Abaixo vai uma coletânea de antigos anúncios de jornais, que entremostra um pouco da história de nossa cidade.
Em 1872, o Dr. Eustáquio Garção Stockler fixou residência na então povoação das Águas, e durante os anos de 1884 e 1885 realizou intensa propaganda acerca das virtudes da água, criando para isso um periódico quinzenal intitulado Águas Virtuosas.
Em 1888, lei estadual conferiu-lhe o direito de exploração das águas, e em sua gestão foi reformado o estabelecimento hidroterápico, que, inaugurado em 1872, jamais entrara em funcionamento e aumentada a área do parque das fontes, formando o respectivo jardim. Stockler fundou também a primeira empresa exportadora das águas e formou a temporada de veraneio (de janeiro a março e de setembro a dezembro). [MARTINS, Armindo. Lambari - A cidade das Águas Virtuosas. 1a. edição, 1949, p. 49]
Por essa época, o Hotel Brazil já publicava esta propaganda em jornais de São Paulo:
Anúncio do Hotel Brazil, de 10 de abril de 1888
O Hotel Brazil ficava próximo do Parque das Águas
Anúncio de copos em 1898 - Jornal A Peleja - Águas Virtuosas - 15/05/1898
A Peleja, de 15/05/1898
Propagandas no jornal A Peleja (1898)
Hotel Mello - o início do Hotel Imperial
Sobre o Hotel Mello, veja este post (aqui)
Propaganda do Hotel Mello, em 1918
Propaganda: Revista O Malho (1923)
Anos 1940: propaganda dos latões ABI, já então famosos em todo o Brasil, lançava o desafio: Não tememos confronto com os similares
Anúncio, jornal Sputinik, agosto de 1960
Reprodução: Jornal O Globo - 15, maio, 1963
Hotel Itaici - Reprodução: Jornal O Globo - 12, dez, 1963
Reprodução: O Globo, 2, fev, 1959
Reprodução: O Globo, 10, jul, 1963
Reprodução: O Globo, 6, fev, 1964
Referências
Vivaldi Leite Ribeiro (aqui) realizou grandes empreendimentos em Lambari, com destaque para o Hotel Imperial e o Grande Hotel. Foi ele também responsável pelo aterramento da vargem fronteiriça ao Hotel Ideal, bem como pela grande reformulação e obras nele realizadas.
O Hotel Imperial já foi objeto de posts no GUIMAGUINHAS (aqui) (aqui); hoje falaremos do Hotel Central.
Vamos lá.
Como ocorrera com o Hotel Imperial, que foi fruto da reforma e ampliação do antigo Hotel Melo, em 1938, o Grande Hotel do mesmo modo surgiu em 1948 do antigo Hotel Grandinetti, que foi também reformado e ampliado.
E de igual modo como se fez no Imperial, parte da água consumida no Hotel Central vinha também diretamente canalizada da Chácara Floresta, mais conhecida por Chacara do Vivaldi, que fica ao pé das Serra das Águas, nos fundos do atual bairro Vista Verde.
O Grande Hotel foi inaugurado em maio de 1948, como se vê da propaganda abaixo:
Reprodução: Jornal O Globo - 5, mai, 1948
Propaganda extraída do livro de Armindo Martins (Lambari, cidade das Águas Virtuosas, 1949).
Com a proibição do jogo, no Governo Dutra, em 1945 e, a partir daí, o esvaziamento progressivo das estações de águas (aqui) e (aqui), as estâncias hidrominerais e seus hotéis entraram em grave crise. Em decorrência disso, o Hotel Imperial, em 1963, foi transformado em Condomínio, e o mesmo viria a ocorrer com o Grande Hotel, pouco depois.
Reprodução O Globo (2, dez, 1963 e 10, jul, 1963)
O Condomínio Grande Hotel, nos dias de hoje
Fonte: Ruas de Lambari, José N.Mileo, 1970
A praça fica defronte ao Hotel Imperial e sobre a cobertura do Rio Mumbuca, ambos empreendimentos de Vivaldi Ribeiro.
Em setembro de 1981, realizou-se, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Lambari, a PRIMEIRA OLÍMPIADA MUNICIPAL, com torneios de diversas modalidades de esportes, como futebol de salão, vôlei e basquete.
Nesse evento, a disputa final do torneio de Futebol de Salão se deu entre o SERTÃOZINHO e o AZULÃO. O jogo ocorreu na Quadra do Colégio Estadual de Lambari (atual Prof. Maria Rita Pereira Santoro). O resultado foi 1 x 1, e o time do SERTÃOZINHO, beneficiado pelo saldo de gols, sagrou-se campeão.
Quadra do Ginásio, em Lambari (Fonte: GoogleMaps)
O SERTÃOZINHO vencia por 1 x 0 até os minutos finais da partida, gol assinalado por Juscelino. O AZULÃO empatou no final, mas o resultado deu o título ao SERTÃOZINHO. Vitória expressiva, tendo em vista que o modesto time do SERTÃOZINHO superou o AZULÃO, time esse que mais torneios de Futebol de Salão venceu naqueles anos 1980.
Entre os jogadores do time campeão, figuravam: Dito Machado, Fabinho Castilho, Carlos André (Patinho), Glaucio, José Machado,Juscelino Krauss e Olavo Krauss. Pelo time do AZULÃO, jogaram Dimas ,Tucci, Picolé,Celinho Machado e Flavinho.
As fotos abaixo recordam times do SERTÃOZINHO e AZULÃO daquela época.
Dito, Fabinho Castilho, Gláúcio. Agachados: Olavo, Juscelino e Zé Machado.
Azulão - Futebol de Salão
Algumas formações do time do Azulão, em 1981
Lambari, Dimas, Luizinho, Betinho, Tucci, Celinho e Biguá. Agachados: Rubens Nélson, Flavinho, Kit, Juninho e Picolé.
Tucci, Betinho, Dimas, Hélio (Helimar) e Lambari. Agachados: Rubens Nélson, Luizinho, Heitor e Helinho.
Ilustração: JK caminha no Parque das Águas, durante visita a Lambari, anos 1950
Nossa Águas Virtuosas de Lambary foi, ao longo de sua história, bem frequentada por importantes políticos brasileiros.
Abaixo, alguns registros de visitas de algumas personalidades de nossa política.
Como se recorda, no início dos anos 1900, havia deputados federais e estaduais ligados a Águas Virtuosas, tais como: Américo Werneck (aqui), Garção Stockler (aqui), João Bráulio Júnior (aqui), João de Almeida Lisboa (aqui).
Em 1911, por ocasião das inauguração das obras fundadoras de Águas Virtuosas de Lambary, aqui estiveram, além de Ministros e Secretários de Estado, o Presidente da República Hermes da Fonseca (1910-1914) e o Presidente [Governador] do Estado de Minas Gerais Júlio Bueno Brandão (1910-1914) (aqui).
Benedito Valadares (anos 1930)
Benedito Valadares , Presidente do Estado de MG entre 1933-1945, e esposa, em visita a Águas Virtuosas do Lambari (anos 1930)
Juscelino Kubitschek (Anos 1950)
Anos 1950: Juscelino Kubitschek passeia no Parque das Águas, acompanhado de diversos políticos mineiros
Aureliano Chaves, governador de Minas Gerais (1975-1978), ao lado de funcionários municipais e políticos lambarienses, entre eles: José Sgarbi Astério, Clóvis Chagas, Gilberto Leite.
Francelino Pereira (Anos 1980)
Francelino Pereira, Governador de Minas (1979-1983), ao lado dos vereadores de Lambari Gilberto Leite e Clóvis Chagas
Anos 1980: Tancredo Neves, governador de Minas (1983-1984) em solenidade política, ao lado de Renato Nascimento, Prefeito de Lambari
2014 - O governador Antonio Anastasia (2010-2014) e o prefeito municipal Sergio Teixeira na inauguração das obras de reforma do Parque das Águas de Lambari
(Fonte: Agência Minas - reprodução)
Veja também estes textos da Série MEMÓRIAS POLÍTICAS DE AGUINHAS:
Em post anterior desta série, comentamos que, nos anos 1950/início dos anos 1960, muitos campeonatos internos foram disputados em Lambari, e mostramos diversas fotos de times daquela época. (aqui)
Hoje prosseguimos trazendo fotos de outros times da cidade, desta feita dos anos 1980.
Vamos lá.
Sertãozinho. Em pé, entre outros: Tavolieri, Márcio Krauss, Dito Machado, Sérgio, Olavo Krauss, Zé Machado, Gláucio, Chiquinho e Castilho. Agachados: Elizeu, Juscelino Krauss, Marco Antônio, Nelsinho Maia.
Nova Baden. Em pé, entre outros: Lobinho, Chico, Guelinha, Heraldo e Everaldo. Agachados: Luiz, Ivair, Baiano, Zetti, Paulinho.
Palmeirinha. Entre outros, em pé: Jorge, Guelinha, Paulinho, Heraldo, Lambari. Agachados: Carlinho, Ivair, Luiz, Joãozinho, Emerson.
Referências
Agradecemos a colaboração de: Olavo Clarett Salles Krauss, Jorge Donizeti Borges e Ivair Batista da Silva.
(*) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com