Memórias de João Luiz Fernandes
O culto dos antepassados — relembrando aquilo que tiverem feito para o bem do seu próximo - além de fortalecer os laços familiares, certamente contribuirá para a conservação dos bons sentimentos e dos ideais de elevação moral e espiritual entre as novas gerações.
(JOÃO LUIZ FERNANDES)
Acabo de receber dos amigos Helinho e Joãozinho Fernandes, do Hotel Águas Virtuosas, o livro Reminiscências de um Brasileiro do Século XX - Cidade das Águas Virtuosas, de João Luiz Fernandes.
Nele, o autor – respondendo à pergunta: Por que registrar minhas memórias? – diz que
Frequentemente, pessoas que ouvem meus relatos incentivam-me a registrá-los. É o que passo a fazer, pois, além de crer que me sentirei bem, tenho também a intenção de colaborar para que se conserve um pouco da nossa memória familiar – memória que, acredito, todas as pessoas deveriam cultivar, em suas famílias.
E concordamos plenamente com o sr. João Luiz, e é isso também que vimos fazendo, quer nos livrinhos que lançamos (aqui), quer nos posts de memórias familiares (aqui) e do futebol de Lambari (aqui) que vimos publicando no site GUIMAGUINHAS.
Assim, Reminiscências é um importante registro que vem se somar a alguns poucos livros de memórias sobre nossa cidade, os quais já mencionamos no post Bibliografia sobre Aguinhas.
Natural de Lambari (16/08/1916), filho de Antônio Luiz Fernandes e Rita Luiza Gonçalves Fernandes, João Luiz é o caçula de onze irmãos (sete homens e quatro mulheres). Começou a trabalhar aos 10 anos como charreteiro, aos 17 foi para o Rio de Janeiro, onde exerceu diversos ofícios, o principal deles no ramo de cinemas. Retornou para Lambari em 1941, tendo aqui fundado o Bar Pinguím, que foi um importante espaço de encontro social em nossa cidade (aqui). Atuou também no ramo imobiliário e foi atleta (e técnico) do Águas Virtuosas. Em 1948, foi eleito vereador. No início dos anos 1950, casou-se um "jovenzinha fluminense" (Dona Othonira) e retornou ao Rio de Janeiro, radicando-se na Zona Oeste (Campo Grande).
Em 2008, inaugurou em Lambari um centro comercial - o Shopping Águas Virtuosas, cujo edifício leva o seu nome, e no qual funciona também o Hotel Águas Virtuosas.
João Luiz e Othonira não tiveram filhos, e atualmente residem em Lambari.
Livreto editado por ocasião do inauguração do Shopping Águas Virtuosas (Edifício João Luiz Fernandes)
(1) Na piscina, em Lambari (2) Ficha de atleta do Águas Virtuosas, da Liga Desportiva Caxambuense (1948)
No time do Águas Virtuosas: (1) Com o sobrinho Crisóstomo; (2) com o sobrinho Hélio Fernandes
Os jogadores de futebol da Família Fernandes
- FERNANDES, João Luiz. Reminiscências de um Brasileiro do Século XX - Cidade das Águas Virtuosas. Lambari, MG : Gráfica Kirios, 2013.
- othonira@uol.com.br