Guimagüinhas
Memórias familiares e de minha terra natal
Meu Diário
07/02/2024 06h36
LITERATURA DE AGUINHAS - José Carlos Lisboa, um lambariense que se tornou o maior hispanista do Brasil

Ilustração: José Carlos Lisboa. Reprodução. Arquivo UFMG


SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO

"Ó José Carlos, irmão-em-Escorpião!
Nós o conseguimos...
E sorrimos
de uma vitória comprada por que preço?
Quem jamais o saberá?
À sombra dos setenta anos, dois mineiros
em silêncio se abraçam, conferindo
A estranha felicidade da velhice"

 

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE homenageou seu amigo José Carlos com o poema acima (Fazer 70 Anos).


Mineiro da cidade de Lambari, MG (4-11-1902 - Belo Horizonte, 1994), de modesta família típica do interior brasileiro,  JOSÉ CARLOS LISBOA foi um dos filhos de João de Almeida Lisboa e de Maria Rita de Vilhena Lisboa, irmão da poetisa Henriqueta Lisboa e da pedagoga Alaíde Lisboa de Oliveira, iniciadora da Didática Nova.

Formado em Farmácia, bacharel e doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, participou no final da década de 30, da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da então Universidade de Minas Gerais (UMG), que daria origem à UFMG.

Ocupou a cátedra de Língua e Literatura Espanhola da Faculdade a partir da década de 40. Dez anos depois, tornou-se catedrático e doutor em Língua e Literatura Espanhola também pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Foi diretor adjunto do curso de Jornalismo desta faculdade e, em 1967, participou da criação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual foi o primeiro diretor.

Na UFRJ, lecionou também nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Crítico literário era considerado o maior hispanista do Brasil. 

(Fonte: www.facebook.com/antigosalunosecoufrj - http://professorfeijo.blogspot.com)

Voltar


FARMACÊUTICO EM ÁGUAS VIRTUOSAS

Na antiga Pharmácia da Empreza, pertencente à família LISBOA, certa época, trabalhou José Carlos Lisboa, cuja primeira formação fora farmacêutico, mas que depois seguiu carreira de professor universitário, escritor e crítico literário em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Recorte. Receituário do médico João Lisboa Junior e propaganda da Farmácia da Empresa. 1932


Em 1935, forma-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.

Posteriormente, aí se doutorou.


Veja também:

Voltar


A INFLUÊNCIA DA ESTÂNCIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS NA FORMAÇÃO DOS LISBOA

Diz Guy de Almeida:

Na origem de José Carlos Lisboa, na cidade em que nasceu, em suas circunstâncias familiares, estão a meu juízo fatores que estimularam o seu talento inato, a sua vocação para a vida intelectual. Lambari não era uma cidade comum, com rotina diária mais ou menos estática. Suas águas virtuosas atraíam, para temporadas anuais, personalidades destacadas das principais cidades do país, como até mesmo a família do presidente Getúlio Vargas. Elas traziam temas, reflexões e informações que lhe davam um certo ar metropolitano. A farmácia de João Lisboa, patriarca que exercia significativa liderança na região, era um espaço natural para o estabelecimento de relações que frequentemente se transferiram para o ambiente doméstico. [........]

[Todos os filhos do casal Lisboa, Maria Rita e João Lisboa]... realizaram em época de limitadas condições econômicas, cursos superiores que deram contorno a uma família de pedagogos, advogados, médico, alguns deles indo além para ganhar renome como escritores e políticos.

(No homem, o mestre. In José Carlos Lisboa, o mestre, o homem. Ed. UFMG, 2004)


Veja também:

Voltar


PROFESSOR HISPANISTA, FILÓLOGO, ESCRITOR

José Carlos Lisboa merece ser lembrado por sua extensa obra como professor, escritor, radialista, tradutor e literato.

Ele foi professor catedrático de Língua e Literatura Espanhola da então Universidade do Brasil e foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFRJ, onde criou e dirigiu o Curso de Jornalismo, tendo sido, também, o seu primeiro Diretor.

Hispanista, filólogo, escritor rigorosíssimo em suas pesquisas, pautou-se, em sua longeva existência, pelo exemplo de caráter e escorreita conduta profissional, fazendo de cada aluno um amigo e de cada amigo um admirador. Não tive a sorte de com ele conviver, mas tivemos amigos comuns, que sempre a José Carlos Lisboa se referiam com carinho, respeito e apreço. Um desses amigos comigo participou intensamente na tentativa de implantar tecnologias educacionais, revolucionárias para a época, no Ensino Médio de Segundo Grau, nas escolas públicas do Estado. Refiro-me ao pranteado professor, também hispanista, Nílson Storino Laplana.

José Carlos Lisboa foi diretor de publicações e divulgação da Biblioteca Nacional; membro do Conselho Nacional de Cultura, fundador, diretor e professor do Ateneu García Lorca.

Foi fundador e conselheiro do Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica; foi ex-presidente do Centro de Estudos Hispânicos da Universidade do Brasil, que também idealizou e organizou.

Fundou, ainda, o Seminário Menéndez Pidal, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consagrou sua vida ao magistério universitário e à literatura espanhola. Foi, ainda, Professor fundador e catedrático de Língua e Literatura Espanhola da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.

"Ele foi acima de tudo um professor e pesquisador", resume sua sobrinha, Abigail Lisboa, professora aposentada do departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Segundo ela, o professor Lisboa era rigoroso, mas muito querido pelos alunos. "Eles sentiam o peso de sua influência, de sua dedicação ao ofício de ensinar e de sua preocupação efetiva de imprimir uma nova visão de mundo", afirma.

(Fontes: https://www.ufmg.br/boletim/bol1375/oitava.shtml- http://professorfeijo.blogspot.com)

Voltar


OBRA LITERÁRIA

Lisboa também mergulhou na literatura — escreveu romances, poesias, ensaios, peças de teatro — e teve destacada atuação cultural, especialmente no final da década de 30, quando foi chefe de gabinete do então prefeito de Belo Horizonte, José Oswaldo de Araújo.

Apresentou três programas na Rádio Inconfidência: A vida e a obra dos grandes mestres, Rádio-Teatro e Cortina da Semana.

Escreveu as peças A Província e O Rei do Câmbio. Graças ao bom trânsito com professores da Espanha, trouxe ao Brasil ilustres mestres universitários para encontros e conferências.

(Fonte: https://www.ufmg.br/boletim/bol1375/oitava.shtml)


SUAVE ADVERTÊNCIA

Por qualquer desses trilhos, por que fores
é sempre a mesma vida que perdura
são dissabores sobre dissabores
é uma tortura atrás de outra tortura.

Em vão teus olhos claros sonhadores
se erguem, chorando, ansiosos para a altura
ninguém sabe, nem pode, nem procura
minorar-te os suplícios e amargores.

Mas se tiveres a felicidade
de encontrar, no caminho, um vulto amigo
de mulher que te queira e que te agrade,

sob a luz de seus olhos, de repente
sentirás suportável o castigo
de lutar todo o tempo inutilmente.

(Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/)


Sua obra intelectual é extensa.

Publicou pelo MEC:

1- TIRSO DE MOLINA, CRIADOR DE DON JUAN;
2- TEATRO DE CERVANTES; ISABEL A DO “BOM GOSTO”;
3- A CASA DO BODE ( peça folclórica) em co-edição com Selo de Ouro;
4- UMA PEÇA DESCONHECIDA SOBRE OS HOLANDESES NA BAHIA (1ª edição do texto espanhol, estudo, tradução, modernização da peça, de Juan Antonio Correa) - co-edição com o INL.

Publicou pelo Instituto Nacional do Livro (INL):

1- O BRASIL RESTITUÍDO, de Lope de Vega (estudo, tradução, modernização de peça);
2- VERDE QUE TE QUERO VERDE, ensaio de interpretação do Romanceiro gitano, de Federico García Lorca, co-edição com Zahar Editor.

Publicou pela Editora Comunicação, em convênio com o INC / MEC:

1- A RAINHA DAS ONÇAS, romanceiro e teatro popular.
2- FILHOS PARTIDOS, novela em três pessoas.

Publicou pela Editora Civilização Brasileira:

1- A NUMÂNCIA, de Cervantes (estudo, tradução, modernização da peça).

Publicou pelo Serviço Nacional de Teatro / Ed. Dionisos:

1- GARCÍA LORCA, VIDA E OBRA.

Publicou pela Biblioteca Nacional:

1- O CURSO DE LETRAS NEOLATINAS.

Sua Tese de Cátedra, pela Editora Sedegra é GARCÍA LORCA E “BODAS DE SANGUE”.

Pela Livraria José Olympio editou sua última obra, em 1985, o romance VICENTE E O OUTRO

(Fonte: http://professorfeijo.blogspot.com)


No livro VICENTE E O OUTRO, há alusões romanceadas a LAMBARI, cidade onde o autor nasceu e passou sua infância.

Voltar


O MESTRE, O HOMEM

Em 12 de novembro de 2004, a Editora UFMG lançou o livro sobre José Carlos Lisboa.

O livro, JOSÉ CARLOS LISBOA - O MESTRE, O HOMEM, foi organizado por Abigail de Oliveira Carvalho e Guy de Almeida. O lançamento ocorreu na Academia Mineira de Letras. O livro de 239 páginas reúne textos de diversos autores para abordar a vida e a obra do professor catedrático e emérito da UFMG e da UFRJ.

José Carlos Lisboa foi um dos pioneiros na consolidação do ensino superior no Brasil, onde introduziu os estudos hispânicos e foi um dos criadores de curso de Comunicação Social.

No livro estão textos de Affonso Romano de Sant´Anna, Alaíde Lisboa de Oliveira, Ana Maria Machado, Angélica Soares, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Astrid Cabral, Branca Bakaj, Carlos Lemos, Célia Therezinha Guanabara, Cláudio Murilo Leal, Cleonice Berardinelli, Domício Proença Filho, Eduardo Portella, Guy de Almeida, Helena Ferreira, Izacyl Guimarães Ferreira, Joaquín de Entrambasaguas, José Carlos Lisboa Jr., José Carlos Lisboa de Oliveira, Lauro Tinoco, Letícia Malard, Margarida Alves Ferreira, Maria Antonieta Cunha, Maria Thereza Venancio, Marlene de Castro Correia, Melânia Silva de Aguiar, Murilo Badaró, Silviano Santiago, Stella Leonardos, Vera Maria de Azambuja Harvey e Zuenir Ventura.

(Fonte: professorfeijo.blogspot.com.br)

Capa. Reprodução. Editora UFMG

Voltar


REFERÊNCIAS

Voltar


 

Publicado por Guimaguinhas
em 07/02/2024 às 06h36

Espaço Francisco de Paula Vítor (Padre Vítor)

 

Aprendizado Espírita Net

 

 

PEQUENA HISTÓRIA DE ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBAR... R$ 86,87
A FACE DESCONHECIDA DA MEDIUNIDADE - A sensib... R$ 29,78
A Guerra das Espingardinhas R$ 35,19
LIVROS/E-BOOKS DO AUTOR NA UICLAP E AMAZON/KI... R$ 1,00
As Águas Virtuosas de Lambari e a devoção a N... R$ 22,87
Os Curadores do Senhor R$ 36,40
Abigail [Mediunidade e redenção] R$ 33,55
Menino-Serelepe R$ 41,35
Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Formas de interação com o site GUIMAGUINHAS

- Contato com o site - clique o link e envie sua mensagemhttp://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/contato.php

- Contato com o autor - envie mensagem para este e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com

- Postar comentários sobre textos do site - utilize esta ferramenta que está ao pé do textoComentar/Ver comentários 

- Enviar textos: utilize acima: