Ilustração: Recorte título extraído do livro de CARROZZO (1988), estilizado por PhotoMania
Informa José Nicolau MILEO (1970, p. 45) que, em 25 de julho de 1840, Ignácio Gomes Midões, vereador junto a Câmara Municipal e cirurgião formado em Coimbra, enviou ao Capitão Manuel Luiz de Souza, Presidente da Câmara de Campanha, o seguinte ofício:
Ilmo. Sr.
Agora envio a V. Sa. o Insaio analitico a que procedi na Agoa Virtuoza e as propostas que julgo necessaria para o melhoramento, conservação das mesmas agoas e comodidade dos Povos que procurão o seu beneficio e logo que me cheguem às mãos os reagentes precizos, ultimarei as ordens que recebi da Camara dos Senrs. Vereadores a cerca da analyse das duas fontes que me foi encarregada.
Deus guarde V. Sa.
Cid. Campanha, 25 de julho de 1840
Ignacio Gomes Midoens - professor do Partido. (sic)
Esse "Insaio", que constitui a segunda monografia escrita sobre a água e o local, é o que vai transcrito a seguir.
Nota: Note-se que Ignácio Gomes Midoens publicara, em 1825, pequena análise das águas virtuosas. Essa análise foi divulgada no jornal O Universal, de Ouro Preto, então capital do Estado, na edição de 7 de novembro daquele ano.
Confira aqui: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=47672#ensaio
Eis a memória apresentada por Ignácio Gomes Midoens à Câmara de Campanha, em 1840, a qual, conforme informação de (MILEO, 1970, p. 46), foi publicada na Voz Diocesana, jornal do Bispado de Campanha:
Extraído de CARROZZO, 1985, págs. 96 a 98