Ilustração: Logo da TV Tupi. Reprodução. Revista Manchete, anos 1960
(...) "minha primeira TV" foi a do Hotel Rezende
(mas)... não podíamos fazer barulho na hora do Repórter Esso...
(e também era eu)... que mantinha sob controle, na ponta da língua, a programação dos desenhos, das séries e dos filmes que a turma não podia perder. Quem chegava cedo, pegava os melhores assentos, é claro, e
ficava lá esperando que a imagem do indiozinho da TV TUPI desse lugar ao início da programação.
Do livro MENINO-SERELEPE *
No post A televisão em Aguinhas (aqui), eu conto os primórdios da TV em nossa cidade, e começo dizendo assim:
Televisão foi coisa demorada e custosa, que só surgiu em Aguinhas em 1960, pelas mãos do Jairo Ferreira (da Casa Ferreira, que vendeu as primeiras TVs em Aguinhas), Benedito Garcia, Vadinho Biaso e Tião Ferreira.
E, a seguir, narro as peripécias dessa implantação e as do Menino-Serelepe para ver televisão no Hotel Rezende, e na "televizinho" das casas de minha avó e de Dona Catarina Bacha.
Pois bem, neste post vamos recordar a TV Tupi, a grande emissora daqueles anos pré-Rede Globo.
Vamos lá!
A Rede Tupi de Televisão (também conhecida como TV Tupi ou apenas Tupi) foi o conjunto de emissoras de televisão, inauguradas em setembro de 1950 em São Paulo, e em janeiro de 1951 no Rio de Janeiro. Depois, foram incorporadas a TV Itacolomi (1960) e a TV Brasília.
A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul, e a quarta do mundo; fazia parte do grupo Diários Associados.
Em 18 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras seis emissoras, afiliadas dela, também saíram do ar. (CPDOC/TV Tupi e Wikipedia)
A TV Tupi Canal 6, do Rio de Janeiro, cobria diversas cidades da seguinte região, Lambari, entre elas:
O nome de nossa cidade aparecia nas propagandas da TV Tupi. Reprodução. Fonte: Revista Manchete (bn.digital.gov.br)
No texto TV Tupi, disponível na página eletrônica do CPDOC, informa-se que
Durante a primeira fase da televisão brasileira, as agências de publicidade criavam, redigiam e até produziam boa parte dos programas. O espaço publicitário era loteado entre os clientes, e estes o preenchiam como quisessem, geralmente batizando o programa com o nome do anunciante. Divertimentos Ducal, Gincana Kibon e Sabatinas Maizena eram alguns dos títulos de sucesso da TV Tupi (CPDOC/TV Tupi)
Vinheta da TV Tupi. Reprodução. Frame de filme do Youtube
Entre os grandes programas e novelas de sucesso da TV Tupi estão os seguintes:
Reprodução. Frame de filme do Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Corrida Maluca e Speed Racer e séries como A Feiticeira e Jeanne é um Gênio
Reprodução. Montagem. Desenhos e séries antigos. Fonte: Internet
Reprodução. Frame filme Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Kg6cSCgSZj0
Reprodução. Frame filme Youtube
Bem, agora, um minuto pro comercial:
Reprodução. Frame filme Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Reprodução. Frame filme Youtube
Programa Pinga-Fogo com Chico Xavier
Reprodução. Frame filme Youtube
No dia 28 de julho de 1971, o programa Pinga Fogo da TV Tupi Canal 4, de São Paulo, entrevistou o médium Chico Xavier. Foi a primeira entrevista do médium mineiro a uma rede de televisão.
O programa foi mediado por Almir Guimarães, tendo como entrevistadores os jornalistas: Realli Jr., João de Scatimburgo, Saulo Gomes e Héli Alves e J. Herculano Pires (jornalista, espírita).
A Viagem
Novela de Ivani Ribeiro, baseada na obra do Espírito André Luiz, psicografada por Francisco Cândido Xaviver e consultoria doutrinária de José Herculano Pires.
Reprodução. Frame filme Youtube
Abertura da novela A viagem, de 1975, com Ewerton de Castro, Rolando Boldrin, Yolanda Cardoso, Ana Rosa, Cláudio Correa de Castro, Eva Wilma e Arlete Montenegro.
Reprodução. Frame de filme do Youtube
Nos anos 1960, ouvia-se futebol pelo rádio, pois não havia transmissão ao vivo pela TV. Restava o Canal 100, que, nos cinemas, fazia a festa da geração lambariense de amantes do futebol.
Além disso, aguardávamos, tarde da noite, os programas esportivos da TV Tupi e os tapes dos jogos mais importantes, geralmente de clubes do Rio e de São Paulo.
Esses tapes, em TVs preto e branco, com imagem de má qualidade, geralmente "correndo" (como dizíamos quando a imagem da TV ficava entrecortada), me fizeram amar craques geniais como Pelé, Ademir da Guia e Garrincha, e os extraordinários times do Santos, Palmeiras e Botafogo da época.
Na equipe da Tupi, entre outros: Walter Abraão (narrador), Roberto Petri (narrador), Ely Coimbra (repórter).
1974 - Pelé despede-se do Santos, atuando contra o Corínthians
Reprodução. Frame de filme do Youtube
Para saber mais sobre a TV Tupi