de Assis e de todos os demais ícones de nosso credo: os elevados valores morais. (Fonte: Edições Correio Fraterno do ABC)
- Dom Pedro II e a Princesa Isabel - Pela primeira vez na literatura pátria, o Imperador Dom Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, tiveram direito a uma defesa histórica diante dos acontecimentos que precipitaram a República, quando derradeiramente esses nobres personagens sofreram malediências e humilhações absolutamente imerecidas, depois de meio século de trabalho e efetiva dedicação aos superiores interesses do Brasil. O livro, que foi lançado na Academia Brasileira de Letras, homenageia seis imortais: Humberto de Campos, Manoel de Araujo-Porto Alegre, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Castro Alves e Joaquim Manuel de Macedo , sendo que a obra tem inspiração no livro de Francisco Cândido Xavier - o Mineiro do Século - denominado Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. (Fonte: Googlebooks)
Voltar
Fotos
Paulo Roberto ao lado do jornalista André Trigueiro, num evento espírita (Fonte: avozdoespiritismo.com.br)
Lançamento do livro "Francisco de Paula, o Eremita da Caridade"- Paulo Roberto Viola, representando a Casa de Francisco de Paula, com o ator Renato Prieto (que protagonizou André Luiz no filme Nosso Lar) e o Presidente do Grupo Espírita Regeneração (fundado por Bezerra de Menezes em 1891), Walter Alves. (Fonte: http://revistadoespiritismo.blogspot.com.br/)
Grande estudioso da história do Segundo Império, Paulo Roberto colaborou com a historiadora Mary Del Priore, autora do livro Do Outro Lado - A história do sobrenatural e do espiritismo, que conta a história do sobrenatural na sociedade brasileira, principalmente desde os fins do século XIX. E dois de seus livros (Bezerra de Menezes, A Abolicionista do Império e Barão de Santo Ângelo, o Espírita da Corte) foram mencionados na bibliografia da autora.
Veja também:
- 150 Anos de O Livro dos Espíritos - Paulo Roberto Viola (aqui)
- O Segundo Reinado na visão do Espiritismo (aqui)
- Entrevista: A missão libertadora de Dom Pedro II e a da Princesa Isabel (aqui)
Referências
- VIOLA, Paulo Roberto. Lambari, como eu gosto de você. Rio de Janeiro : Editora Navona, 2ª. edição, 2002.
- http://revistadoespiritismo.blogspot.com.br
- revistadoespiritismo.blogspot.com
- Editora Lorenz, RJ
Voltar
Publicado por Guimaguinhas
em 06/05/2016 às 17h04