Ilustração: Celinho Zanata e Guima, recordando os tempos em que jogaram pelo Juvenil do Águas Virtuosas
Visitamos ontem o Célio Firmino, mais conhecido por Celinho Zanata, antigo companheiro de bola do Juvenil do Águas Virtuosas e do Vasquinho dos anos 1970.
Já com a saúde recuperada, em sua casa, ao lado da mulher, filhos e neto, Celinho conversou com o site GUIMAGUINHAS e lembrou amigos do futebol — como Roberto, Xepinha, Ieié, Celinho Machado, Pedro Guela, Chá, Tins, Delém, Tatá, Jaú, Zezé Gregatti — e jogos e lances de sua carreira.
Célio, hoje com 65 anos, diz que o apelido de Zanata nada tem a ver com o seu clube do coração, que é o Santos. Na verdade, foi o Guinho Gregatti que, nos meados dos anos 1970, quem passou a chamá-lo pelo apelido. Num treino, durante a evolução de boa jogada, ele gritou: Vai Zanata! Vai Zanata! Esse é o nosso Zanata!
E o apelido ficou. Guinho, vascaíno doente, havia conferido ao Celinho Firmino o nome do grande meio-campista que se destacou no Flamengo e no Vasco da Gama, nos anos 70 — Carlos Roberto Zanata Amato, o Zanata.
Zanata jogou pelo Vasco entre 1973 e 1978, foi campeão brasileiro em 1974 e campeão carioca em 1977. Nos anos 1980, foi técnico do Vasco.
Reproduçaõ - Fonte: osgigantesdacolina.blogspot.com.br
Ao final da conversa, Firmino assinou a histórica camisa do Águas Virtuosas, na qual o GUIMAGUINHAS vem coletando assinaturas de jogadores que atuaram pelo clube, e que pretende expor num futuro local que venha a guardar a memória do clube.
Confira:
Celinho Zanata segurando a camisa do Águas, rubricada por ele
Juvenil do Águas, 1970: Ieié, Vaca, Adão, Guima, Zanata e Celinho. Agachados: Roberto, Xepinha, Zé Paulo, Pedro e Dílson.
Celinho Zanata no Vasquinho dos anos 1970. Na foto: Zezé Gregatti, Toninho, Zanata, Cafezinho, Adão, Dito e Fábio. Agachados: Zé Paulo, Picolé, Aluísio, Nêgo e Paulo Coutinho
Time do Vila Nova. Em pé: Emerson (Gandaia), Jaime, Zé Paulo (Vaca), Cafezinho, Pedro Guela, Celinho Zanata e Tonho. Agachados: Adalmir, Joãozinho, Tinz, Roberto e Loro.
Celinho Zanata, ao lado do Vaca e Celinho Machado, time da Água Mineral, disputando campeonato interno nos anos 1980