Nos anos 1950, circulou em Lambari o semanário O ÁGUAS VIRTUOSAS, de propriedade de ARISTIDES MOREIRA DE SOUZA, antigo tabelião civil, tendo como redator-chefe o então prefeito JOÃO LISBOA JÚNIOR e como redator URAL PRAZERES.
Pois bem, nos 26 números que circularam entre julho e dezembro de 1953, vamos encontrar inúmeros registros para compor a nossa série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C., que vimos divulgando no site GUIMAGUINHAS (Índice da Série - aqui).
É o que veremos a seguir.
Lançado como substituto do antigo semanário lambariense A PELEJA, O ÁGUAS VIRTUOSAS vai nos ajudar a recordar importantes episódios do futebol de Lambari.
Entre os fatos mais marcantes, podemos citar:
O Águas Virtuosas vence o returno do campeonato
No domingo, 11 de outubro de 1953, o Águas Virtuosas foi jogar em Itajubá, tendo de vencer, ou, se perdesse ou empatasse, torcer por um resultado negativo do União. Mas venceu o jogo por 2 x1, sagrando-se campeão do returno, postando-se para decidir o campeonato contra o Esporte de São Lourenço, numa melhor de três partidas.
Abaixo a notícia dada pelo prof. Carlos Rodrigues Eufrásio, no O ÁGUAS VIRTUOSAS, de 11,out, 1953, no qual ele faz também uma avaliação dos jogadores.
Destaque para QUINZINHO - "foi o maior homem do Águas, uma verdadeira máquina".
Confira:
Da esquerda para direita: entre outros: Quinzinho, Val, Alair, Hélio, Nenê, Gidão, João André, Crisóstomo (cabeça baixa) e Nicola.
O Esporte Clube São Lourenço, nosso tradicional adversário, é aquele do qual já falamos em posts anteriores, como estes:
Um instantâneo do time do Esporte Clube São Lourenço, dos anos 1940-50. Na foto, entre outros, Mauro, Ferrer, Jair, Rui, Casca, Elias, Pinellão e Marujo.
Esporte Clube São Lourenço de 1951. Na foto: Jahi, Velho, Lita, Rui, João, Paulino. Agachados: Afonso, Hélio, Henrique, Enéas e Araújo. Reprodução. Jornal O Crack. São Lourenço.1951
Esse jogo faz parte da final do Campeonato da Liga de São Lourenço de 1953, que foi disputada numa melhor de três partidas: a primeira em São Lourenço; a segunda, em Lambari; e a terceira em campo neutro, em Baependi.
Nessa primeira partida, disputada São Lourenço, no dia 25 de outubro de 1953, o Águas venceu por 2 x 1.
É o que vamos ver.
Havia grande expectativa para a primeira partida da decisão do campeonato- Fonte: O ÁGUAS VIRTUOSAS, de 18, out, 1953
O número 17, de 25 de outubro de 1953, de O ÁGUAS VIRTUOSAS, traz o relato do jogo, assinado pelo prof. Carlos Rodrigues Eufrásio.
Reprodução: N. 26, de 27, dez, 1953
Veja também os jogos seguintes: