Ilustração: Seu Zé de Souza e o violão, instrumento que aprendeu a tocar sozinho (Vídeo)
A propósito do 13 de Maio que se aproxima, vamos recordar um pouco da história do terno de Congadas de Seu José de Souza, de 92 anos, ele que é o veterano de nossas festas populares de Congadas e Dia de Reis.
Vamos lá!
Seu José de Souza começou cedo nas Congadas, na época dos ternos de Joaquim Baiano e Zé Sabino. Tocava caixinha, cavaquinho, e ele mesmo fazia instrumentos de percussão com couro de cabrito para os membros da congada. Depois, aprendeu violão e violino, tudo de ouvido.
Três ternos tradicionais de nossa cidade
Mais tarde, montou seu terno, que ao lado dos ternos de Zé Vicente e Zé Marques abrilhantaram nossas festas populares por décadas.
Seu Zico e Zé Marques, expressivas figuras de nossas Congadas
Zé de Souza conta que para custear o desfile das Congadas corria uma lista de ajuda pela cidade e muita gente colaborava — pessoas comuns, autoridades, comerciantes, e algumas dessas faziam doação em gêneros: arroz em casca, feijão, açúcar. Por essa época a Prefeitura não ajudava com recursos financeiros.
Ele trabalhava de pedreiro, garçon e ajudante de cozinha no Hotel Ideal, e todo ano, com ajuda da mulher D. Elisa, cozinhava para os membros das congadas. Eram paneladas e paneladas de arroz, feijão, angu, carne, e bateladas de doces — arroz doce, doce de cidra, doce de abóbora — e um licorzinho de figo especial.
Aos 92 anos, Zé de Souza não participa mais das Congadas, mas sempre tem à mão o violão e o violino
Ensaio do Terno de Zé de Souza. Na foto 1, Carlos, filho de Zé de Souza
O terno de Zé de Souza preparando-se para desfilar
Zé de Souza comandando o ensaio de seu terno
Seu José de Souza, que comandou um dos mais tradicionais ternos de Congadas da cidade de Lambari (MG), aos 92 anos, tocando seu violão e soletrando letras antigas, ou afinando o velho violino, saudoso do ofício de tantos anos.
Agradecemos a José de Souza e seus familiares pela gentileza das fotos e da entrevista.
Seu José de Souza faleceu na madrugada do dia 29 de outubro de 2019.