Ilustração: x
Já vimos as duas primeiras partes da série Origens da Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, quais sejam:
Pois bem, hoje veremos como se deu a construção da atual igreja de N. S. Aparecida.
Vamos lá.
Imagem de N. S. da Conceição, cuja descoberta deu origem à construção da Igrejinha de N. S. da Conceição Aparecida, na Vila Campos, Volta do Ó, Lambari, MG
Crescimento da Capelinha de Nossa Senhora Aparecida
Após a inauguração da Capelinha de Nossa Senhora Aparecida, em 2006, um grande número de pessoas começou a frequentar o local. Devotos da comunidade, da cidade, da zona rural de Lambari, e assim também viajantes e turistas chegavam a pé, de charrete, de carros e caminhões, para visitar a capelinha.
Aos pés da Santa Imagem, devotos oravam e acendiam velas, ou deixavam fotos, bilhetes e cartas com pedidos e agradecimentos por graças alcançadas, e registravam a visita com fotos e filmagens.
Atividades da Comunidade Católica da Volta do Ó
Edificada a capelinha, a Comunidade da Volta do Ó organizou terços (realizados nas quartas-feiras) e missas (toda terça-feira de cada mês) no local.
Logo passou também a participar de atividades e eventos organizados pela Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e demais capelas da comunidade católica de Lambari.
Transmissão ao vivo pela Rádio Transmineral
No dia 6 outubro de 2007, autorizada pela Paróquia N. S. da Saúde, o locutor Fernando Leme, da Rádio Transmineral, transmitiu ao vivo um momento de fé realizado na Capelinha de N. S. Aparecida, ao tempo que fez um histórico das origens da capelinha e da descoberta da imagem de N. S. da Conceição pela Família Campos.
Alguns eventos da Paróquia de que participou a Comunidade da Igrejinha de N. S. Aparecida
Campanha de arrecadação de fundos
Muitas famílias da comunidade lambariense, e também pessoas de várias partes do País que, à época, visitavam a cidade, contribuíram para a construção da Igrejinha de N. S. Aparecida, na Vila Campos.
Sendo impossível citar todos os doadores, vamos mencionar duas grandes colaboradoras, em nome das quais registra-se o agradecimento da Comunidade da Volta do Ó para os que deram sua contribuição à obra da igreja.
É o caso de D. Dulce, enfermeira de Sao Paulo.
E o de Maria da Glória Martins Duque Estrada e família, que, além de darem sua contribuição, também fizeram campanha junto aos seus amigos, na cidade do Rio de Janeiro.
D. Maria da Glória enviou a seguinte correspondência à Capela de N. S. Aparecida:
Essa família Duque Estrada tem laços de parentesco com Joaquim Osório Duque Estrada, professor, poeta, crítico literário, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro
Em outubro de 2009, o Pe. Cláudio Vilani promoveu uma campanha de arrecadação de fundos para as obras da Igrejinha de Nossa Senhora, mediante a distribuição aos fieis de envelopes padronizados.
A campanha resultou na coleta de R$ 2.185,85.
Visita Pastoral de Dom Diamantino
Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM - Bispo Diocesano (02/05/1998 a 25/11/2015)
Na visita pastoral que fez à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em 2008, o bispo diocesano Dom Diamantino reuniu-se, no dia 19 de dezembro, com membros do Conselho Comunitário da Capelinha de N. S. Aparecida.
Nessa visita foram discutidos o andamento da edificação da Igrejinha, que viria a ser inaugurada em 2012.
Ata da reunião ocorrida na Capela de N. S. Aparecida, em 2008, com a assinatura de Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, Bispo Diocesano, Pe. Cláudio Romero Vaneli e Pe. Geraldo Ernesto Silva
No último trimestre de 2008, tendo Rubens Gentil Lobo como mestre de obras, Antônio Carlos Lobo como pedreiro, e Rubélio Lobo da Fonseca como servente, foram iniciadas as obras da nova igrejinha.
Em 2011, a construção tinha este aspecto:
A obra da igrejinha em 2011 (Fonte: GoogleMaps)
Vista frontal da Igrejinha (Rua Juracy Framil Lobo)
Vista lateral da igrejinha (Rua Manoel Viola)
Nicho da imagem de N. S. Aparecida oriunda da capelinha primitiva
Imagem primitiva de N. S. Aparecida
Fotos de eventos na Igrejinha de N. S. Aparecida
Alguns registros fotográficos reproduzidos do site www.paroquiasenhoradasaude.com.br:
Cerimônia de Dedicação - Bispo Diocesano D. Pedro Cunha Cruz e o Pároco Marcos Menezes
Notícias da Igreja de N. S. Aparecida
Padre Cláudio Romero Vaneli (Pároco de 2004 a 2013, falecido em 25-07-2016), grande entusiasta da construção da Igrejinha de N. S. Aparecida
Algumas notícias sobre a Igreja de N. S. Aparecida (Lambari-MG):
No site da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Lambari, MG, há galerias de fotos de solenidades realizadas na Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida.
Confira nestes links:
Memória de Rubens Gentil Lobo e Juracy Framil Lobo
Juracy e Rubens Lobo, casal que se dedicou à construção da Igrejinha de N. S. Aparecida, na Vila Campos
Padre Marcos Menezes e Rubens Lobo, na Igrejinha de N. S. Aparecida