Num trecho do meu livro de memórias (Menino-Serelepe*), trago à lembrança o Edson Bacha e seu projetor:
Nas férias, o Edson desencaixotava o projetor e mostrava antigos filmes da família e eventos de Aguinhas, como uma corrida de motonáutica no Lago Guanabara da qual nunca mais esqueci.
Pois bem, essa corrida de motonáutica trata-se da Grande Prova Motonáutica Cidade de Lambari, promovida pelo Clube da Imprensa Brasileira, do Rio de Janeiro, que ocorreu aqui num final de semana de 1957. Dessa prova, participaram os melhores motonautas cariocas, e, nos intervalos, houve também a exibição de esqui aquático, com atletas do Rio e São Paulo.
Na verdade, realizou-se um verdadeiro Show Esportivo, pois, além das atividades acima, houve ainda uma gincana automobilística, denominada Deputado Geraldo Starling Soares, uma partida de futebol entre o time do Águas Virtuosas e amadores do Flamengo (RJ), e um espetáculo de balé, realizado no Cassino do Lago.
Reprodução de O Globo, edição de 7 de maio de 1957
Dessa corrida de motonáutica, há esta foto no acervo do Museu Américo Werneck:
Referências
- Museu Américo Werneck: Jornal O Globo, edição de 7/mai/1957.
(*) Menino-Serelepe - Um antigo menino levado contando vantagem é um livro de memórias de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães (Guima, de Aguinhas) assina a coletânea HISTÓRIAS DE ÁGUINHAS. V. na abertura do site o tópico Livros à Venda.