Ilustração: Recorte do "Diário de Menina" de Maria Bela, personagem-narradora do livro A GUERRA DAS ESPINGARDINHAS.
Dentro da Série A GUERRA DAS ESPINGARDINHAS, já publicamos dois posts:
(1) Os bastidores do livro e os cenários da história e
(2) Uma disputa na Quadra da S.O.L.
No primeiro post, tratamos dos personagens (reais e ficcionais), dos locais em que história se deu, dos recursos literários utilizados e livros inspiradores, e demos outras informações de autor.
No segundo, antecipamos um capítulo do livro aos leitores do site GUIMAGUINHAS.
Pois bem, neste post vamos falar de Maria Bela, personagem central e narradora da história, e desvelar um pouquinho de sua personalidade.
Vamos lá.
Maria Bela. Ilustração (Fonte: Canva/Pixton)
O "DIÁRIO DE MENINA", de MARIA BELA
No primeiro post da série, no subtítulo QUEM É MARIA BELA? (AQUI), dissemos que
não existiu uma Maria Bela, trata-se de uma personagem fictícia, com o duplo papel de ser a narradora e a heroína da história.
Dissemos também que com esse artifício
Maria Bela funciona como uma "testemunha fictícia" da história e a narra do seu ponto de vista, além de colar trechos de um "diário" que supostamente elaborara na sua infância/adolescência.
Para introduzir a personagem-autora Maria Bela, e contar como ela escreveu o livro, extraímos também desse "diário" duas páginas, e as pusemos no capítulo 4 intitulado Pequena história dos meus oito anos.
Do suposto diário mencionado, colamos estas duas páginas:
Na sequência deste post, traremos outros trechos do DIÁRIO DE MENINA, de Maria Bela, com elementos para se compreender a personalidade da narradora: família, criação, cidades em que morou, escolas que frequentou, etc.
Aguardem.
Lançamento em 2021. Aguarde.