Ilustração: Conjunto de capas da Coletânea HISTÓRIAS DA CASA GORDA
Neste livro A CASA GORDA – RECANTO DOS NETOS, contamos histórias das únicas criaturas que
são mais encantadoras do que nossos filhos: os filhos dos nossos filhos — os nossos netos.
(Da SÉRIE RECANTO DOS NETOS. Site GUIMAGÜINHAS)
Aqui no SITE GUIMAGÜINHAS publicamos memórias familiares e de nossa terra natal, e contamos histórias e acontecidos dos nossos netos, dentro de uma série intitulada RECANTO DOS NETOS.
Iniciamos essa série em 2013 e, passados quase 11 anos, já colecionamos 25 posts.
Revisitando essa coletânea agora em março de 2024, notamos que ela forma um conjunto que ficaria bem no formato livro e/ou e-book.
E assim surgiu esta publicação intitulada HISTÓRIAS DA CASA GORDA - O RECANTO DOS NETOS — que leva o nome da nossa casa em Lambari, MG, conforme a apelidaram nossas crianças e onde se passa a maioria das histórias.
A Coletânea será publicada em 8 partes, quais sejam:
Trechos de conteúdos desses e-books serão divulgada em posts neste site GUIMAGÜINHAS.
A íntegra de alguns e-books será disponibilizada gratuitamente na aba E-BOOKS deste site.
Parte desses e-books será impressa e posta à venda na EDITORA UICLAP. (https://uiclap.bio/guimaguinhas)
A coletânea inteira será impressa num único volume — COLETÂNEA HISTÓRIAS DA CASA GORDA — e distribuída no âmbito familiar.
Logo da Coletânea HISTÓRIAS DA CASA GORDA
TOMO I - A CASA GORDA - RECANTO DOS NETOS
Neste tomo I – A CASA GORDA – RECANTO DOS NETOS procuramos contextualizar as histórias descrevendo a CASA GORDA – a casa dos netos, onde passam suas férias e se divertem –, o dia a dia da criançada e a comilança tão tradicional dos mineiros, especialmente quando se junta toda a família.
TOMO II - LER, CONTAR E ESCREVER HISTÓRIAS
Neste tomo II – LER, CONTAR E ESCREVER HISTÓRIAS narramos como divertimos os netos com desenhos, leituras e contação de histórias, seguindo o modelo de nossos avós, eles que foram grandes contadores de histórias.
TOMO III - FÉRIAS NA CASA GORDA
Este tomo III – FÉRIAS NA CASA GORDA relata o que nossos netos fazem nas férias que passam na CASA GORDA, quando reencontram os primos, tios e avós — suas atividades, brincadeiras, jogos, leituras, passeios — um mundo de coisas a que os miúdos têm direito
TOMO IV - MAIS FÉRIAS NA CASA GORDA
Neste tomo IV – MAIS FÉRIAS NA CASA GORDA, contamos um pouco mais do que nossos netos fazem nas férias que passam na CASA GORDA: armam barracas na sala, dançam com a vovó, fazem arte e “artes”, trolam o vovô! Ah, falamos também da Árvore do crescimento, da Cápsula do tempo e da cachorrada amiga.
TOMO V - PASSEIOS DE FÉRIAS NA CASA GORDA
Neste tomo V – PASSEIOS NAS FÉRIAS DA CASA GORDA, falamos dos passeios tradicionais que fazemos em Lambari: Parque das Águas, Parque Novo, Volta do Lago, Alto do Cruzeiro — ao tempo que vamos conversando com as crianças, respondendo suas perguntas e contando a história de nossa cidade
TOMO VI - MAIS PASSEIOS DE FÉRIAS NA CASA GORDA
Neste tomo VI – MAIS PASSEIOS NAS FÉRIAS DA CASA GORDA vamos comentar outros passeios típicos de nossa cidade: o Centro histórico, o Horto Florestal, e bem assim visitas ao Chalezinho do Serrote e pescarias que fazemos com os netos — ao tempo que vamos conversando com as crianças e comentando aspectos históricos de Lambari.
TOMO VII - DATAS FESTIVAS NA CASA GORDA
Neste tomo VII – DATAS FESTIVAS DA CASA GORDA falamos sobre datas especiais da Casa Gorda — Natal, Ano Novo, Aniversários — e também de outras festas que vamos inventando para alegrar os netos: Gritinho de Carnaval, Festa Junina, Halloween... Ah, em todas essas festas ocorre um evento imperdível que a Vó Celeste inventou: os fogos de artifícios que não produzem estampido — os quais as crianças chamam de bagulhos...
TOMO VIII - OUTRAS HISTÓRIAS DA CASA GORDA
Neste tomo VIII – OUTRAS HISTÓRIAS DA CASA GORDA registramos casos dos netos — modo de falar, histórias que inventaram, profissões que escolheram — sendo que um desses casos (Coitado do Lobo Mau!) inspirou a capa deste Tomo VIII. Juntamos também relatos de eventos ocorridos na Casa Gorda por ocasião dos tempos difíceis da Covid19