O pai - Roberto Nascimento - deu-lhe o nome e o gosto pelo futebol. O tio - Nenê - atuou pelo Vasquinho e pelo Águas. E Betinho - Roberto Nascimento Júnior - foi o jogador mais brilhante da família Nascimento, que também teve outros bons jogadores, como Dimas e Egberto.
Em 1959, o jovem de 14 anos para 15 anos já era titular do Vasquinho e logo foi campeão. Aos 17 anos foi para o Fluminense (RJ), do técnico Pinheiro, onde assinou contrato como profissional e lá ficou até 1965, quando o casamento o trouxe de volta à terra Natal.
Após seu casamento, Betinho se afastou do futebol. Um ano e pouco depois, já fora de forma, não conseguiu retornar ao time do Vasquinho; mas acabou contratado pelo Flamengo de Varginha, e lá atuou profissionalmente até 1967.
Em finais de 1967, quando o Águas começou a formar o time profissional visando à disputa da Divisão de Acesso, a diretoria do clube decidiu trazê-lo de volta a Lambari e teve de comprar o seu passe. O pagamento se deu na forma de dois amistosos - um em Varginha e outro em Lambari, ficando o clube que cedeu o atleta com as rendas dos jogos.
O segundo jogo do Águas contra o Flamengo de Varginha foi realizado em Lambari. Nesse jogo, que terminou em 2 x 2, foi que se deu o famoso gol de falta de Zezé Gregatti, que já narramos aqui neste espaço virtual (1).
O time do Águas Virtuosas dos anos 1960 foi, sem sombra de dúvida, o melhor da história do clube, com um meio campo/ataque em que jogaram craques como Miltinho, Paulinho, Motinha, Walmando, Betinho, Damião, Evaldo, Alemão, Zezé Gregatti.
Vejamos algumas fotos dessa fase de sua carreira:
Vasquinho dos anos 1950
Em pé: Roberto Nascimento, Zé Carlos, Chanchinha, Bodinho, Pitovó, Zoroastro, Guinho e João André. Agachados: Chá, Helinho, Zezé Gregatti, Betinho e Carlito.
Equipe campeã lambariense de 1961
Guinho, Zé Aírton, Walmando, Betinho e Carlito (anos 1950) Campeão de 1961, na foto com a irmã Márcia
Águas amador final dos anos 1950
Em pé: Crisóstomo, Guinho, Zé Aírton, João André, Chá e Chanchinha. Agachados: Walmando, Pé-de-ferro, Galaor, Betinho e Chanchão.
Águas amador dos anos 1960
Geraldo, Chá, Cabritinho, Tinz, Delém, Zé Carlos e Jaú. Agachados: Chiquinho Barletta, Betinho, Walmando, Zoinho e Serginho Barletta.
Águas profissional dos anos 1960
Águas 1968. Em pé: Wilson, Bulau, Pulga, Baiano, Liu e Motinha. Agachados: Sérgio, Walmando, Miltinho, Betinho e Paulinho.
Águas 1969. Em pé: Jaime (técnico), Jerri, Maurício, Bulau, Pulga, Paraguaio, Baiano, Liu e Geraldo. Agachados: Betinho, Alemão, [?], Walmando, Varley, Rivelino, Sabadine e Sérgio.
Águas dos anos 1960: Zezé Gregatti, Betinho, Bulau e Paulinho. Agachados: Sarará e Liu. Ao fundo: Baiano e o goleiro Carlinhos.
Varley e Betinho.Ao centro, o prefeito Jairo Ferreira. Ao fundo: Damião
1) http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37044
(*) Veja a continuação deste post aqui:
Craques (5b) - Betinho -http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37694