Ilustração de abertura: Cartaz de propaganda institucional do Parque Estadual de Nova Baden (PENB)
Em 1889, Américo Werneck chegou a Águas Virtuosas do Lambary e foi residir na Fazenda dos Pinheiros, que adquirira a Garção Stockler. Nessa propriedade, em meio à vegetação nativa, plantou árvores frutíferas, eucaliptos e pinheiros. Em 1898, como Secretário de Agricultura de Minas Gerais, ele criou, nas proximidades de sua fazenda, a Colônia de Nova Baden. E ali, em 1901, surgiu a Estação Ferroviária de Nova Baden, visando a incrementar o desenvolvimento da colônia. Mais à frente, ele transformou a Fazenda dos Pinheiros num Horto Florestal, o qual veio a dar origem a um Posto de Seleção de Sementes. (aqui).
Após o litígio com o Governo de Minas Gerais (a chamada Questão Minas X Werneck - aqui), Américo Werneck abandonou a Fazenda dos Pinheiros, que acabou sendo apropriada pelo Estado e transformada numa área de reserva municipal com finalidades ambientais.
O relatório de gestão do Governo de Minas Gerais de 1923, traz as seguintes informações:
Uma antiga descrição do Horto Florestal
Em 1974, a área foi protegida, com a criação da Reserva Biológica de Nova Baden. Em 1994, sua categoria de manejo foi alterada para Parque Estadual, que passou a ser administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (Decreto n. 36.069, de 17/09/1994).
Na área do Parque funciona também a Fazenda Experimental de Nova Baden (aqui)
Fonte: Boletim Informativo do Parque Estadual de Nova Baden - I trim/2014
A residência de Werneck, construída em 1889, que hoje guarda o patrimônio histórico do Parque e funciona como escritório e centro de visitantes
No Parque, são realizadas também diversas atividades ecológicas, tais como: visitas escolares, exposição de vídeos educativos, palestras sobre temas diversos sobre o meio ambiente, trabalhos didáticos e interpretativos.
Uma nova espécie descoberta no PENB
O Pachimeroydes novabadensis
Uma nova espécie de inseto descoberta no Parque Estadual de Nova Baden (aqui).
Segundo informações da Administração do PENB, trata-se de um percevejo pertencente a família Miridae de aproximadamente 3 mm de comprimento, com coloração predominante vermelha brilhante e de aspecto metálico. Os exemplares foram encontrados na trilha das Sete Quedas, em ambiente úmido , sobre folhagens às margens da trilha.
O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves.
Dentre as espécies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além de jaguatiricas, quatis, tatus e tamanduás-mirim.
Veja também texto e fotos de uma visita ao Parque Estadual de Nova Baden (aqui)
Veja também:
Agradecemos à Gerência do Parque Estadual de Nova Baden as informações prestadas para elaboração deste post e o envio do Boletim Informativo I trim/2014.