Ilustração: Imagem de abertura da exposição "Imagens de Lambari", na entrada do Parque das Águas
Produzida pela AMEL (Associação Municipal de Empreendedores Pró-Lambari), pode ser vista no Pavilhão das Fontes do Parque das Águas de Lambari a exposição de fotos
IMAGENS DE LAMBARI - Um passeio por nossa história |
com painéis fotográficos e relatos da história de Águas Virtuosas de Lambari.
Feita com base em cartões, postais e gravuras pertencentes a coleções públicas e privadas, a exposição possibilita um passeio pelas épocas mais marcantes da história de nossa cidade e de nossa gente.
A exposição foi dedicada ao sr. Nascime Bacha, fundador do Museu Américo Werneck e grande personagem na luta pela preservação da memória de Lambari.
A curadoria da exposição está sob a responsabilidade do historiador Francislei Lima da Silva, presidente do mencionado museu.
O espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal de Lambari, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, órgão encarregado da manutenção e vigilância da exposição.
Colaboraram no projeto funcionários da AMEL, o historiador Francislei Lima da Silva e o site GUIMAGUINHAS.
A montagem dos painéis e do espaço da exposição ficaram sob a responsabilidade da arquiteta e cenógrafa Juliana Carneiro Rodrigues e da designer gráfico Ruth Paiva.
A coordenação geral do projeto ficou a cargo de Lúcia Bandeira de Melo, da AMEL.
Algumas fotos da exposição, com a colaboração de Joseane Astério:
O painel abaixo fala da importância dos afrodescendentes para a cultura, religiosidade e história de nossa cidade, e destaca a figura marcante de tia Ia, a mais que centenária mulher-símbolo da humildade, caridade e festas religiosas de Lambari.
Confira:
Nos anos 1960, quando a Hidrominas reformou o Pavilhão das Fontes, havia este mural, intitulado Lambari e seus passeios, pintado na parede lateral:
Pois bem, o mural abaixo objetivou trazer do fundo da história aquele painel.
Confira: