Introdução
Sobre as Indústrias ABI já publicamos alguns posts:
Hoje voltamos ao tema para relembrar alguns eventos históricos ocorridos naquela que foi a mais importante das indústrias de Lambari. Vamos lá.
Prêmio Dedicação ao Trabalho
Em 1966, o funcionário Joaquim Domingos da Silva foi contemplado com o prêmio "Dedicação ao Trabalho", promovido pela Indústrias Guarany, então proprietária das Indústrias ABI.
O evento ocorreu no dia 16 de abril de 1966, ocasião em que houve a realização de uma missa nas instalações da fábrica e uma solenidade de entrega da premiação. O prêmio de Joaquim Domingos — representado por um cheque — foi entregue pelo jogador Pelé, que à época se encontrava em Lambari com a delegação da Seleção Brasileira de 1966, que aqui fazia sua pré-temporada para a Copa do Mundo.
Joaquim Domingos recebendo o prêmio das mãos de Pelé, em 1966
Operário Padrão
Geraldo Machado de Sousa, o maestro Geraldo Machado (aqui), trabalhou por toda uma vida na "fábrica do Biaso", como era conhecida popularmente as Indústrias ABI. Ainda muito jovem, ingressou na ABI em 1o. de novembro de 1944, como aprendiz na Seção de Estanhagem e Acabamento. Entre os anos de 1947 a 1953, exerceu as funções de soldador (solda com liga de chumbo, solda acetilênica e elétrica). A seguir, entre 1954 e 1960, passou às funções de ferreiro/prensista. Depois, tornou-se chefe da Seção de Aço Inoxidável (1961/62), e em 1963 foi promovido a Chefe de Almoxarifado, cargo em que permaneceu até 1970; nesse cargo acumulou as funções de Planejador de Materiais e Comprador Oficial. Em 1971, foi novamente promovido, dessa feita ao cargo de Supervisão de Produção da Seção de Aço Inoxidável, seção da qual foi também orçamentista e programador. Nessa época, participou ativamente da criação de 3 novos aparelhos para a indústria de laticínios: o Refrigerabi, o SOPABI e a Máquina de Homogeneizar Yogurt.
Em 1973, foi eleito pelos seus companheiros o Operário Padrão das Indústrias ABI, tendo concorrido ao prêmio Operário Padrão de Minas Gerais, em evento ocorrido no SESI/MG, em Belo Horizonte, que contou com 28 participantes.
Geraldo Machado (na 1a. fila, ao centro) entre os concorrentes do prêmio Operário Padrão de Minas Gerais (SESI/BH/1973)
Visita do Ministro Mario Andreazza
No início dos anos 1970, Mário Andreazza, então Ministro do Interior, visitou a Fábrica ABI. Na foto abaixo, ele examina um torno mecânico, desenvolvido por Vadinho Biaso.
Visita do Ministro Mário Andreazza à ABI. Na foto, à frente, entre outros: Dr. Toninho Ferreira, Jairo Ferreira (prefeito), Andreazza e Vadinho Biaso. Ao fundo, entre outros: Antônio Franco e Sebastião Arantes.
Fontes: Agradecemos à D. Aparecida da Silva, viúva de Joaquim Domingos da Silva, e a Geraldo Machado de Sousa, a cessão das fotos, a autorização para sua divulgação e as informações utilizadas neste post.
A foto da visita de Andreazza à ABI é do acervo do Museu Américo Werneck.