Ilustração: Capa do Fascículo 2 da Coletânea PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI - A formação da Vila de Águas Virtuosas
Conforme já descrevemos aqui no site GUIMAGÜINHAS, a Coletânea PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI faz um resumo didático da história da outrora ÁGUAS VIRTUOSAS — a atual cidade de LAMBARI, MG.
Trata-se de uma série de fascículos, em formato eletrônico (e-book) e em formato impresso (livreto), na qual se narra de forma resumida a história de nossa cidade.
A Coletânea abrange o seguinte período histórico:
Veja aqui: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=61723 |
Pois bem, nesta série MEMÓRIAS DA NOSSA TERRINHA, vamos destacar aspectos interessantes e/ou curiosos da história de Lambari, narrados na citada Coletânea.
Vamos lá ao número 3 desta série.
O FASCÍCULO 2 (DOIS) DA COLETÂNEA
Este é o conteúdo do Fascículo 2 da Coletânea, que narra a história da formação da VILA DE ÁGUAS VIRTUOSAS: primeiros moradores, aquáticos ilustres, a vinda da Princesa Isabel e o Conde D'Eu, formação do patrimônio público:
A seguir, destacamos alguns pontos interessantes deste Fascículo 2, intitulado: A FORMAÇÃO DA VILA DE ÁGUAS VIRTUOSAS - O primeiro século de existência.
Na dedicatória, lembro Bibianinho Rocha, uma das últimas memórias vivas de nossa história, com quem troquei muitas informações e causos sobre a a formação de nossa cidade:
Neste fascículo cuidamos de alguns aspectos pouco conhecidos da nossa história, no período de 1780 a 1890, como se pode ver abaixo:
Quando se deu a descoberta da Água Virtuosa?
Foi provavelmente na década de 1780 que nossas águas foram descobertas. Confira:
Quem era Antônio de Araújo Dantas
Ao contrário do que diz a lenda, Antônio de Araújo Dantas não foi um escravizado mina, que teria levado Cecília e Tancredo às fontes milagrosas.
Ele era um fazendeiro, em cujas terras as águas virtuosas foram descobertas:
Visitas ilustres a Águas Virtuosas no Século XIX
No Século XIX, políticos, ricos fazendeiros, famílias ilustres, muitos desses frequentadores da Corte Imperial, vieram à Vila, em busca das Águas Virtuosas:
Durante 2 meses e meio, de agosto a novembro de 1868, a Princesa Isabel e o Conde D'Eu estiveram em Campanha e Águas Virtuosas de Lambary, e, depois, em Águas Virtuosas de Baependy (atual Caxambu). Veio a princesa em busca das águas santas que pudessem auxiliá-la a engravidar.
Henrique Gerber - Parque das Águas: obras e regulamento de uso das águas (1862)
Em 1862, com o engenheiro Henrique Gerber, nosso Parque das Águas recebeu as primeiras obras de preservação das nascentes, engarrafamento das águas e a regulamentação de uso e cuidados das fontes:
Fatos memoráveis e aspectos da Vila no Século XIX e início do Século XX
E, ao final, listamos fatos memoráveis ocorridos na Vila nas décadas de 1830 e transcrevemos descrições de aspectos da povoação no Século XIX e início do Século XX: