Ilustração: A linha do trem margeando o Lago Guanabara: saía da Estação Ferroviária (atual Estação Rodoviária), passava pela Parada Mello (fundos do Condomínio Imperial), cruzava o pontilhão sobre o Rio Mumbuca, passava por trás da antiga Fábrica de Garrafas (atual Escola João Nunes Ferreira), margeava o Lago Guanabara, cruzava o Corte de Pedra e tomava rumo de Jesuânia, Olímpio Noronha, Freitas...
Conforme contamos na Série O TREM DE AGUINHAS (aqui),
Desde o final do Século XIX, nossa cidade estava ligada por via férrea às principais cidades do País: Rio de Janeiro (então Capital da República), Belo Horizonte (Capital do Estado) e São Paulo (principal cidade do País).
De fato, inaugurada em 24 de março de 1894, dessa data até os anos 1920, o desembarque era feito na estaçãozinha da Parada Mello.
Parada Mello. Reprodução. Revista FON FON N 17, 1914 (bn.digital.gov.br)
Neste post, vamos recordar a inauguração do trem noturno para Águas Virtuosas, ocorrido em maio de 1908, e constatar o luxo desses vagões especiais.
Veja a seguir.
FOTOS DA LINHA DO TREM MARGEANDO O LAGO GUANABARA
Abaixo se vê o trajeto da via férrea contornando o lago de Lambari:
Esta outra foto indica o local onde Werneck pretendia construir a Estação Ferroviária de Águas Virtuosas (veja aqui)
O TREM NOTURNO PARA ÁGUAS VIRTUOSAS
Em 1908, a Estrada de Ferro Muzambinho inaugura o trem noturno para Águas Virtuosas, com "comodidades magníficas, verdadeiramente luxuosas", como diz a reportagem a seguir.
Nela há uma descrição pormenorizada dos dois carros dormitórios que passaram a ser utilizados.
É uma viagem no tempo!
Confira:
Reprodução. Trem interior 1a. classe da E.F. SAPUCAHY. Fonte: apm
para as mulheres.
pela grande caixa do tecto.
Fonte: O Paiz - 4, mai, 1908. (bn.digital.gov.br)
RECEPÇÃO DA IMPRENSA NO HOTEL MELLO
Conforme se vê da reportagem abaixo, a inaguração do trem noturno para Águas Virtuosas se deu em clima de festas, com inúmeros convidados, em comitiva, que foram recebidos com ruas enfeitadas, foguetes, banda de música, recepção no Cassino e lauta refeição no Hotel Mello.
Confira: