Ilustração: Capa do livro A água mineral de Lambari. de José Nicolau Mileo, 1968
JOSÉ NICOLAU MILEO nasceu a 9 de abril de 1900, em Lambari (MG), filho de Rosário Mileo e Filomena Pelusi Mileo. Casou-se com Nair de Almeida, com quem teve dois filhos: José Francisco e Fernando José.
Fez os cursos elementares em Lambari, o ginasial em Lorena (SP) e formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina (RJ). Formado, retornou a Lambari e nos anos de 1924 a 1928 aqui exerceu a profissão, época em que se interessou pela influência das nossas águas minerais na cura de doenças.
A partir de 1931, publicou diversos trabalhos sobre esse tema, entre eles as Notas de Crenologia Clínica, apresentado ao 1o. Congresso de Hidro-Climatologia (São Paulo, 1935), o qual recebeu as melhores referências do grande cientista brasileiro Vital Brazil (aqui)
Fac-símile da carta de Vital Brazil a J. N. Mileo, constante do livro abaixo
Desse trabalho, em 1961, surgiu a 1a. edição do livro A água mineral de Lambari - Contribuição para o seu conhecimento.
Capa da 3a. edição (1968)
Nessa 3a. edição, além dos aspectos estritamente médicos quanto à composição das águas e sua ação medicinal, José N . Mileo acrescentou algumas curiosidades históricas e lendárias sobre as águas de Lambari, quais sejam: A lenda dos 21 dias e A lenda das águas magnesianas, textos extraídos do semanário Hidrópolis, que foi publicado em Lambari por Júlio Lopes, por mais de três lustros.
Índice (da 3a. edição)
Voltar
OUTROS ESTUDOS SOBRE A ÁGUA MINERAL DE LAMBARI
Sobre nossas águas minerais há também estes estudos de médicos que trabalharam em Lambari:
Outros livros sobre a água mineral
Voltar
Voltar
Veja a bibliografia sobre Águas Virtuosas do Lambary
Veja também a história da captação de nossas águas:
Veja a Série ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARY