Nos anos 1970, os campeonatos da Liga de Caxambu dominavam o cenário do futebol do Sul de Minas.
Em 1971, o Vasquinho, representando Lambari, disputou o campeonato da Liga de Varginha, mas a partir de 1972, e até o final da década, os times do GRABI e do Águas Virtuosas participaram dos campeonatos da Liga de Caxambu, representando nossa cidade. Veja: aqui e aqui.
Pois bem, neste post vamos comentar alguns jogos clássicos desses anos 1970, pela Liga de Caxambu. Vamos lá.
Esse jogo, ocorrido em 1974, foi uma das partidas mais emocionantes de que participei, atuando pelo time do GRABI. Me lembro que disputávamos uma vaga para ir à final. Nosso time, formado quase que exclusivamente por jogadores da cidade, vinha bem no campeonato, mas nesse dia fizemos um mau jogo e perdemos a chance de disputar o título. Levamos 1 x 0, empatamos com um gol do Roberto, irmão do Guelinha, mas ao final perdemos por 3 x 1.
Início do jogo GRABI X Ubiratan, de Carmo de Minas. Pela ordem: Guima, Tinz, Édson e Tatá.
GRABI X Ubiratan (Carmo de Minas), 1974. Edson, Vaca, Tinz, Tucci, Guima e Delém. Agachados: Roberto, Xepinha, Tatá, Chiquinho Barletta e Sérgio
Gol do GRABI, jogo contra o Ubiratan, de Carmo de Minas, em 1974. Xepinha, Roberto, Sérgio e Tucci comemoram.
Time do Ubiratan de 1975. Muitos jogadores da formação acima jogaram contra o GRABI em Lambari, em 1974. Entre eles: Ditão e Serginho Barletta. Esse Ditão é aquele que jogou no Flamengo (RJ) e esteve em Lambari, em 1966, como um dos 44 jogadores convocados por Vicente Feola (aqui) e (abaixo)
ÁGUAS VIRTUOSAS e ESPORTE SÃO LOURENÇO (1975)
Tradicional adversário do GRABI (e, depois, do Águas), o Esporte de São Lourenço sempre montava bons times e era difícil de ser batido. Os lances abaixo mostram uma vitória do Águas, em jogo realizado em Lambari, em 1975, pelo placar de 1 x 0, com gol de Jorginho (Coca-Cola), de Três Corações.
Time do Esporte, anos 1970
Em pé: Édson, Tinz, Celinho, Tucci, Gabriel e Sérgio. Agachados: Véio, Guima, Jorginho, Xepinha e Décio.
1975: Águas e Esporte São Lourenço. No lance: Tucci e Guima.
1975: Gol do Águas, contra o Esporte de São Lourenço. Pela ordem: Jorginho, Gabriel (de costas) e Guima, comemorando.
Veja também:
Nos anos 1960, dois irmãos — ambos apelidados "Ditão" — foram zagueiros e jogaram futebol profissionalmente. O primeiro (Geraldo de Freitas Nascimento), pela Lusa e Corínthians (aqui); o segundo (Gilberto de Freitas Nascimento), pelo Flamengo (RJ) e Cruzeiro (MG) (aqui).
Os irmãos "Ditão", jogo entre Flamengo e Corínthians (Reprodução - Capa Revista dos Esportes)
Ditão, com a camisa do Ubiratan
GUIMAGUINHAS tem uma página no Facebook.
Clique (aqui) para conhecer e curta a Página para receber nossas atualizações.