Para nós do Águas Virtuosas Futebol Clube ele sempre foi o Joãozinho, ou o Joaõzinho do Crisóstomo, mas foi como João Fernandes que fez carreira em times profissionais.
Em Lambari, ainda muito jovem, com 15/16 anos, jogou no Águas amador de 75 e 77. Depois seguiu para o juvenil do Campo Grande (RJ) e por esse clube disputou um campeonato de juniores. Em 1980, foi promovido para o time principal, e jogou algumas partidas do Campeonato Carioca. No Campusca - como é carinhosamente chamado o time do Campo Grande - permaneceu entre 1983 e 1986, já como titular, disputando campeonatos cariocas.
Em 1982, participou de alguns jogos da maior conquista da história do time de Ítalo del Cima - campeão brasileiro invicto da 2a. Divisão (Taça de Prata). (1)
Com essa conquista, o Campo Grande subiu para a 1a. divisão, e João Fernandes chegou também a participar de algumas partidas do Campeonato Brasileiro de 1983. (2)
Em 1986, ele foi para o Náutico, de Recife, e disputou o Campeonato Brasileiro. E em 1987, jogou o campeonato catarinense pelo Brusque. Depois, de volta a Lambari, foi tetracampeão da Liga de São Lourenço pelo time do Águas, e artilheiro da liga.
Como se pode ver, há muita história para ser contada sobre ele, e assim vamos fazê-lo em partes.
No AVFC de 1975 o menino Joãozinho, então com 15 anos, jogou algumas partidas, e fez o gol mais importante do campeonato da Liga de Caxambu disputado naquele ano - o gol contra Conceição do Rio Verde, que classificou o Águas para a semifinal.
Finalzinho de jogo, 1 x 0 para o Conceição, o Águas necessitando do empate. Jogo difícil, pegado, grande rivalidade. Uma forte pancada de chuva caíra, e pouco depois Joãozinho foi lançado pela ponta direita, venceu o lateral na corrida e rumou em direção a gol; na saída do goleiro Mulato, chutou devagar, na diagonal, a bola saiu pererecando e, úmida, passou por sobre a mão do goleiro. Gol do Águas!!!
O gol da classificação e da confusão... Invasão de campo, briga dentro e fora do gramado, uma luta para os jogadores do Águas saírem do vestiário, policiais dando tiros para o alto e muito mais, que um dia contaremos em detalhes aqui neste espaço virtual.
Abaixo, uma das formações do Águas de 1975:
Em pé, entre outros: Edson, Delém, Tucci, Tinz, Sérgio e Pedro Guela. Agachados: Joãozinho, Gabriel, Xepinha e Zé Mariano.
Abaixo, o Campo Grande - campeão invicto de 1982 (Taça de Prata):
João Fernandes está em pé, ao lado do goleiro reserva (camisa azul).
No Campo Grande, João Fernandes, que começara no Águas atuando no meio-de-campo, destacou-se como zagueiro:
A primeira foto é de 1984; a segunda, de 1986.
João Fernandes marcando Romerito. Jogo contra o Fluminense, Campeonato Carioca de 1986.
Abaixo, jogo Campo Grande e Seleção Olímpica, Maracanã, preliminar de Brasil e Inglaterra, 1983:
Em pé, Jorge Negreiros, Haroldo, João Fernandes, Maurício, Pirulito e Marinho. Agachados: Carlos Antônio, Lulinha, Dedei, Pinto e Torrinha.
João Fernandes em lance do jogo Campo Grande X Seleção Olímpica (1983)
João Fernandes (último à direita, em pé), jogo Campo Grande e Botafogo, 1984:
Continua no próximo post, neste link: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37184
(2) Gols da partida Corinthians e Campo Grande, em 1983 : http://www.youtube.com/watch?v=RH2p4DT3hog