Ilustração: Recorte. Panfleto político de autoria de João Luiz Fernandes. Eleições de 1954
No seu livro de memórias, João Luiz Fernandes narra sua rápida passagem pela política de Lambari, sua terra natal, nos anos 1940/50. (FERNANDES, 2013, págs. 44/47)
Conta ele que ainda jovem foi "fazer a vida" no Rio de Janeiro, mas retornou a Lambari, em 1942, época em que comprou o Bar Pinguim, que se tornou famoso point das noites lambarienses de outrora (aqui), além de empreender diversos outros negócios no ramo de imóveis e participar da política local.
Abaixo vamos comentar as atividades políticas de João Luiz Fernandes em Lambari, nos anos 1940/50.
Vamos lá.
João Luiz e sua esposa Othonira. Inauguração do Shopping Águas Virtuosas (2008)
Sobre João Luiz Fernandes, veja também:
Conheça a Sala Othonira Fernandes, que funciona nas dependências do Shopping Águas Virtuosas - aqui
Logo após o término da Segunda Grande Guerra (1939-1945), e com a queda de Getúlio Vargas, deu-se a criação de novos partidos e a realização de eleições diretas, inclusive para a prefeitura de Lambari, cujos governantes eram, até então, nomeados por interventores do Estado (veja aqui).
Foi por essa época que João Luiz filiou-se ao recém-criado Partido Repúblicano Mineiro (PRM), chegando a ser presidente do Diretório do PR em Lambari.
Em 22 de junho de 1947, foi criada a União Lambariense (UDN, PR e PRP), visando à eleição do prefeito e de vereadores municipais. A União apoiou Hélio Salles, que acabou eleito para o período de 1948-1951 com expressiva votação.
Informa João Luiz que participou como Diretor de Obras do governo de Hélio Salles, tendo executado obras de limpeza e remodelação do Parque Novo, saneamento do seu pequeno lago e construção da ponte que o liga ao à alameda do parque. Realizou também uma limpeza geral na cidade e calçou várias ruas com paralelepípedos. (FERNANDES, 2013, p. 47)
Nas eleições de 1950, foi eleito vereador, tendo alcançado o segundo maior número de votos entre os doze concorrentes ao cargo. (FERNANDES, 2013, p. 49)
Em setembro de 1954, João Luiz Fernandes ainda continuava em Lambari, fora da política, mas ainda fazendo política.
Assim, em seu nome pessoal, e tendo em vista próxima eleição legislativa, pediu votos para os seguintes candidatos:
Interessante destacar no panfleto que vai abaixo o programa do governo para a prefeitura de Lambari defendido por João Luiz Fernandes.
De fato, diz ele no livro supracitado:
Em 30 de setembro de 1954, às vésperas da eleição para Senadores, Deputados Estaduais e Federais, dei a público minha última folha volante "Ao Povo de Lambari", na qual oferecia "aos Lambarienses em particular e aos eleitores que me elegeram vereador no pleito anterior", um programa mínimo de realizações que continuava a considerar necessárias para Lambari e colocava "à disposição dos interessados" (...) (FERNANDES, 2013, p.50)
Passados 65 anos, os tempos são outros, mas há ainda neste antigo programa algumas propostas de uma atualidade espantosa.
Confira:
ÍNDICE DA SÉRIE MEMÓRIAS POLÍTICAS DE AGUINHAS