Pelé e Garrincha estão entre os maiores ídolos do futebol mundial de todos os tempos, e, como se sabe, atuando juntos, nunca perderam uma partida pela Seleção Brasileira.
A dupla bicampeã do mundo, quando esteve em Lambari, em 1966, nos preparativos para a Copa do Mundo da Inglaterra, como não podia deixar de ser, era a mais assediada, especialmente pelas crianças.
Neste post, vamos recordar um pouco dessa historia.
Garrincha e as crianças (Foto Fernando Pimentel, reprodução Correio da Manhã - 24/04/66)
Carlos Augusto Lorenzo Castilho e Garrincha, no saguão do Hotel Itaici
Sérgio Buruti e Joel Krauss (ao centro) estão entre as crianças, nesta foto com Garrincha (Foto reprodução O Estado de São Paulo - 15/04/66)
Paulo César Martins (camisa branca) aguarda autógrafo de Pelé (reprodução)
José Elias Simes com Pelé (ao fundo, Betinho Nascimento)
Cristina Viola e Gicele Siqueira, com Pelé e Jairzinho
Referências: Jornais O Estado de São Paulo e Correio da Manhã; Facebook de Cristina Viola, Paulo César Martins e Carlos Augusto Lorenzo Castilho.
A Série A Seleção em Aguinhas do site GUIMAGUINHAS
(*) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, fotos, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com
Ilustração de abertura: Estátua de Pelé, na Rodovia Fernão Dias [Trevo Três Corações/Varginha], com a camisa da seleção.
Em 1966, quando esteve em Lambari, Pelé já jogara (e ganhara) duas Copas do Mundo: 1958 e 1962. E já era considerado o Rei do Futebol.
Em nossa cidade, Pelé mostrou-se sempre paciente, elegante e carinhoso com os milhares de fãs, e, além dos compromissos com os treinamentos da Seleção, participou também de outros programas e eventos. Vejamos.
INAUGURAÇÃO DA RUA EDSON ARANTES DO NASCIMENTO
Reprodução jornal O Globo de 18/04/1966
ENTREGA DE PRÊMIO NAS INDÚSTRIAS A.B.I.
O funcionário Joaquim Domingos da Silva foi contemplado com o prêmio "Dedicação ao Trabalho", promovido pela Indústrias Guarany, então proprietária das Indústrias ABI. O prêmio foi entregue por Pelé, em 16 de abril de 1966.
Joaquim Domingos recebendo o prêmio das mãos de Pelé, em 1966
Confira também este post aqui
PELÉ PESCANDO NO LAGO GUANABARA
Pelé pescando (Foto Fernando Pimentel, reprodução Correio da Manhã - 24/04/66)
OUTRAS FOTOS DE PELÉ EM LAMBARI
Pelé e dirigentes da CBF, no Hotel Itaici, servidos por Luiz Nunes
Pelé, em Lambari, próximo do Lago Guanabara, cercado por inúmeros fás (Foto Fernando Pimentel, reprodução Correio da Manhã - 24/04/66)
E se você (ainda) estiver triste e chateado com o desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, poderá (re)ver, orgulhar-se e verificar porque nunca houve nem haverá outro jogador como Pelé (aqui)
A SÉRIE A SELEÇÃO EM AGUINHAS do site GUIMAGÜINHAS
(*) Se você, caro(a) visitante, tiver notícias, informações, fotos, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com
http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net
ANTÔNIO LOBO GUIMARÃES é pseudônimo literário de ANTÔNIO CARLOS GUIMARÃES (aqui)
Nos anos 1970, os campeonatos da Liga de Caxambu dominavam o cenário do futebol do Sul de Minas.
Em 1971, o Vasquinho, representando Lambari, disputou o campeonato da Liga de Varginha, mas a partir de 1972, e até o final da década, os times do GRABI e do Águas Virtuosas participaram dos campeonatos da Liga de Caxambu, representando nossa cidade. Veja: aqui e aqui.
Pois bem, neste post vamos comentar alguns jogos clássicos desses anos 1970, pela Liga de Caxambu. Vamos lá.
Esse jogo, ocorrido em 1974, foi uma das partidas mais emocionantes de que participei, atuando pelo time do GRABI. Me lembro que disputávamos uma vaga para ir à final. Nosso time, formado quase que exclusivamente por jogadores da cidade, vinha bem no campeonato, mas nesse dia fizemos um mau jogo e perdemos a chance de disputar o título. Levamos 1 x 0, empatamos com um gol do Roberto, irmão do Guelinha, mas ao final perdemos por 3 x 1.
Início do jogo GRABI X Ubiratan, de Carmo de Minas. Pela ordem: Guima, Tinz, Édson e Tatá.
GRABI X Ubiratan (Carmo de Minas), 1974. Edson, Vaca, Tinz, Tucci, Guima e Delém. Agachados: Roberto, Xepinha, Tatá, Chiquinho Barletta e Sérgio
Gol do GRABI, jogo contra o Ubiratan, de Carmo de Minas, em 1974. Xepinha, Roberto, Sérgio e Tucci comemoram.
Time do Ubiratan de 1975. Muitos jogadores da formação acima jogaram contra o GRABI em Lambari, em 1974. Entre eles: Ditão e Serginho Barletta. Esse Ditão é aquele que jogou no Flamengo (RJ) e esteve em Lambari, em 1966, como um dos 44 jogadores convocados por Vicente Feola (aqui) e (abaixo)
ÁGUAS VIRTUOSAS e ESPORTE SÃO LOURENÇO (1975)
Tradicional adversário do GRABI (e, depois, do Águas), o Esporte de São Lourenço sempre montava bons times e era difícil de ser batido. Os lances abaixo mostram uma vitória do Águas, em jogo realizado em Lambari, em 1975, pelo placar de 1 x 0, com gol de Jorginho (Coca-Cola), de Três Corações.
Time do Esporte, anos 1970
Em pé: Édson, Tinz, Celinho, Tucci, Gabriel e Sérgio. Agachados: Véio, Guima, Jorginho, Xepinha e Décio.
1975: Águas e Esporte São Lourenço. No lance: Tucci e Guima.
1975: Gol do Águas, contra o Esporte de São Lourenço. Pela ordem: Jorginho, Gabriel (de costas) e Guima, comemorando.
Veja também:
Nos anos 1960, dois irmãos — ambos apelidados "Ditão" — foram zagueiros e jogaram futebol profissionalmente. O primeiro (Geraldo de Freitas Nascimento), pela Lusa e Corínthians (aqui); o segundo (Gilberto de Freitas Nascimento), pelo Flamengo (RJ) e Cruzeiro (MG) (aqui).
Os irmãos "Ditão", jogo entre Flamengo e Corínthians (Reprodução - Capa Revista dos Esportes)
Ditão, com a camisa do Ubiratan
GUIMAGUINHAS tem uma página no Facebook.
Clique (aqui) para conhecer e curta a Página para receber nossas atualizações.
Já comentamos no GUIMAGUINHAS que muitos jogadores de Lambari atuaram por outros times do Sul de Minas, e também o inverso ocorreu muitas vezes. (aqui)
Entre os casos mais conhecidos, citamos este:
Pois bem, voltamos a esses craques originários de Olímpio Noronha (MG) — os irmãos Pinelli (Rubens e Antônio) e os Barletta (Chiquinho e Serginho) —, que, além de terem jogado — e muito bem — por times de Lambari, (Águas e GRABI), atuaram também no Esporte (São Lourenço) e no Ubiratan (Carmo de Minas).
Vejamos registros dessa história
Os Pinellis no Esporte (São Lourenço)
Um filme dos anos 1949 (no Youtube) documenta a final do campeonato da Liga de Caxambu, em que o Esporte Clube São Lourenço sagrou-se campeão.
Entre os campeões, estão os irmãos Pinelli.
Confira (aqui)
Os Pinellis no Águas, no Vasquinho e no Ubiratan (anos 1950)
Em Lambari, os Pinellis jogaram pelo Vasquinho e pelo Águas.
Confiram as fotos abaixo.
Vasquinho dos anos 1950
Em pé, entre outros: Hélio Fernandes, Crisóstomo, João André. Agachados: João Rely, Pinelinho e Quinzinho.
Pinelinho no Vasquinho - Campeão de 1961
Águas amador dos anos 1950
Em pé: Dr. Ferreira, Cunha, João Rely, Crisóstomo, Gidão, João André, Lilico, Vaca e Manoel Correia. Agachados: Prof. Raimundo, Quinzinho, Neném Nascimento, Laerte, Hélio Fernandes, Pinelinho e Chico de Castro.
Em pé, entre outros: Vaca, Crisóstomo, Gidão, João André, Chanchinha, Zé Roberto. Agachados, entre outros: Hélio Fernandes, Beto do Amâncio, Pinelão, Alemão, Zé Luiz Fernandes e Pinelinho.
Time do Ubiratan - 1951 - Pinelinho e Pinelão (primeiro e terceiro agachados)
OS BARLETTAS NO ÁGUAS (anos 1970), e GRABI e UBIRATAN (anos 1970)
Time do Águas amador,1962.
Em pé: Geraldo, Chá, Cabritinho, Tinz, Delém, Zé Carlos e Jaú. Agachados: Chiquinho Barletta, Betinho, Valmando, Zoinho e Serginho Barletta.
GRABI , 1974
Em pé: Edson, Vaca, Tinz, Delém, Guima, Celinho e Zé Paulo. Agachados: Xepinha, Serginho e Chiquinho Barletta, Tatá e Sérgio.
Veja também: