Ilustração: Recorte - Ilustração do Coral Irmã Benigna - Reprodução - Fonte: www.irmabenigna.org.br
Neste post, vamos recordar a bondosa figura de Irmã Benigna, serva de Jesus, que está em vias de ser beatificada pela Igreja Católica.
Como se sabe, irmã Benigna por 5 anos (1950-1955) serviu no Asilo e Hospital São Vicente de Paulo, aqui em nossa cidade, "transpirando bondade, fé, tranquilidade e vontade de ajudar a todos que a procuravam", como registrou o Dr. José Benedito Rodrigues, que com ela trabalhou naqueles idos de 1950.
Confiram.
Em 16 de agosto de 1907, nasceu na cidade mineira de Diamantina, Maria da Conceição Santos. De família simples, ela recebeu de seus pais os verdadeiros valores cristãos da religião Católica. Mesmo pequenina, revelava dons divinos e manifestava vocação para a vida religiosa. Participava de celebrações da Santa Missa, coroações, procissões e reza do terço. Em sua terra natal, Irmã Benigna fez o curso primário e aprendeu a tocar vários instrumentos musicais. Era uma jovem muito virtuosa. Como catequista e professora de violão, evangelizava crianças e adultos. Despertava em seus companheiros de infância e mocidade grande amor pelas coisas divinas.
No dia 11 de fevereiro de 1935, dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, Maria da Conceição Santos ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Em 19 de março de 1936, dia dedicado a São José, ela fez seus primeiros votos religiosos nesta congregação mineira, passando a se chamar, a partir desta data, Irmã Benigna Victima de Jesus. Por amor e inspiração divina, ela escolheu este nome, entregando-se à plena vontade de Deus.
Na biografia de irmã Benigna, disponível no site oficial que lhe foi dedicado (aqui), encontramos registro de sua passagem por Lambari (MG), nos anos 1950.
Confira:
Em 1950, Irmã Benigna foi designada a prestar serviços em um Asilo Hospital, na cidade de Lambari/MG. Incansável, ela deixou ali suas marcas, desenvolvendo um grande trabalho como parteira e enfermeira, dedicando carinho e amor a todos, sem distinção, e ensinando que a oração é a força para vencer todas as dificuldades e o caminho para se obter as graças de Deus, junto a Nossa Senhora. O número de pessoas daquela cidade que reconheciam dons especiais e divinos em Irmã Benigna era cada vez maior. (Fonte: Wikipedia)
Asilo e Hospital São Vicente de Paulo (Lambari, MG)
Asilo e hospital em Lambari, MG, em que irmã Benigna serviu no início dos anos 1950
Fachada recente do Asilo e Hospital S. V. Paulo
Relato do Dr. José Benedito Rodrigues
O médico Dr. José Benedito Rodrigues, que conheceu e trabalhou com Irmã Benigna no Asilo e Hospital São Vicente de Paulo de nossa cidade, deixou os seguintes testemunhos sobre ela:
Fonte: Retrato do velho médico - J. B. Rodrigues
Fonte: Casa Progresso - J. B. Rodrigues
Irmã Benigna se tornou exemplo de esperança e caridade
O Brasil pode ganhar uma nova beata. É a irmã Benigna de Jesus que nasceu em Minas Gerais e se tornou exemplo de esperança e caridade.
Irmã Benigna tocava violão e piano, e sua música preferida era a Salve Rainha cantada.
Em homenagem a sua musicalidade, foi criado o Coral Irmã Benigna.
Os restos mortais no Santuário da Piedade
Reprodução. Fonte: Leandro Couri/EM/D.A Press
Santuário da Piedade recebe restos mortais de Irmã Benigna, rumo à beatificação. O santuário situa-se na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com muita emoção e acolhidos pelos fiéis, os restos voltam ao local onde, em vida, a religiosa sofreu alguns de seus piores dias.
Confira a reportagem do jornal Estado de Minas
Carta aberta ao Papa Francisco
Carta aberta ao Papa Francisco pela beatificação de Irmã Benigna
(Fonte: http://www.irmabenigna.org.br/)
Veja esta notícia de fevereiro de 2022: