Seguindo com a história de João Fernandes, devemos registrar que ele trabalhou com técnicos bastante conhecidos, e que atuaram em grandes clubes brasileiros, entre eles: Alcir, Lula, Jair Pereira e Carlos Alberto Torres.
No Campeonato Carioca disputou jogos contra importantes jogadores dos anos 1980: Zico, Adílio, Leandro, Júnior, Roberto Dinamite, Edinho, entre outros. E assim também no Brasileirão de 1986, jogando pelo Náutico.
E também atuou ao lado de grandes jogadores, como, por exemplo, Israel, Pingo e Lulinha, que foram vice-campeões brasileiros, em 1985, pelo Bangu (RJ). E José Carlos e Ademir Lobo, que jogaram pelo Botafogo (RJ).
Pois bem, vejamos agora sua passagem pelo Náutico de Recife, e mais algumas fotos de sua carreira como profissional.
Eis uma foto do Náutico, no Brasileirão de 1986:
Em pé: Rafael, Ademir Lobo, Alípio, João Fernandes, Edson Gaúcho e Alfredo Santos. Sentados Lourival, Baiano, Galo, Torrinha e Moreno.
Com João Fernandes em campo, o Náutico obteve importante vitória sobre o Vasco da Gama, em agosto de 1986. O placar foi 1 x 0, gol de Moreno. A súmula, lances e o gol do jogo podem ser vistos no link abaixo. (1). |
Vitória e Náutico, Fonte Nova, 1986. João Fernandes marcando Dedei.
Campo Grande e Vasco, 1986. João Fernandes se antecipa à Roberto Dinamite.
Estádio do Maracanã, 1983. João Fernandes Estádio do Arruda, 1986. João Fernandes
Em 1981, no Maracanã, no jogo Campo Grande 3x0 Fluminense, João Fernandes marcou seu gol mais bonito - e também o mais importante: estava na reserva, e, quando entrou, atuando mais à frente, na primeira bola que pegou, ganhou de Edinho na corrida, driblou Paulo Vítor e fez o gol. Recorde-se que Paulo Vítor e Edinho eram jogadores de Seleção Brasileira, por essa época.
Confira: https://www.facebook.com/joaofernandes.fernandes.129/videos/3276334622463713/
Eis a súmula do jogo:
Fonte: http://www.futebol80.com.br/links/times/fluminense/fluminensefichas/fluminense1981.htm
(1) http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1986/08/31/nautico-1-x-0-vasco