Ilustração: Zezé Gregatti autografando a camisa do Águas Virtuosas
Dentro da Série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C., entrevistamos ZEZÉ GREGATTI, considerado o maior atacante da história do clube. Em companhia de Moisés Costa (Xepinha), fomos visitá-lo, conversar sobre sua carreira e recordar ricas e divertidas passagens do futebol de Lambari.
Confira abaixo.
O maior atacante da história do Águas Virtuosas
Alto, forte, rápido, chute potente com ambas as pernas e grande cabeceador, essas qualidades fizeram de Zezé Gregatti o maior atacante da história do Águas Virtuosas, o que já registramos no GUIMAGUINHAS (aqui).
É dele também o gol mais extraordinário e emocionante do time (aqui).
Pois bem, foi com esse jogador fora de série que eu e Xepinha conversamos nesta quarta-feira, 11 de janeiro.
Nascido aem 1939, Zezé começou no Juvenil do Águas Virtuosas e subiu ao time principal com o técnico Dr. Ferreira, em meados anos 1950. Por essa época, atuou ao lado de grandes jogadores: Chanchinha, Gidão, João André, Nem, Pé-de-Ferro, Beto do Amâncio, além de Vaca, Lilico, Laerte e Aristides, um time de craques oriundos da Ilha do Governador que passaram pelo Águas na década de 1950. Esse último, Aristides, mais tarde foi jogar no Botafogo de Ribeirão Preto.
Em 1957, Zezé foi ao Rio de Janeiro, levado por Aristides Carreira, conselheiro do América Futebol Clube. E lá ficou por quase dois meses, fazendo testes no América e no Botafogo. Despontou, foi convidado a ficar no América, mas o salário inicial que lhe ofereceram não o atraiu, e ele retornou para Lambari.
Em 1960, Zezé foi campeão Sul-Mineiro pelo Águas, ao lado de Crisóstomo, Lilico, Guinho, Zé Aírton, Zezé Gregatti, Chanchinha, Pé-de-ferro, Marron, Alemão e Pinellinho.
Após a estada da Seleção Brasileira de Futebol em Lambari (1966), o time amador do Águas Virtuosas foi profissionalizado, com o objetivo de disputar a divisão de acesso à elite do campeonato mineiro, isso nos anos de 1967 a 1969. E Zezé estava nesse time, ao lado de outros grandes jogadores: Betinho, Walmando, Pulga, Damião, Wílson, Miltinho, Paulinho, Varlei, entre outros.
Atuou também por times de Campanha e Heliodora, e encerrou sua carreira jogando no Veteranos do Águas Virtuosas.
Vídeo: uma boa história do craque Chá
Veja também este post sobre Chá (aqui)
Zezé Gregatti fazendo o gol com o pé esquerdo
Em pé, entre outros: Guinho, Zoinho, Cabritinho, Gil, Nambu, Tinz, Delém, Jaú e Chanchinha. Agachados: Zé Aírton, Sérgio, Ampirinho, Zezé Gregatti, Betinho e Chá.
Flagrantes de Zezé com as camisas do Vasquinho, da S.O.L., do Águas amador e do Águas Profissional
Águas Virtuosas com a faixa de Campeão Sul Mineiro de 1960. Em pé: entre outros: Dr. Ferreira (treinador), Crisóstomo, Lilico, Guinho, Zé Aírton, Zezé Gregatti, Chanchinha. Agachados: Pé-de-ferro, Marron, Alemão e Pinellinho
Águas amador, início anos 1960: Na foto, entre outros: Motinha, Folhão, Damião, Zezé Gregatti, Evaldo, Ademir, Chá, Cabritinho, Delém, Valmando, Chanchinha e Jaime.
Águas profissional, anos 1960: Zezé Gregatti, Betinho, Bulau, Paulinho, Miltinho e Liu.
Zezé Gregatti foi treinador do Juvenil do Águas Virtuosas (anos 1970), do Vasquinho, formado em 1971, e do Veteranos do Águas Virtuosas, que sagrou-se campeão Sul Mineiro em 1982.
Juvenil do Águas, 1970, vice-campeão, Campeonato Interno: Ieié, Vaca, Adão, Guima, Firmino e Celinho. Agachados: Roberto, Xepinha, Zé Paulo, Pedro e Dílson.
Vasquinho de 1971. Em pé: João Fubá, Zezé Gregatti (técnico), Edson, Vaca, Celinho, Fábio, Cafezinho, Guima, Sérgio Raimundi, Adão e Augusto (presidente) . Agachados: Roberto, Walmando, Véio, Picolé, Betinho, Guelinha, Xepinha e Tucci.
Time do Veteranos do Águas Virtuosas, campeão Sul Mineiro de 1982. Em pé: João Fubá (presidente), Édson, Bita, Chá, João do Banco, Zoinho, Nem e Zezé Gregatti (técnico). Agachados: Xepinha, Alemão, Paulo, Betinho, Guima e Véio.
Autografando a camisa do Águas Virtuosas
Ponto emocionante do nosso encontro com Zezé Gregatti foi o momento em que autografou a camisa do Águas Virtuosas. Confira:
A Série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F.C.
Posts já publicados
Continuidade da Série
A série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C. prosseguirá com os seguintes títulos:
Em preparo: Taça Guaraína - 1941- 2a. parte
Em preparo: Sócios
Em preparo: Diretorias
Ilustração: Quinzinho Modesto veste a camisa do Águas Virtuosas
Dentro da Série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C., trazemos hoje o registro da visita que fizemos a Quinzinho Modesto, o maior artilheiro da história do Águas Virtuosas. Na juventude dos seus 92 anos, seu Quinzinho não vestia a camisa do clube desde o início dos anos 1960, quando deixou de jogar futebol.
Confira abaixo.
Um registro para a história do A.V.F.C.
GUIMAGUINHAS foi recebido nesta véspera de Natal de 2016 por Quinzinho Modesto e seus familiares: sua esposa, D. Terezinha, e seus filhos João Batista e Aparecida e respectivos cônjuges.
O motivo da visita: fazer um registro da extraordinária passagem de Quinzinho Modesto pelo time do Águas Virtuosas. E foi com grande emoção que conversamos sobre o time dos anos 1940/50/60, época em que Quinzinho atuou pelo clube, e fizemos um registro histórico: depois de 60 anos, Quinzinho vestiu novamente a camisa 7 do Águas Virtuosas.
O maior artilheiro da história do A.V.F.C. conta que nos anos 1950, num jogo contra o Flamengo de Caxambu, o Águas venceu por 14 x 3 — e muitos desses gols foram feitos por ele. Quinzinho jogou numa época em que o futebol de Lambari era muito ativo e disputava muitos amistosos e torneios regionais. Entre os craques com quem atuou, ele fez menção a: Crisóstomo, Hélio, Laerte, Vaca, Pinellinho e Gidão, entre outros. Naqueles anos, o clube era destaque no Sul de Minas (aqui) e o antigo campo do Águas (aqui) vivia lotado por uma torcida vibrante e fiel.
E como presente de Natal para a grande torcida do Águas Virtuosas, oferecemos um pequeno vídeo em que o mais antigo atleta do Águas Virtuosas fala-nos com alegria, vibração e saudade de seus mais de 300 gols pelo clube.
Veja a seguir.
Quinzinho Modesto faleceu no dia 10 de março de 2020, aos 95 anos de idade. D. Terezinha, sua esposa, havia falecido meses antes (14 de outubro de 2019).
Quinzinho e D. Terezinha. Reprodução. Facebook João Batista Modesto
Veja abaixo um vídeo gravado neste Natal de 2016, com Quinzinho Modesto, o maior artilheiro do Águas Virtuosas, com mais de 300 gols.
Quinzinho Modesto (segundo, agachado) em foto do Águas Virtuosas dos anos 1950. Na foto, entre outros, em pé: Dr. Ferreira, Cunha, Rely, Crisóstomo, Gidão, João André, Lilico, Vaca e Manoel Correia . Agachados: Professor Raimundo, Quinzinho, Nenê Nascimento, Laerte, Hélio Fernandes, Pinellinho e Chico de Castro.
Águas dos anos 1950: - camisa branca, faixa vermelha na transversal; meias vermelhas e calções brancos. Na foto, entre outros, em pé: Hélio, Crisóstomo, João André. Agachados: Relly, Mauro, Pinelinho e Quinzinho.
Time de futebol da SOL. Na foto, entre outros, em pé: Hélio Fernandes, Gidão e Quinzinho. Agachados: Nenê Nascimento, Maurício de Souza e João Nascimento.
Time do CEC. Entre outros, em pé: Guelinha, Artur, Américo, Toíco e João Modesto. Agachados: Celso Raimundi, Marron, Quinzinho e Beto do Amâncio.
Em 1953, o Águas Virtuosas foi vice-campeão da Liga de São Lourenço, numa disputa acirrada com o Esporte Clube São Lourenço, conforme já contamos aqui, aqui, aqui e aqui.
Pois bem, nessa campanha do time lambariense, Quinzinho Modesto, além de artilheiro, foi também o jogador mais aguerrido do nosso Águas Virtuosas.
Confiram esses destaques:
Fonte Semanario O ÁGUAS VIRTUOSAS
Seu Quinzinho e D. Terezinha, recebendo GUIMAGUINHAS em sua casa
Seu Quinzinho com a camisa número 7 do Águas Virtuosas, que honrou durante anos de atividade pelo clube, nos anos 1940, 50 e 60.
Posts já publicados
Continuidade da Série
A série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C. prosseguirá com os seguintes títulos:
Em preparo: Taça Guaraína - 1941- 2a. parte
Em preparo: Sócios
Em preparo: Diretorias
O site GUIMAGUINHAS cumprimenta seus leitores e deseja-lhes um bom Natal e um 2017 de saúde e felicidades!
Que a Paz esteja com todos vocês.
Guimarães
Ilustração: Júlio Bráulio de Vilhena, primeiro Juiz de Direito da Comarca de Águas Virtuosas do Lambary (1926)
Dentro da Série MEMÓRIAS POLÍTICAS DE AGUINHAS, seguem abaixo informações sobre a instalação da Comarca de Lambari (MG), em 1926 e a posse de seu primeiro juiz, e também acerca dos juízes de direito que aqui funcionaram no período de 1926 a 1987.
Confira:
Águas Virtuosas do Lambary foi elevada a Comarca pela Lei 879, de 24 de janeiro de 1925, abrangendo os municípios de Cambuquira e Conceição do Rio Verde. Por essa época, Jesuânia, que se emancipou em 1949, pertencia ao município de Lambari.
Solenidade de posse do primeiro Juiz de Direito de Águas Virtuosas de Lambary
Fonte: Reproduzido de O Globo, edição de 7,jan, 1926
Júlio Bráulio de Vilhena, 1o. Juiz de Direito de Lambari, MG (Fonte: Museu Américo Werneck)
Dependências do antigo fórum de Águas Virtuosas do Lambary (1918)
Antigo prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Duque de Caxias, onde viria a funcionar o fórum de Lambari
Juízes que aqui funcionaram (1926-1987)
Fonte: João Carrozzo, História Cronológica de Lambari
Série "Memórias Políticas de Aguinhas"
Confira a Série aqui: Série Memórias Políticas de Aguinhas
Ilustração: Associação Athlética Lambary - Campeã do Sul de Minas - 1914 (Fon Fon n. 40/Set/1914)
Dentro da Série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C., trazemos hoje registros dos primórdios do futebol em ÁGUAS VIRTUOSAS DO LAMBARY, com fatos ocorridos entre os anos 1910/1920.
Veremos uma foto inédita da Associação Athlética de Lambary, tirada em 1914, que provavelmente se trata do registro fotográfico mais antigo de um time de futebol de nossa cidade.
A seguir, a resenha de dois jogos amistosos ocorridos no ano de 1927 e foto de um time de visitantes do final dos anos 1920.
Vamos lá.
A mais antiga foto de um time de futebol de nossa cidade
Abaixo vai a foto da Associação Athletica de Lambary, time campeão do Sul de Minas. Ela foi publicada na Revista Fon Fon de setembro de 1914 e provavelmente se trata da mais antiga foto de um time de futebol de Águas Virtuosas do Lambary.
Foi tirada num campo de futebol improvisado e em más condições, aparentemente próximo do centro da cidade.
Reprodução: Revista Fon Fon n. 40, de set/1914
Amistoso em Parada de Santa Catharina, em janeiro de 1927
A seguir, o registro de uma partida amistosa de futebol em Parada de Santa Catarina (nome antigo de Olímpio Noronha), entre o Águas Virtuosas Football Club e o Commercial Football Club, ocorrida por ocasião da inaguração do campo de futebol dessa última agremiação.
O Águas Virtuosas venceu pelo placar de 7 x 1, marcando pelo time visitante: Amazonas (1), José Pinto (1), Eduardo e Brasil (5). Pelo Commercial, marcou José Targino (1).
Note-se, ao final da notícia, o registro da presença de Oswaldo Brasil, filho de Vital Brasil, que se envolveu num acidente de "somenos importância".
Fonte: Jornal O Baependiano, de 25 de janeiro de 1927.
Amistoso entre a Associação Lambaryense e o Commercial Foot ball Club
Em fevereiro de 1927, a Associação Lambaryense, de Bias Fortes (atual Jesuânia, que à época era conhecida também por Lambarisinho e pertencia ao município de Águas Virtuosas do Lambari. Veja aqui), disputou amistoso em Parada de Santa Catharina (atual Olímpio Noronha), contra o Commercial Foot ball Club.
O amistoso resultou em 5 x 1 para o Commercial, com gols de Tatú (2), José Alcântara (1), Lúcio Carneiro (1) e Olavo (1). Para a Associação Lambaryense marcou Zico. Mas houve gol em off said e fora do tempo regulamentar.
Se no amistoso do Águas Virtuosas, visto acima, os atletas foram de trem, neste a Associação Lambaryense foi a cavalo, o que em parte justificaria o cansaço e a derrota por 5 x 1.
Fonte: Jornal O Baependiano, de 12 de fevereiro de 1927.
Time de estudantes - Amistoso do final dos anos 1920
Time de estudantes de um colégio interno, em visita a Águas Virtuosas do Lambary, no final dos anos 1920. No verso da foto, há anotações sobre a escalação do time visitante e o desenrolar da partida. Confira.
Abaixo vão os significados de expressões inglesas de futebol, na grafia registrada pelo Jornal O Baependiano. Confira:
(*) Caro(a) visitante,
Nosso objetivo é compartilhar informações, histórias e fotos de nossa cidade, com vista à preservação de sua memória. Assim, se você tiver notícias, informações, fotos das pessoas ou famílias aqui mencionadas, ou quiser fazer alguma correção ou complementação ao texto aqui publicado, entre em contato conosco neste e-mail: historiasdeaguinhas@gmail.com
Posts já publicados
Continuidade da Série
A série SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO ÁGUAS VIRTUOSAS F. C. prosseguirá com os seguintes títulos:
Em preparo: Taça Guaraína - 1941- 2a. parte
Em preparo: Sócios
Em preparo: Diretorias