Guimagüinhas
Memórias familiares e de minha terra natal
Textos
A COMUNICAÇÃO NA CASA ESPÍRITA
Conforme anunciado (aqui), foi realizado neste último sábado, dia 18 de outubro de 2014, o 1o. Ciclo de Estudos sobre A COMUNICAÇÃO NA CASA ESPÍRITA, promovido pela Seara Espírita Bezerra de Menezes e pela Casa Espírita Francisco de Paula Vítor, ambas de Lambari (MG). O evento aconteceu na Casa Espírita Francisco de Paula Vítor e contou com a participação de trabalhadores das duas instituições acima.
No encontro, organizado por Mariléa Brasil, Adão Juarez e Antônio Carlos Guimarães, deu-se uma visão geral dos serviços prestados e das atividades de comunicação que ocorrem na casa espírita (veja este Mapa Mental), e foram expostos pontos de teoria da comunicação e diversas ideias para o estabelecimento de um programa de capacitação para os tarefeiros das áreas de recepção, atendimento fraterno, exposição, evangelização, coordenação de grupos de estudos, preparação de materiais didáticos e administração da instituição. As dinâmicas e alguns pontos centrais da exposição visaram principalmente a questão da autorrevelação, da comunicação pessoal e do relacionamento interpessoal, competências essas fundamentais para o desempenho das tarefas de autoconhecimento, atendimento fraterno e trabalho em grupo.
Ao final, foi proferida a palestra FALAR EM PÚBLICO, com dicas e orientações sobre essa tão importante atividade de comunicação na casa espírita.
Mesmo a tarde de intenso calor não impediu a boa participação e entusiasmo dos participantes, que, durante o intervalo, se confraternizaram com um delicioso lanche preparado pelos organizadores. No encerramento, fez-se uma avaliação do evento, para corrigir falhas e aperfeiçoar atividades e exposições, e, ainda, montou-se um painel com mensagens e fotos do evento, como essas que mostramos abaixo.
Aos participantes foram distribuídos diversos materiais (textos, vídeos, apresentações, links para artigos e vídeos, etc.) para complementar o estudo dos temas citados acima e de outros que serão trabalhados em futuros encontros (presenciais e a distância), tais como: Mente e Comunicação; A percepção da realidade; Modelos mentais; Escutar e ouvir; Visão Espírita da Mente; Tecnologia e comunicação; O Processo do Conhecimento; Gestão da informação e do conhecimento e Doutrina Espirita, Desenvolvimento de Equipes; Ensino e Aprendizagem; O conceito de competência; Comunicação Social Espírita; Glossários de comunicação e gestão da informação; Recursos didáticos para evangelização; A convivência na Casa Espírita; A Pedagogia de Jesus.
Guimaguinhas
Enviado por Guimaguinhas em 20/10/2014
Alterado em 20/10/2014