- Apresentação
- História
- Henriqueta Lisboa, uma aluna ilustre
- João Bráulio na WEB
- Fotos
- Índice da Série Memórias do Grupo João Bráulio
- Referências
Apresentação
O João Bráulio — como é conhecido o Grupo Escolar Dr. João Bráulio Júnior, de Lambari (MG) —, é a mais antiga escola do município e formadora de gerações e gerações de lambarienses. Quando foi criada, a instituição tomou o nome de Grupo Escolar da Vila de Águas Virtuosas e atualmente é denominada Escola Municipal Dr. João Bráulio Júnior.
O seu nome é uma homenagem a João Bráulio Júnior, o seu criador. Este importante político mineiro, nascido em Campanha, contribuiu muito para o desenvolvimento da antiga Águas Virtuosas.
Neste post vamos contar e ilustrar um pouquinho da rica história do João Bráulio.
Vamos lá.
História
Já mais que centenário, o João Bráulio foi criado em 1907 e instalado em 1908, e inicialmente funcionou na Rua Wenceslau Braz, em antigo prédio construído e doado pelo município. O atual prédio, situado na Rua Francisco de Castro Filho, foi inaugurado em 1931. Um resumo de sua história pode ser visto (aqui).
Antiga vista do João Bráulio
Henriqueta Lisboa, uma aluna ilustre
Escola por onde passaram professores, advogados, médicos, engenheiros, economistas, e também escritores importantes, como Alaíde Lisboa, José Carlos Lisboa, Ana Elisa Gregori, nela estudou também a educadora e poeta Henriqueta Lisboa — uma das mais ilustres filhas de Lambari.
É de Henriqueta o texto Evocação, uma lírica lembrança de seus tempos de João Bráulio:
Texto pintado na parede lateral do Supermercados GF Palace, em Lambari, MG
EVOCAÇÃO
Prende-se ao Grupo Escolar Dr. João Bráulio Júnior, uma das mais caras recordações de minha infância. As cortinas do tempo não me impedem de contemplar, entre nostálgica e feliz, a imagem daquela escola a que milagrosamente presidia verdadeiro conceito ético de educação.
Revejo os largos pátios de recreio de cujas grades se enamorava o parque novo, naquele tempo com balanço entre flores. Ali entre quatro paredes — não teria sido nalguma gruta maravilhosa? — decifrei os segredos do alfabeto, brinquei com os brancos algarismos no quadro-netro. Ali aprendi para sempre o significado da palavra "dever". A escola era, de fato, o prolongamento da família.
Era o lar que abrangia, em grande abraço, a pequenina sociedade lambariense, com crianças de todas as classes, sem preconceito.
HENRIQUETA LISBOA
Antigo João Bráulio. Ginástica. Início anos 1900
Antigo João Bráulio. Auditório. 1929
Apresentação João Bráulio, já no prédio novo. Anos 1930/40
João Bráulio, professores. Anos 1940/50
João Bráulio, professores e alunos. Anos 1950
Apresentação João Bráulio. Anos 1950
Índice da Série Memórias do João Bráulio
Sobre o João Bráulio, veja também estes textos:
Museu Américo Werneck, Site do João Bráulio: http://escolajoaobraulio.com/index.html; Site/fotos do João Bráulio: http://escolajbjr.wordpress.com/