Ilustração: A Nascente Werneck, no Alto da Serra das Águas, Lambari, MG (Reprodução. Fonte: SAAE/Marcos S. K. Magalhães)
Neste post, vamos recordar a instalação da rede geral de água potável da Vila de Águas Virtuosas.
Como sabemos, na Era Américo Werneck, quando da realização das obras fundadoras de Águas Virtuosas (Cassino, Lago, Farol, etc.), completando o plano de urbanização, foi que se deu
Anuário de Minas Gerais, 1913 (bn.digital.gov.br)
Antes disso, havia mais de 500 cisternas de água mineral, abertas no subsolo, para consumo das habitações. [2]
Vamos lá.
CAPTAÇÃO DA ÁGUA POTÁVEL DE LAMBARI
A captação da água potável de nossa cidade se dá em 3 fontes: duas na Serra das Águas e uma no Ribeirão Mumbuca.
A mais antiga fonte de captação é a denominada Nascente Werneck.
Localizada no alto da Serra das Águas, a Nascente Werneck, construída em 1910, ainda fornece água potável para nossa cidade.
Ano da construção (Reproduçao. Fonte: Eliomar Cândido da Silva)
Os canos d'água atravessam a mata sustentados por trilhos de ferro
A água dessa nascente desce da Serra das Águas, atravessa o centro da várzea e chega, por gravidade, à Estação de Tratamento, próxima da Caixa d'Água no Cruzeiro.
Alunos da Escola Municipal Dr. João Bráulio Júnior visitam a Estação de Tratamento do SAAE/Lambari, a qual recebe, por gravidade, água originária da Nascente Werneck (Reprodução. Facebook/SAAE/Lambari - 2, jun, 2022)
Recorde-se que a edificação dessa Caixa d'Água foi concluída no mandato do prefeito Antônio Pimentel Júnior, sucessor de Américo Werneck (Aqui: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=43078)
A Nascente Werneck localiza-se na Serra das Águas, em ponto mais elevado do que a Caixa d'água do Cruzeiro
A Nascente Werneck na Serra das Águas, datada de 1910, ainda é fonte de água potável de nossa cidade.(Reprodução/SAAE/Marcos S. K. Magalhães)