Na crônica A Seleção em Aguinhas, extraída do livro Menino-Serelepe*, anotei a lista dos 44 jogados da Seleção Brasileira que estiveram em Lambari, durante os preparativos da Copa do Mundo de 1966.
Como se recorda, esta é a lista:
Fábio, Gilmar, Manga, Ubirajara e Valdir (goleiros); Carlos Alberto Torres, Djalma Santos, Fidélis, Murilo, Édson Cegonha, Paulo Henrique e Rildo (laterais); Altair, Bellini, Brito, Ditão, Djalma Dias, Fontana, Leônidas, Orlando Peçanha e Roberto Dias (zagueiros); Denílson, Dino Sani, Dudu, Edu, Fefeu, Gérson, Lima, Oldair e Zito (apoiadores); Alcindo, Amarildo, Célio, Flávio, Garrincha, Ivair, Jair da Costa, Jairzinho, Nado, Parada, Paraná, Paulo Borges, Pelé, Servílio, Rinaldo, Silva e Tostão (atacantes).
Pois bem, nesse ano e meio em que o site GUIMAGUINHAS está no ar, alguns desses craques vieram a falecer, e noticiamos isso aqui. Veja o caso de Gilmar, Djalma Santos e De Sordi (aqui).
Dias atrás (31 de outubro), deu-se o falecimento de outro craque, ligado a essa Seleção e ao Galo Mineiro. Trata-se de Oldair, o grande capitão da conquista do Campeonato Brasileiro de 1971, vítima de câncer, aos 75 anos.
Oldair realizou 282 partidas com a camisa do Galo e marcou 61 gols.
Oldair (entre Alcindo e Jairzinho) na famosa foto da Seleção de 66, tirada no Cassino
Veja também:
Referências: Supersport (Estado de Minas); Youtube; Terceiro tempo
O livro Menino-Serelepe - Um antigo menino levado contando vantagem, de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães (Guima, de Aguinhas) assina a coletânea HISTÓRIAS DE ÁGUINHAS, pode ser examinado no tópico Livros à Venda, acima.