Fundado em 1926, com o nome de Jockey Club Águas Virtuosas, o Águas Virtuosas Futebol Clube - AVFC, que tomou esse nome em 1961, tem bonita história no futebol do Sul de Minas.
A partir de 1961 e até 1965, ainda no antigo campo, o Águas formou times amadores nos quais figuraram inúmeros jogadores de talento do futebol do Sul de Minas.
Entre 1967 e 1969, já no novo Estádio do AVFC, disputou a segunda divisão de profissionais do campeonato mineiro, buscando vaga na primeira divisão.
Ficou inativo entre os anos 1970 e 1974, período em que o futebol da cidade de Lambari foi representado pelos times do Vasquinho Futebol Clube e do GRABI - Grêmio Recreativo ABI.
Em 1975, ressurgiu para disputar o campeonato amador da Liga de Caxambu. A partir dos anos 1980, participou do campeonato amador da Liga de São Lourenço. Em 1993, disputou seu último campeonato. Atualmente está em inatividade.
Em 1969, em Três Corações, jogando pelo empate, o Águas perdeu a vaga para acesso à primeira divisão, numa final histórica contra o Atlético Clube de Três Corações. Placar de 1 X 0, gol contra do extraordinário zagueiro Pulga, em um lance de rara infelicidade: uma bola cruzada, um cabeceio dentro da área e a bola bateu-lhe na nuca e entrou.
Em 1977, foi vice-campeão da Liga de Caxambu, perdendo a final para o Itamonte.
Os títulos só vieram na década de 1980, na qual sagrou-se campeão da Liga de São Lourenço, em 1986 (venceu Maria da Fé), 1987 (venceu Pouso Alto), 1988 (venceu Carmo de Minas) e 1990 (venceu Olímpio Noronha).
HISTÓRIA EM FOTOS
Águas amador dos anos 1950
Em pé: Dr. Ferreira, Cunha, João Rely, Crisóstomo, Gidão, João André, Lilico, Vaca e Manoel Correia. Agachados: Prof. Raimundo, Quinzinho, Neném Nascimento, Laerte, Hélio Fernandes, Pinelinho e Chico de Castro.
Águas amador dos anos 1960
Em pé: Gidão, Cabritinho, Nambu, Jaime, Rubinho, Chá, Zé Carlos, Delém e Motinha. Agachados: Evaldo, Zoinho, Alemão, Betinho, Chanchinha, Valmando, [?] e Fausto.
Vasquinho de 1971
Em pé: Marquinho, Mauro, Adão, Bita, Becão, Tatá, Celinho, Gato, Delém, Guinho e Augusto (Presidente). Agachados: Tinz, Zezé Gregatti, Sérgio, Betinho, Tomate e Chá.
GRABI de 1974
Em pé: Édson, Vaca, Tinz, Delém, Guima, Celinho e Zé Paulo. Agachados: Xepinha, Sérgio Barletta, Chiquinho Barletta, Tatá e Sérgio.
Águas amador dos anos 1970
Em pé: Édson, Tinz, Celinho, Tucci, Gabriel e Sérgio. Agachados: Véio, Guima, Jorginho, Xepinha e Décio.
Águas amador dos anos 1980
Em pé: Márcio, João Borato, Manezinho, Newton, Beto, Sansão, Chiquinho, Flavinho, Zé Luiz, Luizão e (Zezinho, da Rádio Tropical) e Luiz Careca. Agachados: Wellington, Gérson, Gabriel, Heitor, Zé Mauri, Marcinho, Roberto e Luizinho.
Águas amador dos anos 1990
Em pé: Orlando, Zé Luiz, Guiminha, Ganso, Leivinha, Dudu. Agachados: Well, Aldair, Gabriel, Elcinho e Zé Carlos.
Referências: