Ilustração: Logo do jornalizinho Sputnik, que circulou em Lambari nos anos 1950/60, com notas políticas e socias, notícias esportivas, propagandas, versos, piadas, mas sobretudo intrigas políticas.
SPUTNIK - ANTIGO JORNAL DE AGUINHAS
Com essa turma falava de tudo: futebol, política, religião e sempre estava informado dos acontecimentos da vida social, cultural e política de Aguinhas. E as rodinhas de conversas eram sempre mais quentes quando circulava um número do Sputnik — Um jornal do outro mundo — famoso pasquinzinho local editado pelo seu Toninho de Campos, com intrigas políticas, notas sociais e notícias esportivas. O jornalzinho soltava pérolas como esta:
A 70 cruzeiros a dúzia, a questão do ovo está clara: O povo que gema!
(Antônio Lobo Guimarães. Menino-Serelepe)
Nos anos 1950/60, circulou em muitos lugares - com certeza em Lambari e Paraguaçu, em Minas Gerais - um jornalzinho intitulado SPUTNIK, com notas políticas e socias, notícias esportivas, propagandas, versos, piadas, mas sobretudo intrigas políticas.
Do que circulava em Lambari, há alguns números no Museu Américo Werneck, que, ao que se sabe, foram editados por Antônio de Oliveira Campos, o seu Toninho do Hotel Rezende.
Comentários feito no Facebook, em 12/01/2024
O número 35, de 7 de agosto de 1960, noticiava, na linguagem típica da época:
Estará engalanado no dia de hoje o campo do ÁGUAS para receber a visita do FLAMENGO da vizinha cidade de Varginha.
O encontro vem despertando o mais vivo interesse entre os apreciadores do popular esporte bretão, visto tratar-se do Campeonato Sul Mineiro de Futebol e estarem se defrontando dois clubes invictos: o Águas F. Clube e o Flamento F. C. da Princesa do Sul de Minas.
O ÁGUAS F.C. conta com verdadeiros azes da pelota e espera que sua nova aquisição - o craque Vítor - reproduza o magnífico feito no encontro com o BOTAFOGO daquela cidade sul mineira, quando marcou o gol da vitória no último minuto de jogo, constituindo a "pedra na chuteira" dos Varginhenses, que classificaram o tento como sendo o gol mais cego do ano.
Nossos melhores augúrios para um brilhante triunfo do Clube local, já que o árbitro do encontro, Sr. José Roberto Monte, vem se revelando um juiz de primeira grandeza, apitando exatamente como manda o figurino.
O número seguinte (36, de 14 de agosto de 1960) trouxe uma nota sobre a fantástica vitória do Águas:
Ninguém esperava, muito menos nossa reportagem especializada que compareceu ao campo do ÁGUAS F.C., que o simpático, aguerrido e combativo clube da cidade conquistasse tão significativa vitória.
Os 5 x 1 do placar expressou muito bem o que foi o embate futebolístico realizado no domingo passado, levando-se em consideração que o adversário Flamengo F.C. de Varginha, até então invicto no campeonato sul-mineiro de futebol, apresentou-se com elementos de valor, principalmente na sua linha atacante, que, em constantes arremetidas, deu muito trabalho à defesa do "Águas" e susto aos torcedores locais.
De parabéns, pois, a diretoria e jogadores do Águas F.C., e avante até a vitória final, quando serão consagrados campeões sul-mineiros de futebol.
PRIMEIRO CAMPEONATO DO ÁGUAS VIRTUOSAS
Voltar