Ilustração: Recorte da fachada lateral do casarão de Benício Chaves, na rua que levou o seu nome
As cidades crescem e evoluem, e nessa marcha antigas edificações desaparecem para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários. Com a demolição, no entanto, vão embora marcas culturais e históricas e parte importante da memória das cidades.
Claro, não se pode travar o progresso urbano, mas deve-se pensar em meios de pôr a salvo certos lugares memoráveis das cidades. Com a preservação de antigos imóveis, guardam-se em imagens vivas não somente técnicas de construção e arquitetura ou recursos materiais e de engenharia, e sim também significados históricos e memórias de acontecimentos e pessoas, pois, como dizia o poeta Góngora:
Não existe rua com pedras mudas nem casa sem eco.
Nesta série Antigos casarões de Águas Virtuosas vamos registrar breve memória de algumas edificações centenárias e outras quase centenárias de nossa cidade, que ainda resistem ao império do tempo e da evolução urbanística.
Vamos lá.
Benício Chaves, médico paraense formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, por mais de 30 anos clinicou em Lambari, nas primeiras décadas dos anos 1900.
Estudioso da crenoterapia [tratamento com águas minerais], escreveu um livro sobre as propriedades curativas de nossas águas. Coube a ele também, no início dos anos 1900, lançar a campanha para a captação e separação das fontes das águas de Lambary.
O Hospital e Asilo São Vicente de Paulo foi fundado por sua iniciativa, tendo sido também Benício Chaves quem orientou a construção e presidiu a comissão encarregada da edificação dessa instituição, que há um século serve à comunidade lambariense.
Benício Chaves faleceu no Rio de Janeiro, em 1943.
Dr. Benício Chaves passeia com a amiga Zulmira Silvestrini, no centro da cidade do Rio de Janeiro, anos 1930.
Confira o post Dr. Benício Chaves, estudioso das Águas de Lambari e fundador do seu Hospital - aqui
Pois bem, graças à dica feita ao GUIMAGUINHAS pela professora Karla Gentil, escolhemos o casarão centenário que pertenceu ao dr. Benício Chaves para abrir esta série.
Abandonada e fechada há anos, mas com sua fachada e linhas ainda preservadas, a bela propriedade se encontra à venda. Mas parte de sua histórica vamos contar aqui.
Em frente, pois.
Antiga vista da atual rua Francisco de Biaso, na qual se pode ver, ao fundo e do lado direito, a fachada do casarão que pertenceu a Benício Chaves
Na belissima fachada, que ainda preserva as linhas e os materiais seculares, pode-se ver a placa de Vende-se
Vista da fachada, passeio e ruas - mais de 100 anos de história de Águas Virtuosas
Vista das fachadas lateral e frontal do casarão
Os imponentes janelões fronteiros
A fachada lateral, que dá para a rua Benício Chaves
O mais antigo casarão de Águas Virtuosas
Este imponente casarão, que fica na parte alta da Rua do Parque, será objeto do próximo número desta série.
Pelo que sabemos, trata-se do mais antigo casarão de nossa cidade, erguido em meados do Século XIX.
Aguarde.