Este post é dedicado a todos aqueles que um dia torceram pelo time do Águas Virtuosas
Hei de torcer, torcer, torcer…
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer…
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
(LAMARTINE BABO, HINO DO AMÉRICA, time que inspirou as cores e o escudo do Águas Virtuosas)
A torcida do Águas comemorando a conquista de mais um campeonato nos anos 1980
A condição geográfica de Águas Virtuosas de Lambari — que desde 1896, por via férrea, ligava-se às principais cidades do país: Rio, a Capital Federal, São Paulo, a maior cidade e Belo Horizonte, Capital do Estado — e o grande afluxo de turistas vindos principalmente das duas primeiras metrópoles são fatores que certamente influenciaram a paixão do lambariense pelo futebol e a torcida por clubes do Rio e São Paulo: o primeiro time de gerações e gerações de lambarienses sempre foram clubes cariocas ou paulistas — e até hoje o fenômeno persiste.
De fato,
Lambari não era uma cidade comum, com rotina diária mais ou menos estática. Suas águas virtuosas atraíam, para temporadas anuais, personalidades destacadas das principais cidades do país, como até mesmo a família do presidente Getúlio Vargas. Elas traziam temas, reflexões e informações que lhe davam um certo ar metropolitano. (1)
Dessa influência sócio-cultural vêm as cores e o escudo do Águas Virtuosas, que foram inspiradas no América do Rio de Janeiro, à época um time bastante conhecido e de grande torcida, pois sagrara-se campeão carioca por anos seguidos: 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, e 1935.
E assim também a paixão pelo futebol, pois, desde os primeiros dias da criação do Águas Virtuosas e da inauguração do seu campo de futebol, em 1926, o lambariense frequentou jogos, viajou com o time e torceu muito pela famosa camisa encarnada.
Reprodução - O Globo - 7 de setembro de 1926
Como se sabe, o time do Águas Virtuosas — que não mais existe — continua sendo essa saudade doída que anos de abandono não conseguem apagar.
Por isso, neste post vamos matar um pouco da saudade e recordar antigas notas sobre a torcida do Águas, por ocasião da conquista do vice-campeonato de 1953.
Vamos lá.
Inspirado no time do América do Rio de Janeiro, no ato de fundação do Águas Virtuosas, em 26 de agosto de 1926, o artigo 61 estabeleceu o vermelho e o branco como as cores do clube, e bem assim o modelo da flâmula: toda vermelha, tendo ao centro uma bola branca, com as letras A V entrelaçadas.
Art. 61 do Estatuto de agosto de 1926
Fonte: www.americario.com.br
Um antigo cronista registra a paixão pela camisa encarnada
Reprodução: O ÁGUAS VIRTUOSAS, nº. 26, de 27, dez, 1953
O professor Carlos Rodrigues Eufrásio, que cobriu a campanha do Águas em 1953, registrou em suas crônicas a paixão da torcida do Águas Virtuosas pelo time.
Confira:
Semanário O ÁGUAS VIRTUOSAS, 18, out, 1953
Semanário O ÁGUAS VIRTUOSAS, 11, out e 4 nov, 1953
Semanário O ÁGUAS VIRTUOSAS: 30 de ago e 30, out, 1953