No Menino-Serelepe**, deixei anotadas algumas impressões de minha mãe e seus familiares em face da Segunda Grande Guerra. Eis o texto:
Mas de onde vem esse medo da Neli? perguntavam. (...) E os parentes lhe recordavam a infância difícil, o vô Miguel que ... morrera cedo, os sustos por ocasião da Segunda Guerra, as dificuldades, o medo dos irmãos seguirem para a Itália, o racionamento. (Mãe sempre economizou açúcar e querosene e devia isso ao racionamento, quando só havia rapadura, e contadinha, pra adoçar as coisas e o combustível das lamparinas vinha na continha de um mês.)
Tio Messias trazia do laticínio do seu Alfeu Belloni, onde trabalhava, os jornais e os lia para a família, compondo quadros de horrores, devastação, fome, morte, um pavor sem conta.
E a certo trecho menciono lambarienses que seguiram para a guerra:
Tio Rubens, convocado, chegou a ir até Três Corações, mas um erro no nome do meu avô o livrou de seguir o destino de outros moradores de Aguinhas, como seu Nascime Bacha e seu José Amaral. E muitos se casavam cedo, caso do tio Messias, ante a possibilidade de os reservistas serem chamados. (Por mais terras que eu percorra/não permita Deus que eu morra/sem que volte para lá)
Pois bem. Recentemente os lambarienses convocados para a Segunda Grande Guerra — os chamados pracinhas* — foram objeto de uma homenagem com a criação do Espaco Cívico Nascime Bacha, numa iniciativa da ACIL e CDL, de Lambari, e da EsSA, de Três Corações.Veja as placas que estão expostas na sede da ACIL:
Nascime Bacha e Geraldo Machado, em evento no Cassino
Wílson Krauss e familiares: pais (Olavo e Maria) e irmãos
Dr. Antônio Ferreira (ao fundo, sentado, de bigode), em evento político.
(*) Pracinha - 1 Diminutivo de praça (soldado). 2 Soldado da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial.
(**) Este texto faz parte do livro Menino-Serelepe - Um antigo menino levado contando vantagem, de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães (Guima, de Aguinhas) assina a coletânea HISTÓRIAS DE ÁGUINHAS. V. o tópico Livros à Venda.
(***) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, fotos das pessoas ou famílias aqui mencionadas, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com