Ilustração: Recorte jornal O Sul-Mineiro Esportivo, de Varginha (MG) - Edição 25/07/1941
Em 1941, o Águas Virtuosas Futebol Clube participou de um torneio regional, promovido pela Liga de Futebol de Varginha (LFV), em disputa da Taça Guaraína.
Tratava-se de um torneio renomado, disputado pelas mais importantes cidades da região Sul-mineira, que se dividia em duas zonas: Sapucaí e Rio Verde. Confira:
Infelizmente, não temos registros de todo o torneio, somente de seu início e das primeiras partidas do Águas Virtuosas e do Olímpica de Lavras, que perderam os pontos ganhos em campo por decisão da Liga de Futebol de Varginha.
Mesmo assim, vamos à história, que contaremos em duas etapas.
Guaraína, patrocinadora do evento
Guaraína, produto do laboratório Raul Leite, que patrocinou a Taça Guaraína, em 1941
Regulamento do torneio e diploma de inscrição do Águas Virtuosas
Atletas do Águas Virtuosas inscritos no torneio
Preparativos de um jogo do Águas Virtuosas, em Lambari - Taça Guaraína 1941. A camisa do Águas era branca com listras vermelhas na vertical.
O Águas vence, mas perde os pontos
O Águas venceu sua primeira partida, disputada em Lambari, em 27 de julho de 1941, contra a agremiação da AVEA (Associação Varginhense de Esportes Athleticos), de Varginha, por 3 a 1. Mas a Liga de Futebol de Varginha (LFV) cassou-lhe os pontos, em face da suspeita levantada pela AVEA de que o Águas Virtuosas escalara alguns atletas que "residiriam em Cambuquira e não em Lambari". Argumentava a AVEA que as normas desportivas do torneio exigiam que os atletas residissem na cidade do clube.
Assim, a LFV cassou os dois pontos do Águas Virtuosas, dando-os ao AVEA, não obstante a petição desse clube fosse no sentido da realização de uma nova partida.
Essa história vamos contar na 2a. parte deste post. Aguardem.
(*) Caro(a) visitante,
Nosso objetivo é compartilhar informações, histórias e fotos de nossa cidade, com vista à preservação de sua memória. Assim, se você tiver notícias, informações, fotos das pessoas ou famílias aqui mencionadas, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com