Ilustração: Antiga estação ferroviária de Nova Baden, com turistas a cavalo visitando o antigo Horto Florestal. Reprodução. Colorizada. Recortada. Fonte: João Gomes D'Almeida. Publicada na Revista FonFon n. 18/1913. (bn.digital.gov.br)
Abaixo vão algumas informações sobre a criação da Colônia de Nova Baden, em Águas Virtuosas de Lambari, em 1900, pelo então Presidente do Estado Silviano Brandão. [1]
E, ao final, lista de posts sobre Nova Baden.
Vejamos.
O primeiro registro que encontramos sobre a Colônia de Nova Baden está em Júlio Bueno, memorialista de Campanha, MG, que anotou, no final do Século XIX:
Foi a Campanha incluída entre as localidades preferidas para o estabelecimento de um dos campos práticos de demonstração, em virtude do decreto número 960 de 22 de agosto de 1896.A aspirada instalação não se realizou até hoje.
O atual ministro da agricultura, Dr. Américo Werneck, trabalha neste momento para a fundação de um núcleo colonial neste município, para o qual já tem obtido vários terrenos entre esta cidade e Águas Virtuosas, nas proximidades da linha Muzambinho, ramal da Campanha. (1)
Como se sabe, Américo Werneck tornou-se, em 1898, Secretário de Agricultura de Minas Gerais, e, em sua administração, foi criada a Colônia de Nova Baden [2]
No Anuário de Minas Gerais, de 1906, vamos encontrar o seguinte registro:
A seguir, o mesmo Anuário informa sobre o número de imigrantes no Estado:
E no Anuário de 1913 está anotado:
Fonte: Revista Brasileira de Geografia - IBGE - out/dez/1947
[1] LAMBARI. [Artigo]. Virgílio Correa Filho. Revista IBGE, out/dez/1947, pág. 537
[2] BUENO, Júlio. Almanaque do município de Campanha. Ed. Monitor Sul Mineiro, 1900, p. 51.
O Guia dos Parques Estaduais de Minas Gerais e o Parque de Nova Baden (aqui)
Imigração para a Colônia de Nova Baden (aqui)
Aeroporto de Aguinhas (em Nova Baden) (aqui)
Veja também: