Ilustração: Capa convite de formatura - Curso de Contabilidade do Colégio Comercial Duque de Caxias - Lambari, MG - 1972
Neste mês de dezembro de 2022, completam-se 50 anos de minha formatura no Curso Técnico de Contabilidade, pelo Colégio Comercial Duque de Caxias, de Lambari, MG.
Esse curso estivera fechado por décadas, mas foi reaberto em 1970 pelo diretor Clóvis Lopes Chagas.
Me lembro que cheguei a ir estudar em Varginha, no início de 1970, visto ser a única alternativa em Lambari, depois do Ginásio, o Curso Normal.
Mas fiquei apenas uma semana em Varginha, onde começara a cursar o então Científico, com vista a futuro vestibular.
Tão logo retornei, o Zé Elias Simes, colega e amigo de longa data, foi a minha casa agitado, dizendo — Guima, Guima! Vamos ao ginásio, parece que vão reabrir o curso de comércio!
E foi o que se deu. Eu e ele fomos os primeiros alunos a serem matriculados.
Este post recorda nossa formatura em 1972 — e saudosos colegas e professores, muitos dos quais já se foram...
Vamos lá!
Em fevereiro de 1976, eu cursava a Faculdade de Ciências Contábeis, quando o professor Clóvis Lopes Chagas me convidou para lecionar no Curso Técnico de Contabilidade. Assim foi que assumi duas disciplinas: Contabilidade Geral e Contabilidade Industrial, nos anos letivos de 1976 a 1978. Guardo disso uma terna lembrança e um agradecimento ao professor Clóvis, que me iniciou na área de ensino e treinamento — atividades a que me dediquei durante anos na Receita Federal. |
Dos formandos abaixo, alguns exerceram a contabilidade profissionalmente — como eu, João Bibiano, Benedito Machado, Clemente Krauss, entre outros.
Outros trabalharam em estabelecimentos bancários: — José Antônio Nazaré, José Benedito de Almeida, Mauro Gonçalves de Carvalho, Marcus Vinícius Camargo, Salete Passos, Heliton Rambaldi, Maria Antonia Conti Melo.
Após o curso médio, muitos seguiram as áreas de Direito, Contabilidade, Administração e Magistério.
E grande também é o número dos que já faleceram: — Clemente Krauss, João Batista dos Santos, Marcus Vinícius Camargo, Roberto de Oliveira Maia, Sílvio Barros, Wílson Gonçalves de Carvalho.
Alguns dos nossos professores e professoras:
À exceção do Carlinhos Castilho, os demais já falecidos.
A paraninfa dos formandos de 1972 foi a professora Sônia Maria Gorgulho
No meu site https://textopratico.com/, presto modesta homenagem às professoras Sônia Gorgulho e Maria Rita Santoro, na forma da personagem Professora Sonita.
Confira: