Ilustração: Capa (recorte) livro Lambari, cidade das Águas Virtuosas, de Armindo Martins, 1949
No texto que abre a Série Literatura de Aguinhas (aqui), dissemos que íamos postar "comentários sobre escritores e poetas nascidos e/ou ligados a Aguinhas", entre eles, os que
escreveram sobre a cidade: José Nicolau Mileo, Armindo Martins, João Carrozzo, Paulo Roberto Viola.
Pois bem, já falamos sobre José Nicolau Mileo (aqui) e Paulo Roberto Viola (aqui), e focalizaremos hoje o memorialista Armindo Lourenço Martins.
Vamos lá.
Livros sobre Águas Virtuosas de Lambary, escritos pelos memorialistas acima
Veja também:
Memórias de Aguinhas (1) - Bibliografia sobre Aguinhas e Índice da Série
Armindo Lourenço Martins - Dados biográficos
Armindo Martins (1957)
Armindo Lourenço Martins, conhecido por Armindo Martins, nasceu em Três Rios, RJ (09-07-1900) e chegou em Lambari, MG, em março de 1925, tendo aqui vivido até 1974. Faleceu em Poços de Caldas, MG (31-12-1974), quando visitava familiares.
Casado com Elvira Cunha Martins, teve com ela 4 filhos: João Lourenço Martins, José Lourenço Martins, Olívia Maria Martins Pinto e Rosa Maria Martins Krauss. Sua filha Rosa ainda é viva e reside em Poços de Caldas. Em Lambari, moram alguns de seus netos.
Filhos de Armindo e Elvira Martins: Vinha (Olívia Maria Martins Pinto). Rely (João Lourenço Martins). Rosinha (Rosa Maria Martins Krauss). Burúti (José Lourenço Martins)
Farmacêutico de profissão, Martins foi também escritor, professor, representante comercial e um dos fundadores do primeiro clube de montanhismo do Brasil (Centro Excursionista Brasileiro - CEB - RJ).
Reprodução: Fonte: Lambari - Cidade das Águas Virtuosas. Armindo Martins, 1971.
O livro sobre a cidade de Lambari
A Lambari, cidade que viu nascer meus filhos e netos, onde cheguei em março de 1925, e que me deixa viver entre amigos, esperando poder assim continuar, esta pequena homenagem de um forasteiro agradecido.
ARMINDO MARTINS. Dedicatória. Lambari - Cidade das Águas Virtuosas, 1949
Armindo Martins é o autor de Lambari - Cidade das Águas Virtuosas, com dados históricos sobre a origem da cidade e a descoberta das águas minerais e suas aplicações, além de informações turísticas e administrativas do município. O livro teve duas edições; a primeira, em 1949, com 133 páginas; a segunda (reduzida e modificada), em 1971, com 60 páginas. Nessa obra, Armindo Martins recriou A lenda das Águas Virtuosas, cuja versão original é atribuída a Américo Werneck. Confira aqui: |
Reprodução: Fonte: Lambari - Cidade das Águas Virtuosas. Armindo Martins, 1971
Capas da 1a. edição (1949) e 2a. edição (1971) de Lambari - Cidade das Águas Virtuosas, de Armindo Martins
Reprodução: Fonte: Lambari - Cidade das Águas Virtuosas. Armindo Martins, 1971
Reprodução: Revista brasileira de farmácia, Volumes 31-32 - 1950 (GoogleBooks)
Centro Excursionista Brasileiro (CEB)
Armindo Lourenço Martins foi também um dos fundadores do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), o primeiro clube de montanhismo do Brasil, que completará 100 anos em novembro de 2019.
Reprodução: https://www.ceb.org.br/site/sobre/historia-do-ceb/
Reprodução: Correio da Manhã, 11/nov/1960 e 2/nov/1963 (bn.digital.gov.br)
Reprodução: O Cruzeiro - 28, nov, 1931 (bn.digital.com.br)
Reprodução: O Malho - n. 158/1926 (bn.digital.com.br)
Medalha de 50 anos de sócio do CEB
Em 1° de novembro de 1969, completaram-se 50 anos de fundação do CEB - Centro Excurcionista Brasileiro, e Armindo Martins, como sócio fundador, recebeu esta medalha comemorativa:
Reprodução. Acervo de Rosa Maria Martins Krauss
Armindo Martins na cerimônia de entrega da medalha de 50 anos de fundação do CEB. Reprodução. Acervo de Rosa Maria Martins Krauss
Cerimônia de 50 anos do CEB. Ao centro, Armindo Martins; do seu lado direito, está Leocádia da Silva Martins, sua irmã.
Reprodução. Acervo de Rosa Maria Martins Krauss
Do acervo de Rosa Maria Martins Krauss:
Armindo Martins, aos 24 anos
Armindo Martins, aos 32 anos, formatura (Farmácia, Alfenas, MG)
Armindo Martins e a esposa Elvira
Dona Elvira e filhos: José (Burúti), João (Rely), Vinha (Olívia) e Rosinha (Rosa Maria)
Armindo Martins, familiares e amigos. À direita da foto, seu filho João (Rely) [mais a esposa (Zelina) e filhos (Roberto Luiz e Paulo César)]. A senhora com lenço, ao lado de Armindo, é Carolina Pamplona da Corte Real, conhecida como Vovó Pequena, avó de Zelina.
Como farmacêutico, em Lambari, Armindo Martins foi responsável técnico de pequenos laboratórios e das Farmácias Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio.
Reprodução: Lavoura e Comércio - 22, dez, 1943
Estimulante do apetite e purgativo fabricados por Armindo Martins, em Lambari, MG
Farmácias pelas quais Armindo Martins foi responsável técnico
Reprodução. Rótulo de medicamento. Farmácia Santo Antônio - Lambari, MG
Amigo de meu pai (Dé da Farmácia) e meu tio (João Guimarães), que trabalhavam na Farmácia Santo Antônio, seu Armindo estava sempre examinando a preparação de medicamentos e conversando com funcionários e clientes da farmácia.
Por essa época, o autor deste site trabalhava como caixa da Farmácia Santo Antônio, e muitas vezes o via subir a escadinha de madeira, que dava acesso ao escritório, para fazer a "escrituração" dos medicamentos controlados.
Anos 1960: Guima, autor do GUIMAGUINHAS, nos seus tempos de caixa, na Farmácia Santo Antônio
A Farmácia Santo Antônio ao tempo de Armindo Martins
Veja as seguintes crônicas sobre a Farmácia Santo Antônio, que narram histórias do tempo em que Armindo Martins era o responsável técnico do estabelecimento.
Confira:
Marialva Bacha e uma cliente na Farmácia Santo Antônio - Lambari, MG, ao tempo de Armindo Martins. Reprodução. Fonte: Nadeje Bacha