Ilustração: Visita ao Museu Américo Werneck para entrega da planta de Águas Virtuosas ao tempo de Werneck (1909)
Visitamos ontem as dependências do MUSEU AMÉRICO WERNECK no Parque das Águas para entregar ao acervo daquela instituição o seguinte:
Este é o registro desta visita.
Confira.
A PLANTA - ÁGUAS VIRTUOSAS AO TEMPO DE WERNECK
Como anotamos aqui no site GUIMAGÜINHAS (ver link 1, a seguir), em 1909, tão logo assumiu a prefeitura de Águas Virtuosas, Américo Werneck providenciou a planta cadastral da vila, a qual tomou como base dos projetos das obras a executar para melhoramento da localidade.
Essa planta pertencia ao acervo de Bibiano José Carvalho da Silva Rocha e nos foi emprestada para a elaboração da série de posts que discriminamos abaixo, com o compromisso de, posteriormente, entregá-la ao acervo do nosso museu.
Pois bem, após afixá-la numa bela moldura de madeira, gentilmente cedida pela Madeireira Levi, fizemos ontem a entrega dessa peça única ao Museu Américo Werneck.
O LIVRO - PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI
Aproveitando a visita acima, deixamos também para o acervo do Museu Américo Werneck um volume do nosso livro PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI, no qual fizemos um resumo didático de 300 anos de história de nossa cidade.
Esse livro enfeixa os 10 fascículos da Coletânea PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI, quais sejam:
Esses fascículos, no formato e-book, estão disponíveis gratuitamente no site GUIMAGÜINHAS, neste link: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/ebooks.php
No formato impresso, tanto os fascículos quanto a edição econômica (que consolida os fascículos acima) estão à venda na editora UICLAP, neste link: https://uiclap.bio/guimaguinhas
- Planta da Villa de Águas Virtuosas - Mandada organizar pelo exmo. sr. Prefeito Municipal Dr. Américo Werneck - 1909
- Pequena história de Águas Virtuosas de Lambari. Antônio Carlos Guimarães. Editora UICLAP, SP, 2022
- RESUMOS DA HISTÓRIA DE "ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARY" - Pontos da história de Lambari - aqui
- Nossos agradecimentos ao Bibianinho Rocha pelas informações, pela cessão da planta histórica e pela amizade e atenção com que nos trata.