Ilustração: Porta-livros com os volumes da Coletânea PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI
Conforme já descrevemos aqui no site GUIMAGÜINHAS, a Coletânea PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI faz um resumo didático da história da outrora ÁGUAS VIRTUOSAS— a atual cidade de LAMBARI, MG.
Trata-se de uma série de fascículos, em formato eletrônico (e-book) e em formato impresso (livreto), na qual se narra de forma resumida a história de nossa cidade.
A Coletânea abrange o seguinte período histórico:
Veja aqui: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=61723 |
Pois bem, nesta série MEMÓRIAS DA NOSSA TERRINHA, vamos destacar aspectos interessantes e/ou curiosos da história de Lambari, narrados na citada Coletânea.
Vamos lá ao número 2 desta série.
O FASCÍCULO 1 (UM) DA COLETÂNEA
Este é o conteúdo do Fascículo 1 da Coletânea, que faz uma excursão pela História do Brasil — da "descoberta" do Brasil até o reconhecimento da Região do Lambari e a evolução da Vila de Campanha:
A seguir, destacamos alguns pontos interessantes deste Fascículo 1, intitulado: HISTÓRIA PRIMITIVA DE ÁGUAS VIRTUOSAS - Sertão do Rio Verde, Região do Lambari e Águas Virtuosas de Lambari
Na dedicatória, lembramos meus principais contadores de história, aqueles que me fizeram interessar pela história e estórias de minha parentela e de minha cidade:
Pequena excursão pela História do Brasil
Da "descoberta do Brasil" à Vila de Campanha:
Nheengatu - a língua geral falada no Brasil nos séculos XVI/XVII
O Nheengatu — a língua brasílica (diz-se de gente e coisas indígenas do Brasil. Dic. Aurélio) — foi a língua geral falada no Brasil, particularmente no litoral brasileiro, por mais de 200 anos:
Uma curiosidade histórica liga LAMBARI (MG) à língua TUPI
Uma curiosidade histórica liga LAMBARI (MG) à língua TUPI
Nas décadas de 1940/50, conviveram em Lambari,MG dois ilustres literatos e mestres de línguas indígenas do Brasil: o Padre Antônio Lemos Barbosa e o escritor Basílio de Magalhães, tendo este último prefaciado o livro Curso de Tupi Antigo: Gramática, Exercícios, Textos, daquele autor. Como foram contemporâneos na passagem por Lambari, quem sabe não teriam conversado na "língua brasílica"...
|
Os povos indígenas e a colonização do Brasil
A importância dos povos indígenas na formação do Brasil e suas contribuições para a sociedade mundial: habilidades agrícolas, de caça e pesca, de fabricação de artefatos, o conhecimento das matas, rotas, plantas, a cultura, a arte, a língua, a religião, a conservação da floresta:
A Estrada Real foi o caminho que servia para escoar as riquezas do Brasil na época da Colônia. Atualmente, com 1.630km de extensão, constitui a maior rota turística do Brasil, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro:
A Garganta do Embaú foi o ponto de penetração dos bandeirantes paulistas para a conquista do território mineiro:
Nos primórdios da corrida do ouro pelo território do Sul de Minas, as terras banhadas pelo Rio Verde e Rio Sapucaí ficaram conhecidas por Minas do Rio Verde ou Minas do Sul:
As primeiras cidades do Sul de Minas
Dentre as primeiras cidades do Sul de Minas fundadas pelos bandeirantes paulistas estão Baependi, Aiuruoca e Campanha:
A partir dos anos 1700, a Região do Lambari (próxima da Estrada Geral e do Rio Lambari) começou a ser povoada: