Ilustração de abertura: Reprodução de uma revista sobre a Copa de 1958, mostrando a Taça Jules Rimet
Por toda a cidade e de modo especial na turminha do futebol da Igreja Protestante, a notícia caiu como uma bomba: A seleção brasileira de futebol, como parte dos preparativos para a Copa do Mundo na Inglaterra, fará um período de treinamento em Aguinhas. E a notícia eletrizou a cidade. Em Aguinhas? Não é possível. Ninguém acreditava e todos correram ao jornal, ao rádio, à TV, à Prefeitura...
Treino da Seleção Brasileira em Teresópolis: um menino invade o campo para falar com os atletas. Ele é contido por um segurança, que o segura pelo braço e o vai conduzindo para fora do gramado. Neymar intervém e retorna com o garotinho. Vem tocando a bola com ele. Juntam-se diversos jogadores em torno do garoto. Posam para fotos. Neymar, o grande craque da Seleção — e depois Thiago Silva, o capitão —, batem as fotos. Uma cena fantástica para quem assiste. Uma emoção marcante para o menino de 8 anos que realizou um sonho de que jamais se esquecerá... |
Pois bem. Eu tinha 12 anos quando a Seleção Brasileira realizou aqui em Lambari, em 1966, os seus treinamentos. Logo, logo, meio século terá passado, mas ainda estão muito vivas em minha memória diversas imagens daquela época, algumas das quais registrei no livro Menino-Serelepe (*) e publiquei aqui no GUIMAGUINHAS: como consegui os autógrafos de Pelé e Garrincha, a foto oficial que a Seleção tirou ao lado do Cassino, o momento marcante em que diversos craques da Seleção deixaram mãos e pés na placa de cimento no Campo do Águas...
Tudo isso e muito mais está na Série "A Seleção em Aguinhas". Confiram abaixo.
Série: A SELEÇÃO EM AGUINHAS
Crônica: "A Seleção em Aguinhas" - Narra resumidamente a estada da Seleção Brasileira em Lambari, na visão do Menino-Serelepe (aqui)
Autógrafos de Pelé e Garrincha - Narra como o Menino-Serelepe conseguiu os autógrafos de Pelé e Garrincha (aqui)
Caderneta de autógrafos - Narra como o Menino-Serelepe perdeu sua caderneta de autógrafos dos jogadores da Seleção de 1966 (aqui)
Postal com autógrafos dos jogadores - Mostra um postal histórico do Hotel Itaici com diversos autógrafos de jogadores da Seleção de 1966. (aqui)
Treinos da Seleção (1) - Registros e fotos de treinos da Seleção em Lambari (aqui)
Treinos da Seleção (2) - Registros e fotos de treinos da Seleção em Lambari (aqui)
Visitantes ilustres - Mostra que o Campo do Águas foi construído para receber a Seleção Brasileira de 1966 (aqui)
Tostão: Uma crônica sobre o craque Tostão em sua passagem por Lambari (1966) (aqui)
Gilmar, Djalma Santos e De Sordi - Registro do falecimento dos craques, dois dos quais estiveram em Lambari em 1966 (aqui)
As Seleções de futebol de 1966 x Seleção da Copa América de 2024 - (aqui)
Filme sobre a concentração da Seleção de 66 em Caxambu
Depois de Lambari, a Seleção Brasileira seguiu para Caxambu, e sobre a temporada dos selecionados naquela cidade há um vídeo disponível no Youtube. Esse filme mostra cenas dos exercícios físicos, dos treinos, do dia a dia na concentração, e também os passeios pela cidade e o contato dos jogadores com a imprensa e a torcida. Tais cenas são semelhantes às atividades da Seleção quando esteve em Lambari, em abril daquele ano de 1966. Na parte final, o vídeo mostra a visita dos jogadores à igreja/casa de Nhá Chica, em Baependi. Confira tudo no link abaixo:
Concentração da Seleção Brasileira em Caxambu
Colaboração de André Gesualdi, Wagner Augusto e Berenice Lobo Maldonado
(*) Menino-Serelepe - Um antigo menino levado contando vantagem, livro de memórias de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães (Guima, de Aguinhas) assina a coletânea HISTÓRIAS DE ÁGUINHAS. V. o tópico Livros à Venda.