Ilustração: Taça conquistada pelo Águas Virtuosas em 1986 (Liga de São Lourenço
Já anotamos aqui no site GUIMAGÜINHAS a história do primeiro campeonato conquistado pelo time do Águas Virtuosas, ou seja:
Hoje veremos o bicampeonato do Águas Virtuosas, pela Liga de São Lourenço, ocorrido em 1986.
Vamos lá!
ÁGUAS CAMPEÃO DA LIGA DE SÃO LOURENÇO - 1986
A decisão do Campeonato da Liga de São Lourenço, em 1986, se deu entre o time do Águas Virtuosas (Lambari) e o Mariense (Maria da Fé), numa série de 3 partidas.
O primeiro jogo ocorreu em Lambari, no dia 18 de janeiro de 1987, com o resultado de 2 x 2. Para o Águas marcaram Gabriel e Welington; para o Mariense, Rivaldo e Perrela. O árbitro foi Roberto Ávila, da Federação Mineira de Futebol.
O segundo jogo se em 25 de janeiro de 1987, em Maria da Fé, tendo como árbitro José Maurílio Santiago, do quadro da FIFA. O jogo terminou em 1 x 1, gols marcados por Rivaldo (Mariense) e Welington (Águas).
A partida decisiva foi realizada em São Lourenço, no dia 11 de fevereiro de 1987. O Águas ganhou com um gol feito por Welington, no último minuto do segundo tempo da prorrogação. A partida foi apitada por Ângelo Antoni Ferrari, da CBF.
O time do Águas era formado por
Márcio Krauss, Zé Luiz, Márcio Sansão, Manezinho, Gabriel, Zé Mauri, Flavinho, Nilton, Heitor, Welinton, Tonico. (Todos os Jogos)
Reservas: Marcinho Bacia, Zé Geraldo, Chiquinho Jorge, Bebeto, João Borato, Roberto Soldado e Gerson Castro.
O time da Mariense por:
Roberto, Toninho, Adailton, Pernambuco, Nico, Marmita, Pinga, Perrela, Orlandinho, Rivaldo, Borracha. (Todos os Jogos)
ALGUMAS FORMAÇÕES DO ÁGUAS VIRTUOSAS NOS ANOS 1980
(1) A torcida festeja (2) Luizinho, Gabriel e Emerson com a taça (3) Lídia, Luizinho e Sansão
Jogadores, diretores e colaboradores com a faixa de Campeão de 1986
(**) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com
Na foto de abertura: Fabiano Pereira Krauss no time do Comercial. Fabiano é pai de Márcio, Olavo e Juscelino Krauss, que também jogaram (jogam) futebol em nossa cidade.
Seguem novas fotos de times de Lambari.
A primeira é do Comercial, time amador que disputava campeonato interno nos anos 1960, no antigo Campo do Águas.
A segunda do time do Campinho, que também disputava campeonato amador no início dos anos 1970.
Na foto, entre outros: em pé: Gidão, Crisóstomo, João Modesto, Zé Roberto, Chico Panu e João André. Agachados: Zé Paulo Viola, Beto do Amâncio, Fabiano Krauss, Hélio Fernandes e Gilberto Araújo.
Em pé: Emerson (Gandaia), Jaime, Zé Paulo (Vaca), Cafezinho, Pedro Guela, Celinho Zanata e Tonho. Agachados: Adalmir, Joãozinho, Tinz, Roberto e Loro.
UMA PEQUENA HISTÓRIA Á MARGEM DA FOTO
Após deixar a ABI, conforme conto em outro post, fui trabalhar com Fabiano Pereira Krauss, em seu escritório de contabilidade, isso em julho de 1971. O escritório funcionava, juntamente com o de José de Lorenzo Filho, ali na Rua Garção Stockler, onde hoje é a Mimo Calçados. Após o falecimento de Fabiano, em dezembro de 1974, eu, com pouco mais de 20 anos, acabei por sucedê-lo no referido empreendimento, junto com Aparecida Salles Krauss.
Mas quero lembrar aqui uma pequena história, que se deu no Natal de 1974, alguns dias após o passamento de Fabiano. Ele era casado com Aparecida Salles, e deixara 7 filhos - Olavo, Márcio e Juscelino, e as meninas: Emília, Fabíola, Maria Rita e Lília. Pois bem, naquele Natal de 1974, me lembro de ter dado para os então meninos - Olavo já rapazote, 14 ou 15 anos; Márcio e Juscelino eram ainda pequenos - um livro sobre futebol.
Recordo que era um livro com fotos e textos no qual Pelé e um preparador físico do Santos Futebol Clube ensinavam diversas coisas sobre futebol: bater pênalti, cobrar falta, cabecear, e também calçar as chuteiras, pôr meias e ataduras, cuidar dos pés.
Nunca mais encontrei esse livro, e algumas vezes havia perguntado ao Márcio e Juscelino sobre ele, mas, claro, após tanto tempo o livro se fora. E agora, contemplando a foto do Fabiano acima, o caso me veio à mente, e pesquisando na internet, encontro algumas referências sobre o Jogando com Pelé, que vão logo abaixo.
Espero que esse livro - que fala dos inúmeros benefícios para o físico e o espírito que o esporte proporciona - tenha sido de alguma sorte útil aos "meninos do Fabiano" - hoje homens tão bem formados.
Jogando com Pelé José Olympio, 1974, 1ª edição. Ilustrado com dezenas de fotos. O livro contém 120 páginas divididas em 12 capítulos. Neles o craque ensina a bater faltas, cabecear, a driblar, a dar passes etc. |
Álbum da família Krauss - da seção Futebol em Família
(**) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com
O site GUIMAGUINHAS teve alguns de seus posts sobre futebol repercurtidos pelo blog A pela como ela é, de Sergio Pugliese do jornal O GLOBO.
O primeiro post a ser repercutido foi o que relembrava a partida do Veteranos do Águas versus Master Flamengo. O blogueiro postou também cópia do texto e fotos relativos a esse jogo, ocorrido em 1994.
Agracemos ao Pugliese essa amável referência ao GUIMAGUINHAS.
Segue o texto do blog A PELADA COMO ELA É:
Veteranos do Águas X Flamengo Master
O post original de GUIMAGUINHAS está aqui
Índice da Série A PELA DA COMO ELA É - de Sérgio Pugliese
Relação dos posts do GUIMAGUINHAS repercutidos pelo blog A pela como ela é, de Sérgio Pugliese:
Vejam as novidades do Guimaguinhas:
- Post sobre o treino da Seleção de 1966 em Lambari - aqui
- Post sobre um controvertido torneio da década de 1960 que o Águas teria vencido - aqui
- Vídeo do jogo Veteranos do Águas X Master Flamengo - aqui
- Post sobre o jogo acima, ocorrido em setembro de 1994 - aqui
- Guimaguinhas está no Facebook - aqui
Ilustração: Escudo do Águas Virtuosas ao lado de medalha de honra ao mérito
Nesta série Águas Campeão vamos comentar os campeonatos conquistados pelo time do Águas Virtuosas Futebol Clube.
No post AFVC - Conquistas (1), anotamos que o Águas
Em 1977, foi vice-campeão da Liga de Caxambu, perdendo a final para o Itamonte.
[E que] Os títulos só vieram na década de 1980, na qual sagrou-se campeão da Liga de São Lourenço, em 1986 (venceu Maria da Fé), 1987 (venceu Pouso Alto), 1988 (venceu Carmo de Minas) e 1990 (venceu Olímpio Noronha).
Pois bem, esse é o objetivo desta série: fazer uma resenha das conquistas do glorioso time do Águas Virtuosas.
Vamos incluir nesta série também o Campeonato Sul-Mineiro de Veteranos, vencido pelo Veteranos do Águas, em 1982.
ÁGUAS VIRTUOSAS - CAMPEÃO SUL-MINEIRO DE 1960
Antes devemos comentar um outro campeonato conquistado pelo AVFC, que, até onde sabemos, teria ficado apenas como "campeão moral" num torneio em que somara, em campo, mais pontos do que todos os demais disputantes.
O fato se deu há mais de 50 anos. Dos jogadores daquela época, alguns ainda estão entre nós, como Quinzinho, Pinelinho e João André. Essa história, no entanto, meio que fugiu da memória dos lambarienses. Algumas pessoas com quem conversei relataram que houve sim uma certa confusão num torneio que o Águas disputou no início da década de 1960, mas não se recordam precisamente dos fatos. Por isso fomos resgatar a história no semanário Sputnik, que circulou em Lambari nos anos 1960. (2)
Vamos expor a versão do Sputnik e aguardar a colaboração dos leitores para outros esclarecimentos acerca desse controvertido torneio dos anos 1960.
O jornalzinho Sputnik de 1960/61 noticiava quase semanalmente os jogos do Águas Virtuosas, que então disputava um torneio sul-mineiro de amadores, da Liga de Varginha. Pois bem, em sua edição de 9 de outubro de 1960, o semanário editado pelo Toninho de Campos estampou a seguinte notícia:
Na verdade, como bom torcedor, em números anteriores, o editor do Sputnik vinha ora criticando, ora pondo nas alturas o time do Águas, como nos seguintes exemplos que colhemos:
No número seguinte, reclama do juiz:
Noutro final de semana, critica a diretoria, a atuação do time e, especialmente, alguns jogadores de fora que aqui jogavam - e o faz evocando grandes craques do passado como modelos:
Mas na edição seguinte retorna o editor-torcedor:
Em 16/10/1960, o Sputnik noticia a vitória de 2 x 1 do Águas sobre o Bangu, de Varginha, com o que o glorioso termina o primeiro turno na liderança.
Depois há um vácuo de informações, e o Sputnik só volta ao tema futebol em 12/02/1961, mediante esta preocupante nota:
No número seguinte, o Sputnik publica uma longa nota, assinada pela Diretoria do AVFC, antecedida da seguinte manchete, que editamos:
Em suma, diz a nota que a tal reunião de 10/02/1961, ocorrida na Liga de Varginha, noticiada acima pelo Sputnik, se dera em desacordo com o regulamento, e que a decisão nela tomada (de tirar pontos do TAC e devolvê-los ao Atlético) era irregular.
E finaliza, conforme trecho abaixo, que editamos, dizendo que:
Dessa campanha vitoriosa do Águas Virtuosas participaram, entre outros: Vaca, Pinelinho, Willy, Alemão, Hélio Fernandes, Quinzinho, Vítor.
Alguns desses craques figuram nas fotos abaixo:
Na foto, entre outros: Em pé: Hélio Fernandes, Crisóstomo, João André, Vavá. Embaixo: Rely, Pinelinho e Quinzinho.
Na foto, entre outros: Vaca, Hélio Fernandes, Quinzinho.
Tempos depois deste post, em setembro de 2013, conseguimos esta rara foto do Águas Virtuosas com a faixa de campeão Sul-Mineiro de 1960:
Dr. Ferreira, Crisóstomo, Lilico, Guinho, Zé Aírton, Zezé e Chanchinha. Agachados: Willy, Pé-de-ferro, Marron, Alemão e Pinellinho
E em 2021, Willy Samia me mandou esta foto maravilhosa:
Pinellinho e Willy Samia, Campeões pelo Águas Virtuosas, em 1960
(1) O texto referido está neste link: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=36999
(2) Sputnik: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=36370
Fonte: Semanários Sputnik mencionados no texto, anos 1960/61, disponíveis no Museu Américo Werneck.
Agradecemos fotos cedidas por Jurandir Pereira Mayer e Willy Samia
(*) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, casos e fotos dessa época, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com