Sumário
O primeiro Pavilhão das Fontes
Após as obras de captação e separação das nascentes das águas, ocorridas em 1905/1906, o velho prédio que protegia o poço, construído em 1865, foi demolido e em seu lugar se ergueu vistoso pavilhão mourisco para proteger as atuais fontes. (1)
Próximo do pavilhão, foram construídas as instalações para o engarrafamento das águas.
Pavilhão das Fontes. Ao fundo, galpão de engarrafamento (1905)
Turistas, no Parque das Águas. Anos 1880
Uma antiga vista do Parque das Águas (ao fundo). No primeiro plano, a Praça da Liberdade
Parque das Águas - Anos 1900/1910 - Reprodução. Fontes: Museu Américo Werneck - APM
|
Visão do site do Arquivo Público Mineiro
Neste site podem ser pesquisados arquivos, jornais, fotos e textos sobre a história de Águas Virtuosas/Lambari http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/
|
Veja fotos antigas de Águas Virtuosas/Lambari, clicando os links a seguir.
Entrada do Parque das Águas (1)
Entrada do Parque das Águas (2)
Vista parcial do Parque das Águas
Veja também
Sobre essas obras de Américo Werneck, veja também:
O embelezamento da estância do Lambary
Ainda sobre esse tema, veja-se o trabalho de Francislei Lima da Silva, em que o autor estuda como se deu o processo do chamado aformoseamento da estância de Águas Virtuosas.
Nesse texto acadêmico, o autor também ilustra e discorre sobre
projetos decorativos para os parques e jardins, com temas para fontes, pavilhões e prédios idealizados no programa de obras para embelezamento da estância do Lambary, pela empresa de Arquitetura do Rio de Janeiro: Poley & Ferreira, a pedido do próprio Werneck em seu mandato como prefeito em 1909.
Como se sabe, com as verbas já garantidas pelo Estado para a construção da Estância de Águas Virtuosas, Américo Werneck partiu para a Europa em circuito turístico pelas estâncias hidrominerais do Velho Mundo, e de lá voltou cheio de ideias que a firma Poley & Ferreira transformou em requintados projetos.
Fonte do Novo Parque
Novo Pavilhão
Blueprints* de alguns projetos encomendados por Américo Werneck.
(*) O nome blueprint deriva desse papel azul utilizado em projetos de arquitetura e engenharia.
SILVA, Francislei Lima da. Monumentos da água no Brasil: Pavilhões, fontes e chafarizes nas estâncias Sul Mineiras (1880-1925) [Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
Disponível em: http://www.ufjf.br/ppghistoria/files/2011/01/Francislei-Lima-da-Silva.pdf - Consultado em 16, jun. 2013.
Ao centro, o Parque das Águas, nos anos 1920
Pavilhão das Fontes (1920)
Vista interna do Parque das Águas
No vídeo abaixo, dos anos 1950, pode-se se ver [entre 05:00/06:00 min] um filme sobre o Congresso Eucarístico realizado em Lambari, no qual aparecem autoridades eclesiásticas visitando o Parque das Águas e tomando água nas fontes.
VÍDEOS - Lambari - Ano de 1955
https://www.youtube.com/watch?v=SJ4bRbbOe1k
(1) MILÉO, José N. Ruas de Lambari. Guaratinguetá, SP : Graficávila, 1a. edição, 1970, p. 26.
(2) Para ver algumas informações biográficas de Américo Werneck, clique este link: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=36346
(3) CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. A Construção da Estância Balneária de Águas Virtuosas. In Como Esaú e Jacó: as oligarquias sul-mineiras no final do Império e Primeira República. Tese (Doutorado em História). Universidade Estadua Paulista, 2012, págs.123/153. - Disponível em http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/FABIO.pdf - Visitado em 16, jun, 2013.
(4) MILÉO, op. cit., p. 35.
(5) "Por ocasião das grandes obras efetuadas pelo prefeito Américo Werneck, o parque foi muito aumentado e foram construídos, na área do parque, prédios (mercado de flores e fábrica de gelo) que jamais entraram em funcionamento." [MILÉO, op. cit., p. 26.]
(*) Como se sabe, a polêmica que envolveu Américo Werneck e o Governo de Minas, iniciada em 29/07/1913, foi muito prejudicial ao desenvolvimento de Lambari.
Veja neste link um texto sobre esse caso, que ficou conhecido nacionalmente como Questão Minas X Werneck: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=4299669
Fonte das fotos:
(a) A 1a. parte desta série está neste link:
http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37704
(b) A 3a. parte e última parte desta série está neste link: