O América Futebol Clube (AFC), do Rio de Janeiro, já foi objeto de dois posts aqui no GUIMAGUINHAS. (1) (2)
Hoje, vamos fazer breve resenha dos amistosos realizados pelo América em Lambari; o primeiro, em 1968; o segundo, em 1988.
Escore do amistoso de 1968. Fonte: os sites supracitados
Na década de 60, o América montou times extraordinários, nos quais se destacaram craques como Djalma Dias, Ubirajara, Rosan, Alex, Almir, Antunes e Eduzinho, esses dois últimos irmãos do Zico (Flamengo). Edu foi um jogador fora de série e o segundo maior goleador do clube, com 212 gols, atrás apenas de Luizinho (311 gols).
Edu, o maior ídolo da história do América.
Em 1960, o AFC foi campeão carioca, pela sétima vez em sua história; em 1961, 3o. lugar na Taça Brasil; e, em 1962, 5o. lugar no Torneio Rio-São Paulo.
O Sputnik de janeiro de 1961 saudou o campeão.
Em 1968, o América decidiu a Taça Guanabara contra o Botafogo, com 82 mil torcedores no Maracanã. O jogo terminou 3 x 2 para o Botafogo, e Edu marcou o primeiro gol do América.
Edu e Antunes, que atuaram contra o Botafogo em 1968
Veja o gol de Edu e outros lances do jogo acima: Bau do Esporte
Por essa época, também o Águas Virtuosas formara um dos maiores esquadrões de sua história, com jogadores como Chá, Pulga, Betinho, Walmando, Paulinho, Motinha, Zezé Gregatti. Mas, ainda assim, em ritmo de treino, o América goleou o AVFC por 6 x 1, uma das maiores goleadas da história do time rubro do Rio de Janeiro.
Reprodução. JS edições 12125/27 (bn.digital.gov.br)
Eis o time do América que atuou em Lambari:
América (1968) - Entre eles Rosan, Alex, Almir e Edu (irmão do Zico).
Eis uma formação do Águas de 1968:
Águas, anos 1960: Wílson, Bulau, Pulga, Baiano, Liu e Motinha. Agachados: Sérgio, Walmando, Miltinho, Betinho e Paulinho.
Águas anos 1960: Zezé Gregatti, Betinho, Bulau, Paulinho, Miltinho e Liu.
Janeiro de 1988
Nos anos 1980, o América montou também times competitivos, com grandes jogadores. Em 1982, venceu a Copa dos Campeões e a Taça Rio, superando o Fluminense na final pelo placar de 4 x 2. Nesse time, jogaram, entre outros: Gasperin, Duílio, Elói, Moreno e Gílson Gênio.
Eis o time do América de 1982:
Em pé: Duílio, Heraldo, Aírton, Chico Santos, Chiquinho e Pires. Agachados: Serginho, Gilberto, Moreno, Elói e Gilson Gênio.
No amistoso em Lambari, em janeiro de 1988, o resultado foi 3 a 1 para o América. Jogo duro, difícil para o América, que só conseguiu sair do empate de 1 x 1, nos minutos finais. Pouco antes de o América fazer os gols que lhe garantiram a vitória, Heitor perdeu um gol incrível, que poderia ter mudado a história da partida.
O destaque do jogo foi Elói, um dos grandes ídolos da história do clube, que passou também pelo Vasco, Botafogo, Fluminense, Genoa (Itália) e Porto (Portugal).
Elói fez um dos gols:
Fonte: www.futebol80.com.br
Veja gols de Elói pelo América no torneio Campeão dos Campeões/1982
Time do América: Celso, Paulo Sérgio, Luiz Carlos, Denílson, Fábio, Antônio Carlos, Alcindo, Pilica, Renato, Elói e Marcos Paulo.
Zé Gabriel, seu filho e Elói, em 1988
Jogadores do América, no Estádio do AVFC, em 1988
Participantes do amistoso: Sansão, [Luizinho], Zé Mauri, Chiquinho, Pedro, Luiz Cláudio (+) e João Pretinho (+)
(+) Nossa homenagem a Luiz Cláudio e João Pretinho, já falecidos.
Referências: Fotos: Jornal O Globo; Wikipedia; http://americafootballclub.com
(1) Visitantes ilustres: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=36972
(2) Os uniformes do AVFC: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37608
(**) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com