Na foto de abertura: Fabiano Pereira Krauss no time do Comercial. Fabiano é pai de Márcio, Olavo e Juscelino Krauss, que também jogaram (jogam) futebol em nossa cidade.
Seguem novas fotos de times de Lambari.
A primeira é do Comercial, time amador que disputava campeonato interno nos anos 1960, no antigo Campo do Águas.
A segunda do time do Campinho, que também disputava campeonato amador no início dos anos 1970.
Na foto, entre outros: em pé: Gidão, Crisóstomo, João Modesto, Zé Roberto, Chico Panu e João André. Agachados: Zé Paulo Viola, Beto do Amâncio, Fabiano Krauss, Hélio Fernandes e Gilberto Araújo.
Em pé: Emerson (Gandaia), Jaime, Zé Paulo (Vaca), Cafezinho, Pedro Guela, Celinho Zanata e Tonho. Agachados: Adalmir, Joãozinho, Tinz, Roberto e Loro.
UMA PEQUENA HISTÓRIA Á MARGEM DA FOTO
Após deixar a ABI, conforme conto em outro post, fui trabalhar com Fabiano Pereira Krauss, em seu escritório de contabilidade, isso em julho de 1971. O escritório funcionava, juntamente com o de José de Lorenzo Filho, ali na Rua Garção Stockler, onde hoje é a Mimo Calçados. Após o falecimento de Fabiano, em dezembro de 1974, eu, com pouco mais de 20 anos, acabei por sucedê-lo no referido empreendimento, junto com Aparecida Salles Krauss.
Mas quero lembrar aqui uma pequena história, que se deu no Natal de 1974, alguns dias após o passamento de Fabiano. Ele era casado com Aparecida Salles, e deixara 7 filhos - Olavo, Márcio e Juscelino, e as meninas: Emília, Fabíola, Maria Rita e Lília. Pois bem, naquele Natal de 1974, me lembro de ter dado para os então meninos - Olavo já rapazote, 14 ou 15 anos; Márcio e Juscelino eram ainda pequenos - um livro sobre futebol.
Recordo que era um livro com fotos e textos no qual Pelé e um preparador físico do Santos Futebol Clube ensinavam diversas coisas sobre futebol: bater pênalti, cobrar falta, cabecear, e também calçar as chuteiras, pôr meias e ataduras, cuidar dos pés.
Nunca mais encontrei esse livro, e algumas vezes havia perguntado ao Márcio e Juscelino sobre ele, mas, claro, após tanto tempo o livro se fora. E agora, contemplando a foto do Fabiano acima, o caso me veio à mente, e pesquisando na internet, encontro algumas referências sobre o Jogando com Pelé, que vão logo abaixo.
Espero que esse livro - que fala dos inúmeros benefícios para o físico e o espírito que o esporte proporciona - tenha sido de alguma sorte útil aos "meninos do Fabiano" - hoje homens tão bem formados.
Jogando com Pelé José Olympio, 1974, 1ª edição. Ilustrado com dezenas de fotos. O livro contém 120 páginas divididas em 12 capítulos. Neles o craque ensina a bater faltas, cabecear, a driblar, a dar passes etc. |
Álbum da família Krauss - da seção Futebol em Família
(**) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com