O lambariense Crisóstomo Fernandes foi um dos maiores jogadores de futebol de nossa terra, tendo atuado no Águas Virtuosas, no Vasquinho e na S.O.L. dos anos 1950/60.
Mas há um faceta pouco conhecida de Crisóstomo, qual seja a sua inclinação para a música.
De fato, nos anos 1960, ainda menino, me lembro de uma festa de agosto (dia da cidade) em que Altemar Dutra esteve em Lambari e fez um número em parceria com Crisóstomo. Nesse dia, estavam também presentes o Trio Soberanos e João Ribeiro (João Vital), esse companheiro de Crisóstomo em muitos eventos musicais e em serenatas que ficaram famosas na cidade.
Crisóstomo e João Ribeiro (João Vital), apresentando-se em Três Corações. Ao fundo, no violão, Vítor Cunha (*)
Eu sabia também da existência de um disco gravado por Crisóstomo, mas só recentemente consegui localizá-lo. Trata-se do compacto duplo que segue abaixo. E, entre os acompanhantes de Crisóstomo — "o homem da noite em Lambari"—, estão também o violão e o talento de João (Martins) Ribeiro. Eis o disco:
(*) Já falecido, o Auditor-Fiscal da Previdência, radialista, músico e grande botafoguense Vítor Cunha foi um tricordiano muito estimado pelos seus conterrôneos. Na praça principal da cidade, há hoje uma estátua em sua homenagem, justo tributo que que lhe foi prestado pela comunidade de Três Corações.
Fontes: João Ribeiro; Museu Américo Werneck; brasilmetropole.com.br