Ilustração: Recorte jornal Correio da Manhã, de 23 de maio de 1911 (Fonte: bn.digital.gov.br) - Foto de J. J. Seabra/Wikipedia
Como se sabe, as obras de Américo Werneck em Águas Virtuosas de Lambary foram inauguradas em 24 de abril de 1911, com a presença dos Presidentes da República e do Estado de Minas, além de outras personalidades.
Um mês depois, no dia 23 de maio de 1911, conforme noticiou o jornal Correio de Manhã, J. J. Seabra, então ministro da Viação e Obras Públicas (1910 - 1912) na presidência de Hermes da Fonseca, visitou Lambari a convite de Américo Werneck para inaugurar uma avenida que levaria o seu nome...
Vamos conhecer esta história, visto que não há em nossa cidade nenhuma via pública com o nome desse importante político e jurista brasileiro, que teria contribuído para a liberação das verbas de remodelação da estância, ao tempo de Werneck.
José Joaquim Seabra, conhecido como J. J. Seabra (1855 — 1942), foi um político e jurista brasileiro
J. J. Seabra – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Américo Werneck em Águas Virtuosas de Lambari
Frequentador/morador da antiga vila (1889-1908) - Primeiro prefeito nomeado (1909-1911) - Arrendatário da estância (1911-1912).
O DEPUTADO J. J. SEABRA EM LAMBARI
Segundo o Correio da Manhã de 24 de maio de 1911, dois anos antes dessa data, isto é, em 1909, J. J. Seabra viera a Lambary descansar dos trabalhos parlamentares. Nessa ocasião, conversara com Américo Werneck, então prefeito da cidade, como conseguir recursos, visando a reformar a estância.
Por aquela época, a viagem do Rio de Janeiro, então capital da República, a Águas Virtuosas de Lambari se fazia por trem, que saía da E. F. Central do Brasil até Cruzeiro (SP), onde se dava uma baldeação para o trem da Rede Sul-Mineira. (Aqui)
Neste trecho da reportagem, descreve-se a chegada de J. J. Seabra na Parada Mello e a instalação da comitiva no Hotel Mello.
Em seguida, registra-se a visita ao Parque das Águas, o almoço servido no hotel e respectivo menu.
Na oportunidade, discursou o deputado João de Almeida Lisboa, destacando os serviços prestados pelo ministro J. J. Seabra para a consecução das obras remodeladoras de Lambari.
Em resposta, J. J. Seabra agradeceu ao povo de Lambari a homenagem que receberia — inauguração da avenida que receberia o seu nome — e mencionou o apoio dado por Wenceslau Braz e Bueno Brandão às obras empreendidas por Werneck.
Por fim, J. J. Seabra redigiu um telegrama de agradecimento ao então Presidente do Estado Bueno Brandão, documento esse que foi assinado por ele e toda sua comitiva.
Há também uma referência à construção do Grande Hotel — uma sonhada obra de 200 apartamentos, que não saiu do papel... (aqui)
Este trecho da reportagem trata da inauguração da Avenida J. J. Seabra: com direito a banda de música, bandeiras, florões e escudos, presença da população e discursos.
Um dos discursos foi feito por Garção Stockler, que foi famoso orador, como já anotamos aqui.
VIAGEM DE VOLTA: ACIDENTE COM O TREM DE LASTRO
Na viagem de volta, na localidade de Palmeira, o comboio ministerial chocou-se com o trem de lastro, resultando em ferimentos leves em alguns passageiros e prejuízos materiais.