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22/04/2024 11h17
NOSSA SENHORA DA SAÚDE - ROTEIRO DE FÉ EM LAMBARI, A CIDADE DAS ÁGUAS VIRTUOSAS

Ilustração: Imagem de Nossa Senhora da Saúde existente no altar-mor da Igreja Matriz de Lambari: Escultura em madeira policromada, acredita-se que seja de procedência portuguesa, provavelmente confeccionada na segunda metade do século XVIII.


SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO

 No livreto AS ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI E A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE - (Vol. 5 da Coletânea Pequena História de Águas Virtuosas de Lambari -  https://rl.art.br/arquivos/7457114.pdf), contamos como surgiu a devoção a Nossa Senhora da Saúde, a padroeira de Águas Virtuosas de Lambari.

Sua finalidade foi divulgar a história de nossa cidade, criada em torno dos mananciais das Águas Virtuosas, cujas propriedades medicamentosas e curativas estão cultural e religiosamente associadas à devoção a Nossa Senhora da Saúde – a Senhora das
Águas.

Pois bem, neste post, vamos mostrar

  • como a fé e a crença populares nos efeitos miraculosos das águas virtuosas fez surgir a devoção a Nossa Senhora da Saúde;
  • as igrejas, a imagem, hinos e orações em louvor a Nossa Senhora da Saúde, a Senhora das Águas;
  • aproximações históricas entre Aparecida do Norte e a Senhora das Águas
  • a criação da Lenda de Águas Virtuosas e a devoção a Nossa Senhora da Saúde;
  • um breve roteiro de visita aos locais de devoção a Nossa Senhora da Saúde  padroeira de Águas Virtuosas de Lambari;
  • notícias da beatificação de Francisco de Paula Vítor, Nhá Chica e Irmã Benigna, ligados à devoção católica da Região das Águas;
  • informações sobre comunidades ligadas à Paróquia Senhora da Saúde.

E após isso, deixar um Roteiro de Fé, a ser eventualmente cumprido pelos que querem

  • conhecer a história primitiva de Águas Virtuosas de Lambari e
  • as ligações históricas e lendárias entre a descoberta das águas virtuosas e o culto a Nossa Senhora da Saúde, a Senhora das Águas.

Vamos lá!

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A DEVOÇÃO A MARIA DE NAZARÉ

Como examinamos no livreto acima, a devoção mariana dos Reis de Espanha e Portugal manifestou-se desde logo nas conquistas das Américas.

No Brasil, o fato mais marcante ocorreu quando da

(...) passagem de D. Pedro de Almeida Portugal, então Governador das Províncias de São Paulo e Minas do Ouro e futuro Conde de Assumar, pela Vila de Guaratinguetá rumo a Vila Rica, em 1717 6, que, segundo a tradição, se deu o achado por pescadores da imagem de Nossa Senhora da Conceição, posteriormente nomeada Nossa Senhora Aparecida. 

Inicialmente famílias se reuniam aos sábados em torno da imagem para rezarem o terço e cantarem em louvor da santa; depois, eram os que passavam pelo caminho e visitavam a capelinha à beira da estrada para pedir ou agradecer sua intercessão; mais à frente, o culto passou a ser feito em ritos domésticos, em pequenos altares e oratórios, prática essa que, já na metade do Século XVIII, se estendeu por diversos lugares, com fama da Senhora Aparecida levada por tropeiros, sertanistas e mineradores. [1]

E com Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a devoção mariana introduzida pelos portugueses adquiriu nacionalidade brasileira, e a veneração à santa assume um caráter de identidade nacional. [2]

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A DESCOBERTA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS

Assim, a disseminação das capelas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida vai coincidir, décadas depois, com a notícia do achado das águas minerais na região de Lambari, [2] visto que de 1780 a 1790 situa-se a década provável da descoberta das águas. [3]

Conforme narramos, 

A descoberta das águas foi um “acontecimento de vulto”, “uma célebre descoberta”, que chamou a “atenção popular”, trazendo benefício para a região. [3] E deve ter “repercutido em toda a Comarca do Rio das Mortes [que tinha sede em São João Del Rey e jurisdicionava então o termo de Campanha] e em toda a Capitania de Minas Gerais, como um acontecimento de grande significação.” [4]

Desse modo, logo após a descoberta das fontes, as virtudes miraculosas da água medicinal [3] passaram a ser apregoadas por todos, e elas começaram a ser designadas, já a partir de 1801, por águas santas. [4] A expressão águas virtuosas começa a ser utilizada a partir de 1805, e acabou por nomear toda a região detrás da serra da Campanha por aquele nome: Águas Virtuosas. [4] E bem assim a serra divisória entre Campanha e Lambari passou a ser conhecida, desde 1805, como Serra da Água Virtuosa ou Água Santa da Campanha. [3]

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A FÉ NA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Mais tarde, passava pelo lugar uma estrada, e o boiadeiro ou tropeiro, parava, chegava reverente até a nascente da ÁGUA SANTA, bebia, punha um pouco sobre a cabeça nua, banhando os cabelos e a testa, e enchia uma botija, que levava com escrupuloso cuidado para operar a uma, a 50, 80 e cem léguas de distância.

 

Extraído de A LENDA DE ÁGUAS VIRTUOSAS, texto atribuído a Américo Werneck

(*) Algum tempo após a descoberta das águas, a estradinha que ligava Campanha à Estrada Geral (caminho para o Rio de Janeiro) foi desviada para passar defronte às nascentes, com o objetivo de facilitar o conhecimento e o uso das águas pelos que circulavam por aquele caminho.


Nesse contexto, as expressões águas santas ou águas virtuosas nasceram provavelmente da crença e da fé populares, por associação dos efeitos medicinais e curadores da água à “tradição católica dos milagres da Virgem Santíssima” [2], como ficou assentado nos costumes devocionais da Região das Águas Virtuosas.


Desse modo foi que

Circulando pela Estrada Velha, ou Caminho Velho, tropeiros, sertanistas, mineradores, boiadeiros e outros viajantes trouxeram à Região do Lambari o achado da Senhora Aparecida, e possivelmente foram esses mesmos que levaram às localidades por onde passavam as notícias, fixadas pela devoção religiosa, das “curas milagrosas” produzidas pela “água santa”, por intercessão de Nossa Senhora da Saúde. [2]


Fontes: [1] SOUZA, Juliana Beatriz Almeida de. Virgem mestiça: devoção à Nossa Senhora na colonização do Novo
Mundo. Tempo, v. 6, n. 11, 2001. p. 77-92

[2] CARVALHO, Roberto Junho. A lenda de Lambari por uma perspectiva semiótica: construção de sentido,
origens e ideologia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), Três Corações,
2015

[3] LEFORT, Mons. José do Patrocínio. A Diocese da Campanha, 1993, págs. 206 e 207

[4] MILEO, José N. Subsídios para a história de Lambari. Guaratinguetá, SP : Graficávila, 1970, págs.12, 14, 16
e 56.

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A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, PADROEIRA DE LAMBARI


Referências:

(J) LIMA, Pe. Antônio Lúcio da Silva. Um mês em companhia de Nossa Senhora. São Paulo, Editora Paulus –
Disponível em: goo.gl/RgMTjP
(K) ADUCCI, Edésia. Maria e seus títulos gloriosos. São Paulo, Editora Loyola – 3ª. edição, 2003. Disponível em:
goo.gl/rz5iJ6

[12] http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-saude/29/102/  e ADUCCI, Edésia, 2003, p. 235.

[13] Imagem estilizada de N. S. da Saúde – Disponível em: www.elo7.com.br

[14] Sagração da Igreja Matriz - Paroquia Nossa Senhora da Saúde (paroquiasenhoradasaude.com.br)

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IMAGEM, ORAÇÃO E HINO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

 

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APARECIDA DO NORTE E SENHORA DAS ÁGUAS: APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS

Como já contamos aqui, há duas curiosidades históricas que aproximam a devoção a Nossa Senhora da Aparecida, iniciada no ano de 1717, na antiga Vila de Guaratinguetá, na Província de São Paulo, e a Nossa Senhora da Saúde, iniciada a partir dos anos 1780, na Província das Minas, quando se deu a descoberta das Águas Virtuosas de Campanha do Rio Verde, futura cidade de Lambari, MG.


Viajantes e tropeiros aproximaram as duas histórias

Como se viu acima, viajantes e tropeiros aproximaram as duas histórias:

Circulando pela Estrada Velha, ou Caminho Velho, tropeiros, sertanistas, mineradores, boiadeiros e outros viajantes trouxeram à Região do Lambari o achado da Senhora Aparecida, e possivelmente foram esses mesmos que levaram às localidades por onde passavam as notícias, semeadas pela devoção religiosa, das “curas milagrosas” produzidas pela “água santa”, por intercessão de Nossa Senhora da Saúde.


Fontes: Aparecida do Norte e a Senhora das Águas - Coincidências históricas

https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=51405

CARVALHO, Roberto Junho. A lenda de Lambari por uma perspectiva semiótica:

construção de sentido, origens e ideologia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), Três Corações, 2015. 


Quase dois séculos depois, um mesmo arquiteto para as duas igrejas

Além da aproximação histórica supracitada, entre Aparecida do Norte e Águas Virtuosas de Lambari, há uma outra curiosidade, ocorrida em meados do Século XX: tanto o Santuário de Aparecida como a Igreja Matriz de Lambari foram projetados pelo mesmo arquiteto: Calixto de Jesus Neto. 

De fato, dos projetos da nova Matriz de Nossa Senhora da Saúde em Lambari, adotou-se o elaborado pelo Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto, formado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, que fora também responsável pelo projeto do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


Fonte: MEMÓRIAS DE AGUINHAS (25) - O Santuário de Aparecida e a Igreja de Lambari

https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=39880


 

 

Ilustração: Imagem original de Nossa Senhora Aparecida [Século XVI] e a imagem de Nossa Senhora da Saúde [provavelmente da segunda metade do século XVIII] existentes, respectivamente, no Santuário de Aparecida do Norte e na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Lambari, MG

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A LENDA DE ÁGUAS VIRTUOSAS E A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Como se sabe, em A lenda de Águas Virtuosas narra-se que

(...) uma linda moça de nome Cecília estava noiva de um jovem chamado Tancredo
Ela adoecera muito e seu pai, Antônio Alves Trancoso, que morava na cidade de Passos, a trouxe para Campanha, a fim de tratar-se. 
Passaram-se meses e Cecília não se curava.

Até que um belo dia, Tancredo conheceu um escravizado de nome Antônio de Araújo Dantas, e esse lhe falou de umas águas ditas santas, existentes numa grota, perto de um ribeirão, do outro lado da Serra da Campanha.

Tancredo contou ao futuro sogro o que ouvira do africano e insistiu para que a trouxessem até as fontes das águas, que jorravam
borbulhantes em meio a pedras.

E Cecília, tendo feito uso da água virtuosa por vinte dias, curou-se de seus males. Em agradecimento, pediu, então, ao pai que erguesse uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora da Saúde, e nessa igrejinha se casou com Tancredo.

E, como se dá sem toda lenda, foram felizes para sempre!


Estória e fato histórico

Mas isso é uma estória e não um fato histórico.

A estória é inventada, muitas vezes se apropriando de fatos conhecidos.

Por exemplo: a cidade de Campanha, a serra, as fontes de água e seus efeitos curativos, o culto à Nossa Senhora da Saúde, o nome Antônio de Araújo Dantas (era o proprietário das terras onde foram descobertas as fontes) são fatos sociais e históricos que foram incorporados à lenda.

Já nos estudos da História, os historiadores contam o que aconteceu, com base em documentos, estudos e sua visão de mundo.

Segundo o monsenhor e historiador José Lefort, o criador da lenda teria sido Américo Werneck, que o fez para efeito de propaganda das águas minerais.

Mas há também as versões de Armindo MartinsJoão Carrozzo, memorialistas de Águas Virtuosas do Lambari, derivadas da lenda de Werneck.


Como se vê, A lenda de Águas Virtuosas bem apanha a associação dos efeitos medicinais e curadores da água à “tradição católica dos milagres da Virgem Santíssima”.

Com efeito, a cura de Cecília associa-se à devoção da Virgem Maria e à fundação de uma igrejinha em louvor da Santíssima.

Essa lenda foi inspirada provavelmente em tradição oral tecida nas décadas iniciais do Século XIX, quando muitas histórias se contavam acerca dos poderes milagrosos da água santa.


A lenda de Águas Virtuosas, versão Armindo Martins


Fontes: (1) Memórias de Aguinhas - As versões de A LENDA DE ÁGUAS 
VIRTUOSAS: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=50766 

(2) E-book A lenda de Águas Virtuosas: https://rl.art.br/arquivos/7457117.pdf?1645450903 

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AS IGREJAS DEDICADAS À SENHORA DA SAÚDE

Referências históricas

A primeira referência histórica acerca de igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Saúde em Águas Virtuosas de Campanha (depois chamada Águas Virtuosas de Lambari) deu-se quando a Câmara de Campanha em 24 de janeiro de 1827 oficiou ao Visconde de Caeté, então presidente da Província de Minas Gerais, sobre a necessidade da "criação de uma pequena ermida para se dizer Missa ao Povo".

E, em 1832, a mesma Câmara propôs que se marcasse "o lugar próprio para a fundação do Templo que deverá fazer para a Povoação".

De fato, em 1830, separa-se uma área patrimonial, dentro da qual, em 1832, foi escolhido um trecho para a construção de um templo dedicado a Nossa Senhora da Saúde.

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Local de construção das igrejas

O trecho de terreno mencionado acima corresponde a um leve outeiro, próximo das fontes, onde se ergueram as três igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Saúde, conforme comentamos a seguir.


Outeiro: palavra ao sabor dos Séculos XVII e XVIII para significar pequena elevação em um terreno; morro; colina.

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Confira abaixo foto da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Saúde, construída em terreno levemente elevado:


A atual Igreja Matriz viria a ser construída neste mesmo outeiro, um pouco à frente da Antiga Matriz:


 A ermida

Antes de construção das igrejas, houve uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Saúde?

Não há referências históricas quanto a isso, mas é possível imaginar pequena ermida onde os usuários e moradores da vila primitiva oravam em louvor da Virgem Santíssima, pois ali já concorria "muitos eclesiásticos, tendo-se chegado a ajuntar
quatro Vigários de diferentes Freguesias sem terem onde possam celebrar"
.

                Recriação artística

Ermida dedicada a Nossa Senhora da Saúde,

na então vila de Águas Virtuosas da Campanha.


Fontes: MARTINS, Armindo. Lambari, a cidade das águas virtuosas. 1949, p. 25

8o. ANUÁRIO ECLESIÁSTICO - Diocese da Campanha - 1946 - págs. 15 e 16

CARROZO, João. Lambari (Outrora Cidade de Águas Virtuosas de Campanha) - 1985, p. 21

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Igreja primitiva de Nossa Senhora da Saúde

Nas décadas de 1820/30, foi construída — e depois ampliada — esta igrejinha primitiva:

Igreja primitiva de N. S. Saúde


Na foto abaixo, de meados do Século XIX, vê-se, no alto, à esquerda, essa igrejinha primitiva de N. S. da Saúde:

Reprodução. Colorizada. Fonte: ALMEIDA, Dr. Pires de. Lambary e Cambuquira - Hydro-estações ao Sul do

Estado de Minas Gerais - Brazil. Typ. Leuzinger, Rio de Janeiro, 1896

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Antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

As obras da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Saúde foram iniciadas em 1853 e concluídas em 1870.

Antiga Igreja Matriz de N. S. da Saúde

A Igreja Matriz, em cartão postal dos anos 1920

Saída da missa na Antiga Igreja Matriz de N. S. da Saúde - anos 1930

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Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

A atual Igreja Matriz foi inaugurada em 1955

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Evolução histórica das igrejas dedicadas a N. S. da Saúde

Resumo da evolução histórica das igrejas dedicadas a N. S. da Saúde, em Águas Virtuosas de Lambari:

Evolução das igrejas dedicadas a N. S. da Saúde, em Lambari, MG

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GRUTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE NO PARQUE DAS ÁGUAS

No Parque das Águas em Lambari, há uma gruta dedicada a Nossa Senhora da Saúde, fruto da devoção, da crença e do fervor popular, que a história, a cultura e a religião estabeleceram, ao longo do tempo, entre as propriedades terapêuticas das águas virtuosas e a ação protetora dos que se socorrem à Senhora da Saúde.


 


Fonte: AS ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARY (4) A gruta de Nossa Senhora da Saúde

https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=51009

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O OLHO D’ÁGUA SOB A IGREJA MATRIZ

Na encosta esquerda do outeiro onde se ergueram as três igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Saúde, em Lambari, há um olho d’água – uma nascente – que dá origem a um pequeno fio d’água.


  


Uma capelinha para Nossa Senhora da Saúde

Há muito se pensa na captação dessa água – que ali simbolicamente brota aos pés da sua Igreja – e a construção de uma pequena gruta ou ermida dedicada à Senhora das Águas.


(*) Foi o sr. Nascime Bacha, fundador do Museu Américo Werneck, quem, há décadas passadas, me falou dessa hipótese.

Consultei meus tios Messias e Rubens Gentil Lobo, experientes construtores de nossa cidade, sobre a possibilidade de se captar essa água. Ambos não viram dificuldade em fazer isso, naquela época.

Ver: Os construtores e pedreiros da família Gentil Lobo - https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=44767#lobo


Poderia ser algo simples, como esta gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, que havia na entrada do Hospital S. Vicente de Paulo, em Lambari, MG:

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que havia na entrada do Hospital S. Vicente de Paulo, em Lambari, MG

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OS BEATOS DA REGIÃO DAS ÁGUAS

No Sul de Minas, na Região das Águas, viveram e trabalharam três servos de Deus, assim reconhecidos porque tiveram uma vida cristã de virtude e santidade: foram piedosos, caridosos e exemplos de virtude para as pessoas.

Foram eles:

  • Francisco de Paula Vítor, o Padre Vítor, nascido em Campanha, MG (1827) e falecido em Três Pontas, MG (1905), cidade em que exerceu seu iluminado sacerdócio.

Foi considerado beato pela Igreja Católica em 14 novembro de 2015.

  • Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nascida São João Del Rey, MG (1808) e falecida em Baependi, MG (1895).

Foi considerada beata pela Igreja Católica em 4 de maio de 2013.

  • Maria da Conceição Santos, a Irmã Benigna Victima de Jesus, nascida em Diamantina, MG (1907) e falecida em Belo Horizonte, MG (1981).

Trabalhou em Lambari, no Asilo e Hospital São Vicente de Paulo, nos anos de 1950/55, como parteira e enfermeira, além de assistir doentes internados no hospital e os idosos do asilo lá existente.

Foi considerada venerável pela Igreja Católica em 18 de fevereiro de 2022, com o que tornou-se oficialmente modelo de virtudes a ser seguido, passando a ser chamada VENERÁVEL BENIGNA VICTIMA DE JESUS.


Notas:

Como se recorda, segundo o Código Canônico, é declarado beato aquele que está passando pelo processo de canonização. São assim declarados porque tiveram uma vida cristã de virtude e santidade e também porque foi comprovado que, por sua intercessão, ocorreu um milagreNão são ainda considerados santos, mas podem ser cultuados em sua região de origem e no local em que viveram.

Já o título canônico de venerável é concedido àqueles a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heroicas em processo formal de canonização.


Fontes: MEMÓRIAS DE AGUINHAS - Irmã Benigna em Lambari (MG)

https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=53614 

https://www.irmabenigna.org.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Benigna_Victima_de_Jesus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nh%C3%A1_Chica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_Victor

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Padre Vítor

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, há esta imagem de Padre Vítor, cultuada pelos católicos locais e visitantes, à vista de graças alcançadas através de sua intercessão.


 

Memorial Padre Víctor, em Tres Pontas.

Reprodução. Prefeitura Municipal de Três Pontas


Memorial de Nossa Senhora da Ajuda, em Três Pontas.

Reprodução. Diocese da Campanha


Na vizinha cidade de Três Pontas (110 km de Lambari), onde trabalhou e faleceu Padre Vítor, pode-se visitar o Santuário Nossa Senhora D'Ajuda, cuja edificação foi realizada por ele.

Defronte ao Santuário, pode-se visitar o Memorial Padre Vítor, que guarda fotos, roupas e outras relíquias de Padre Vítor.

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Nhá Chica

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, há esta imagem de Nhá Chica, cultuada pelos católicos locais e visitantes, à vista de graças alcançadas através de sua intercessão.


  

Memorial e Casa de Nhá Chica. Bapendi. Reprodução. nhachica.org.br - santuarionhachica.com.br


Santuário Nossa Senhora da Conceião de Nhá Chica. Baependi.

Reprodução.  Facebook.com/santuarionhachica. 


Na vizinha cidade de Baependi (60 km de Lambari), onde morou e faleceu Nhá Chica, pode-se visitar o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que nasceu de reformas procedidas na Igrejinha Nhá Chica, edificada por ela.

Ao lado do Santuário, pode-se visitar Memorial Nhá Chica, onde se encontra um acervo que remonta a história de vida e santidade de Nhá Chica, e assim também a Casa de Nhá Chica, antiga e humilde casa em que a Serva de Deus morou, hoje restaurada e decorada com objetos que pertenceram a ela.

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Irmã Benigna

No Asilo e Hospital São Vicente de Paulo, em Lambari, onde serviu de 1950/55, não se encontra nenhuma memória de sua passagem.

Irmã Benigna. Reprodução. irmabenigna.org.br


Imã Benigna, em oração, nas dependências do Hospital São Vicente de Paulo

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COMUNIDADES LIGADAS À PARÓQUIA SENHORA DA SAÚDE

Há no âmbito da Paróquia Senhora da Saúde 11 Comunidades Rurais e 10 Comunidades Urbanas, segundo o site da Diocese da Campanha (aqui).

No site da Paróquia Senhora da Saúde, há referências às seguintes comunidades:

Geralmente, as igrejas dessas comunidades permanecem fechadas durante certos dias da semana. Para ver horários de funcionamento, atividades e outras informações sobre cada uma delas, acesse aqui: www.paroquiasenhoradasaude.com.br/comunidades

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ROTEIRO DE FÉ NOSSA SENHORA DA SAÚDE, PADROEIRA DE LAMBARI

À vista do exposto, pode-se propor — para nativos, moradores e visitantes de nossa cidade — um Roteiro de Fé Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Lambari, a ser eventualmente cumprido pelos  que querem conhecer a história primitiva de Águas Virtuosas de Lambari e as ligações históricas e lendárias entre a descoberta das águas virtuosas e o culto a Nossa Senhora da Saúde, a Senhora das Águas.

Mediante este Roteiro, em paralelo à devoção a Maria Santíssima, pode-se

  • orar perante as imagens dos beatos Padre Vítor e Nhá Chica, na Igreja Matriz;
  • visitar o Hospital São Vicente de Paulo, onde viveu e trabalhou por 5 anos a venerável Irmã Benigna; e
  • visitar algumas das comunidades ligadas à Paróquia Senhora da Saúde.

  • NOTA: É preciso observar, em cada caso, horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

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Circuito a percorrer

Para cumprir os objetivos acima, podemos percorrer o seguinte circuito:


  • 1 - Parque das Águas
  • As fontes das águas minerais de Lambari, ditas águas virtuosas (ou santas), descobertas em 1780/90, foram as primeiras a serem encontradas no Estado de Minas Gerais.
  • Em pouco tempo, suas propriedades medicamentosas e curativas atraíram milhares de pessoas e suas virtudes miraculosas passaram a ser apregoadas por todos.
  • Numa época absolutamente carente de recursos médicos e de remédios de toda espécie, as águas minerais tinham largo uso interno e externo para tratamento de inúmeras doenças.
  • Em 1864, o famoso Formulário ou Guia Médico do Brasilde Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, apontava nossa água como a principal água gazosa (sic) do Brasil.
  • fama da água espalhou-se por toda a Província, atraindo visitantes de lugares longíquos, inclusive a Princesa Isabel e o Conde D'Eu, que aqui estiveram em 1868 (Veja: A visita da Princesa Isabel e Conde D'Eu - https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=38644#visita).
  • Nesse contexto, num país majoritariamente católico, deu-se que a crença e a fé populares associaram os efeitos medicinais e curadores da água à “tradição católica dos milagres da Virgem Santíssima” dando origem ao culto a Nossa Senhora da Saúde, alçada à condição de padroeira da localidade.
  • Foi em torno dessas fontes que a vila primitiva se desenvolveu.
  • Além das fontes, no Parque das Águas está a Exposição Imagens de Lambari — um breve passeio pela história da cidade — e a Gruta de Nossa Senhora da Saúde — fruto da devoção, da crença e do fervor popular, daqueles que se socorrem da ação protetora da Virgem Santíssima.

  • Aqui, sugere-se os seguintes passos:

    • Conhecer/visitar o Parque das Águas de Lambari
      • as Fontes das Águas Virtuosas
      • a Exposição Imagens de Lambari
      • Gruta de Nossa Senhora da Saúde

  

Fontes das Águas Virtuosas - Exposição Imagens de Lambari - Gruta de Nossa Senhora da Saúde

  • NOTA: Em cada caso, é preciso observar horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

  • 2 - Painel Lenda de Águas Virtuosas
  • Uma lenda — A lenda de Águas Virtuosas — inspirada provavelmente em tradição oral tecida nas décadas iniciais do Século XIX, quando muitas histórias se contavam acerca dos poderes milagrosos da água santa — apropriou-se de fatos sociais e históricos para explicar a formação da Vila de Águas Virtuosas e o culto à Senhora da Saúde.
  • Conheça uma versão da lenda aqui: https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=50766#martins
  • No Supermercado BH, num painel lá existente, pode-se ver uma versão dessa lenda.

  • Aqui, sugere-se os seguintes passos:
    • Ler o texto de A lenda das Águas Virtuosas
      • A lenda de Cecília e Tancredo pode ser lida no link a seguir. Como visto nos tópicos acima, esta lenda bem apanha este aspecto: a cura de Cecília associa-se à devoção da Virgem Maria.
      • Se houver interesse, há um painel exposto no Supermercado BH que contém o texto da lenda. 

 

A lenda de Águas Virtuosas, versão Armindo Martins - Painel A lenda da cidade das águas virtuosas de Lambary

  • NOTA: Em cada caso, é preciso observar horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

  • 3 - Igreja Matriz
  • Inaugurada em 1955, a Matriz de N. S. da Saúde foi projetada por Calixto de Jesus Neto, o mesmo arquiteto do Santuário de Aparecida.
  • Na Matriz, encontra-se a histórica imagem de N. S. da Saúde: uma escultura em madeira policromada, que, acredita-se, seja de procedência portuguesa, provavelmente confeccionada na segunda metade do século XVIII.
  • Lá também, ao sopé do outeiro, no lado esquerdo do terreno, existe um olho d'água — uma pequena nascente que brota sugestivamente aos pés da Matriz de N. S. da Saúde. Há muito se pensa na canalização deste fio d'água, que verteria numa gruta dedicada à Padroeira.
  • Encontra-se também na Matriz as imagens dos beatos Padre Vítor e Nhá Chica, ambos bastante cultuados pelos católicos da região.

  • Aqui, sugere-se os seguintes passos:
    • Conhecer/visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde
      • a imponente Igreja Matriz de Lambari
      • a imagem de Nossa Senhora da Saúde, exposta no altar-mor
      • o olho d'água (eventualmente, seu fluxo d’água pode estar diminuído)
      • as imagens dos beatos Padre Vítor e Nhá Chica

   

Imagem de N. S. de Saúde - Olho d'água - Imagens dos beatos Padre Vítor e Nhá Chica

  • NOTA: Em cada caso, é preciso observar horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

  • 4 - Hospital São Vicente de Paulo
  • Pode-se recordar a passagem da Venerável Irmã Benigna, visitando o Hospital São Vicente de Paulo, onde viveu e trabalhou (de 1950/55).
  • No saguão de entrada do hospital há uma imagem de São Vicente de Paulo, diante da qual pacientes, médicos, enfermeiros e visitantes eventualmente fazem suas preces.

  • Aqui, sugere-se os seguintes passos:
    • Conhecer/visitar o Hospital São Vicente Paulo
      • conhecer o local onde viveu e trabalhou por 5 anos a Venerável Irmã Benigna.
      • visitar o saguão de entrada do hospital, onde se pode, eventualmente, orar diante da imagem de São Vicente de Paulo.

   

Hospital São Vicente de Paulo - Imagem Irmã Benigna - Imagem São Vicente de Paulo

(Reprodução. Facebook/Hospital São Vicente de Paulo)

  • NOTA: Em cada caso, é preciso observar horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

  • 5 - Comunidades
  • Completando o ciclo, pode-se visitar igrejas próximas ao centro da cidade, como estas: Igreja Sagrada Família (Vista Verde), Nossa Senhora Aparecida (Volta do Ó), São Benedito (Vila Nova), Santa Terezinha (Pinhão Roxo) e São Judas Tadeu (Silvestrini).

  • Aqui, sugere-se os seguintes passos:
    • Conhecer comunidades ligadas à Paróquia Senhora da Saúde
      • conhecer comunidades próximas ao centro da cidade: Sagrada Família (Vista Verde); Nossa Senhora Aparecida (Volta do Ó); São Benedito (Vila Nova); Santa Terezinha (Pinhão Roxo), São Judas Tadeu (Silvestrini), entre outras.

 

    

Igreja de N. S. Aparecida - Igreja Sagrada Família - Igreja de São Benedito - Igreja Santa Terezinha - Igreja São Judas Tadeu. Reprodução. Fontes: GoogleMaps - Joseane Astério

  • NOTA: Em cada caso, é preciso observar horários de funcionamento e regras de acesso aos locais acima mencionados.

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Mapa dos locais a serem visitados

Este mapa facilita a localização e as atividades a serem realizadas para cumprir o circuito mencionado acima:

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FOLHETO ROTEIRO DE FÉ NOSSA SENHORA DA SAÚDE

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REFERÊNCIAS

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Publicado por Guimaguinhas
em 22/04/2024 às 11h17

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